sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Coquetel de lançamento do calendário Pró-Bichos 2015 e do site www.probichos.org.br

No dia 29 de novembro de 2014 às 21h30m, na REC 10 Westerns Station de Navegantes, a Pró-Bichos estará promovendo uma festa “animal” para o lançamento do Calendário Pró-Bichos 2015 e do seu Site probichos.org.br.
O convite será vendido no valor de R$ 30,00 (trinta reais) e dá direito a um Calendário Pró-Bichos 2015, ao Coquetel de lançamento (bebidas a parte) e a entrada na mais badalada casa  de shows de Navegantes, a REC 10.
Serão de 150 (cento e cinquenta) convites disponibilizados à venda e poderão ser adquiridos através dos voluntários da Pró-Bichos que deverão ser contatados através do facebook pelo Grupo ou Página Pró-Bichos de Navegantes. Ainda, serão colocados à venda os convites através de nossos parceiros, que logo serão divulgados.

É importante informar que a REC 10 também estará vendendo separadamente as entradas para a balada, mas só terá direito ao calendário e ao coquetel quem comprar os convites específicos disponibilizados pela Pró-Bichos.

Réu é condenado a 56 anos de prisão pela morte de Mara Tayana em Joinville

Sentado no banco dos réus, o acusado de estuprar, matar e esquartejar a estudante Mara Tayan Decker, de 19 anos, ouviu durante a sentença a pena máxima que poderia receber por todos os crimes pelos quais foi denunciado: Leandro Emilio da Silva Soares, 27 anos, recebeu condenação de 56 anos de prisão pela morte da jovem - uma das maiores condenações já aplicadas a uma só pessoa em Joinville.

A pena considera 30 anos por homicídio, 15 anos por estupro, oito anos por cárcere privado e outros três por ocultação de cadáver. Assim, Leandro permanecerá detido e não terá o direito de apelar em liberdade. Foram quase 12 horas de julgamento, numa sessão que começou às 9h30 e terminou próximo das 21h30 de ontem.

Responsável pela denúncia e pela atuação no júri que garantiu a condenação de Leandro, o promotor Ricardo Paladino se mostrou satisfeito com a pena imposta ao réu. Já prevendo que a defesa de Leandro deve recorrer ao Tribunal de Justiça na tentativa de reduzir a sentença, o promotor disse estar confiante de que são remotas as chances de mudanças na decisão.

— Não acredito minimamente em qualquer tipo de modificação da pena porque a prova do processo é muito consistente com o que aconteceu, exatamente conforme declarado na sentença de pronúncia e na denúncia — declarou.

Como defendia a condenação máxima pelos quatro crimes atribuídos ao réu, Paladino anunciou que o Ministério Público não tem intenção de recorrer para tentar aumentar pena.

— Satisfação por ver que a justiça foi feita e que foram reconhecidos pelo corpo de sentença a prática de todos os crimes. E a esses crimes foi imposta a sentença máxima — afirmou.

Nomeado advogado de defesa de Leandro para atuar no júri, o criminalista Antônio Lavarda adiantou que deve apelar apenas em relação às condenações por estupro e cárcere privado. Isto porque, reconhece o advogado, Leandro é réu confesso quanto ao homicídio e não há dúvidas de que o corpo da vítima foi esquartejado.

— Devemos recorrer no que diz respeito ao estupro, porque não há prova de que ele tenha a violentado. A questão do cárcere privado também precisa ser verificada, não há certeza de que ele a manteve no quarto enquanto estava viva — argumentou.

Nesta sexta-feira acontece operação de reintegração de posse em área de invasão em Porto Belo

Polícia Militar (PM) participa na manhã desta sexta-feira de uma operação para reintegração de posse de uma área de invasão em Porto Belo. Os policiais começaram a ação por volta de 6h. Estava prevista a derrubada de casas no local, que fica perto da rua Davi Cota, no bairro Perequê.
A área  tem 250 pessoas vivendo em 90 casas. Destas, 17 conseguiram liminares para não ser derrubadas, e todas as outras serão demolidas. Alguns moradores, revoltados, colocaram fogo nas casas.

Conforme informações da PM, a operação dará apoio a um oficial de justiça que fará a reintegração. Cerca de 60 policiais militares, 15 policiais da cavalaria, 30 agentes da tropa de choque e o helicóptero Águia também participarão da ação. 

De acordo com o Tenente Coronel do 12º Batalhão da PM Marcelo Martinez Hipólito, até às 11h desta sexta-feira, o trabalho policial foi apenas de apoio para que a ordem judicial fosse cumprida:

— Não houve resistência, apenas muita emoção durante o processo — resume — Permanecemos como um reforço para evitar possíveis ocorrências mais graves.
Os moradores da área já sabia que teriam que sair. Segundo o líder da invasão, Ademir Alves, o aviso cheogou há 30 dias:

— Resolvemos resistir até o fim, para dar tempo para que nossos advogados tentassem conseguir liminares contra as demolições.
Alves afirma que os moradores devem ir ainda nesta sexta-feira prostestar em frente à prefeitura de Porto Belo, para alertar o prefeito de que eles não têm nenhum outro lugar para onde ir.
A área invadida seria alvo de uma briga judicial desde 2013, quando o empresário que é dono do terreno pediu a reintegração. Famílias alegam, no entanto, que já moravam no local há mais tempo.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Um assaltante é morto pela PM e dois são presos em Itajaí e Balneário Camboriú

Um homem foi morto em confronto com a Polícia Militar na noite desta quarta-feira em Itajaí. Deivid Rodrigues de Souza, 24 anos, é suspeito de assaltar uma casa em Bombinhas e teria trocado tiros com os policiais antes de ser baleado. Outros dois homens, de 21 e 24 anos, que também participaram do roubo, foram presos em Balneário Camboriú.
A PM informou que por volta das 21h ocorreu um assalto na Rua Martin Pescador, em Bombinhas. Três homens armados renderam um casal e os amarraram dentro de casa. O trio fugiu levando documentos, dinheiro e dois carros, uma Ducato de Biguaçu e um Fielder de Palhoça.
Assim que o casal conseguiu se soltar acionou a polícia, que esperou os suspeitos em vários pontos da BR-101. Uma viatura de Itapema localizou o veículo Fielder e conseguiu abordá-lo na Avenida do Estado em Balneário Camboriú. Na ação dois homens foram presos e um revólver calibre 38, que teria sido usado no assalto, foi apreendido.
O outro suspeito, que estava na Ducato, foi perseguido por uma equipe do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) de Balneário Camboriú. O homem parou o veículo na marginal da BR-101, próximo a Itajaí, e correu para um matagal. Houve troca de tiros com o suspeito, que foi baleado e morreu no local.
Os dois homens presos em Balneário foram encaminhados à delegacia de polícia. Ainda hoje eles devem ser levados ao presídio da Canhanduba.

Mãe e filha são mortas a tiros em Porto Belo

Mãe e filha foram mortas a tiros na noite desta quarta-feira em Porto Belo. Elaine Arcanjo da Silva, 39 anos, morreu no local e Tainá da Silva, 18, chegou a receber atendimento médico, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital em Tijucas. Conforme a Polícia Militar, o principal suspeito do duplo homicídio é um ex-companheiro de Elaine, que está foragido.
crime ocorreu por volta das 23h na Rua Aduci Garcia, no bairro Sertão Santa Luzia. A PM relatou que o suspeito teria ido até a casa de Elaine e Tainá e atirado contra as duas. Segundo o relato de moradores à polícia, Elaine estaria se separando do suspeito. O homem foi visto fugindo do local em um veículo com placas de Itapema.
Na casa das vítimas foram encontradas nove munições de revólver calibre 38, 21 munições de calibre .20 e uma espingarda. O caso será investigado pela Polícia Civilde Porto Belo.

Materiais recicláveis se transformam em brinquedos

Com a proximidade do Natal, o bom velhinho começa a receber incontáveis cartinhas com os mais diferentes pedidos de presente. Para ajudar o Papai Noel, os estudantes da Escola Barão do Rio Branco produziram cerca de 140 brinquedos que serão entregues nesta quinta-feira (27/11), às 14h, para crianças que frequentam a Escola Básica Municipal Tiradentes. Este é o segundo ano do projeto “O Valor do Lixo”, que consiste em transformar materiais recicláveis em jogos como jogo da velha, pé de lata, telefone de lata, bilboquê, vai-e-vem, entre outros.
A criação dos brinquedos envolve estudantes do Período Integral, com idade entre sete e oito anos, e tem o objetivo de mostrar como materiais que iriam para o lixo podem fazer muitos pequenos felizes. Em 2013, primeiro ano da ação, 100 crianças ganharam motivos para sorrir. Neste ano, mais 70 crianças serão beneficiadas. “Reforçamos nosso papel não apenas de ensinar o que está nos livros, mas de incentivar o bem ao próximo, o respeito e a cidadania”, conta a professora Fernanda Fachini, que coordenou o projeto.
Serviço:
O quê: Escola Barão doa brinquedos para crianças
Quando: 27 de novembro, às 14h

Onde: EBM Tiradentes – Rua Marechal Floriano Peixoto, 651, Centro, Blumenau (SC)

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Polícia encontra 28 pássaros em cativeiro, em Lages

A Polícia Ambiental apreendeu 28 pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiro em uma residência no Centro de Lages. 

As aves, que estavam em gaiolas, não tinham o registro do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Ao todo foram encontrados 25 canários, um tia chica, um chupim e um azulão. Os pássaros foram encaminhados para o viveiro da 4ª Companhia Ambiental, exceto o chupim que foi solto. 

O suspeito por manter as aves em cativeiro foi autuado em flagrante. Ele assinou Termo Circunstanciado (TC) se comprometendo a prestar esclarecimentos em juízo.

A pena prevista é de seis meses a um ano de detenção, além de multa, que pode chegar a R$ 14 mil.

Polícia Rodoviária Federal de Rio do Sul apreende veículo de Lages com 48,5 quilos de maconha na BR-470

Polícia Rodoviária Federal apreendeu na terça-feira à noite 48,5 quilos de maconha em um veículo com placas de Lages na BR-470, em Pouso Redondo. A apreensão foi feita após o veículo Celta se envolver em um acidente envolvendo um caminhão com placas de São Lourenço do Oeste (SC) no km 196 da rodovia federal. 

A droga, dividida em 47 tabletes, foi encontrada no interior carro. Após o acidente que não deixou feridos, o motorista fugiu do local antes da chegada dos policiais. 

Segundo o relatório da Polícia Militar de Taió, que auxiliou na ocorrência, rondas foram feitas para localizar o condutor do Celta, mas ele não foi localizado. O motorista do caminhão permaneceu no local até a chegada dos agentes da PRF e registro da ocorrência. O entorpecente e o carro abandonado foram levados até a Polícia Civil de Rio do Sul.

Tecnologias assistivas

Paiva Netto

Neste mundo globalizado, em que as tecnologias se aprimoram a uma velocidade que impressiona, abre-se um leque de oportunidades para a inclusão, no mercado de trabalho, de pessoas com deficiência. Contudo, muitas dessas novas ferramentas esbarram no despreparo e na desinformação de uma parcela da sociedade. 

Segundo a analista de tecnologia assistiva da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape), Karolline Fernandes Sales, ela própria deficiente visual, as empresas usam três argumentos para não contratar alguém com baixa ou nenhuma visão. Um deles é o desconhecimento. Para a maioria dos empregadores, o cego não tem condições de trabalhar, de chegar ao local de trabalho. Outro empecilho é o de não saber utilizar um computador; sem falar do custo do leitor de tela, que varia de R$ 1,3 mil a R$ 1,7 mil ou um pouco mais. O terceiro argumento é o de que não existem pessoas qualificadas no mercado”, afirmou.

Em entrevista ao programa Sociedade Solidária, da Boa Vontade TV (canal 20 da SKY), Karolline Sales, que também exerce a função de assessora de comunicação da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), contestou: “Conheço várias pessoas com deficiência visual graduadas, pós-graduadas, que já concluíram o mestrado. Então, esse argumento da falta de qualificação é mais hipotético do que real. Claro que existem indivíduos sem qualificação, não só com deficiência, mas sem deficiência também. A Avape, inclusive, é uma das pioneiras em capacitar pessoas com deficiência, não só a visual”.

Um dos principais avanços no que diz respeito à inclusão social foi a implementação da Lei de Cotas. Karolline Sales esclareceu: “Essa lei determina, de acordo com a quantidade de empregados, a contratação do trabalhador deficiente. A grande dificuldade dos empresários, dos gestores, é como contratar, onde buscar esse profissional? É aí que entra a Avape”.

Oportunidade e Competência

No programa, foi apresentada uma matéria com o depoimento do deficiente visual Edi Carlos de Souza. Com apenas 1% de visão, ele procurou a Avape para recolocação profissional e começou a prestar serviço para a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), do Estado de São Paulo. Sobre a sua capacitação, Edi Carlos comentou: “Precisei passar por treinamentos porque uso dois sistemas. Um de leitor de tela — para acompanhar as informações do computador — e outro do próprio sistema do ‘Emprega São Paulo’”. Orgulhoso de sua profissão, ele desabafou: “Infelizmente, no Brasil temos falta de informação em relação ao deficiente. Hoje em dia, a tecnologia e os mecanismos de acesso estão aí para todo o mundo verificar. O que a pessoa deficiente precisa? De uma oportunidade. Esse é o xis da questão. Ninguém pode ser julgado pela deficiência. Primeiro, o empregador tem que avaliar a capacidade, e não a deficiência”. 

E arrematou: “Você, que tem alguma deficiência, nunca se esconda. Estude, faça cursos, procure, pois o mercado está precisando. E vocês, que são empregadores, sempre acreditem e nunca prejulguem um deficiente. Deem a ele uma oportunidade, depois o avaliem”.

Diante do exposto, é gratificante saber que, apesar dos obstáculos, mais deficientes conquistam a cada dia maior reconhecimento na sociedade e, principalmente, no mercado de trabalho.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Saiu a premiação Craque da Série B 2014

craque-serie_bO Internacional de Lages foi o grande destaque da premiação dos craques da Série B, realizada na noite desta segunda-feira na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú. 

Sete colorados, além do técnico Leandro Niehues, entraram na lista dos melhores da competição.

A média mais alta das notas dadas aos jogadores foi a do goleiro colorado Pablo. Além dele, entraram na lista Thoni, Vitor Hugo, Plínio, Emerson Dantas, Athos e Alê Menezes.

Esta foi a primeira vez que a segunda divisão do estadual teve um prêmio para os destaques da competição. A votação, feita por jornalistas, narradores e comentaristas, ocorreu a partir do quadrangular decisivo do campeonato. Em todas as votações o time da rodada teve representantes colorados.

O prêmio "Craque da Série B" é um projeto realizado em parceria entre a Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES) e o Curso de Educação Física e Pós-Graduação em Gestão do Esporte da Unisul. A iniciativa tem o apoio da Federação Catarinense de Futebol.

Confira a lista dos premiados:

GOLEIRO: Pablo (Inter)

LATERAL-DIREITO: Thoni (Inter)

ZAGUEIROS: Vitor Hugo (Inter) e Plínio (Inter)

LATERAL-ESQUERDO: Kapa (Guarani)

VOLANTES: Emerson Dantas (Inter) e Michel (Guarani)

MEIAS: Athos (Inter) e Hégon (Guarani)

ATACANTES: Tauã (Guarani) e Alê Menezes (Inter)

TÉCNICO: Leandro Niehues (Inter)

Vendas de bilhetes da Trimania são suspensas em Santa Catarina

A venda de bilhetes da Trimania está temporariamente suspensa em todo o Estado. A medida é consequência de uma decisão da Justiça Federal em Minas Gerais, que proibiu a Sul América Capitalização S/A (Sulacap) de comercializar o título de capitalização Vale Cap Leste de Minas, assim como todos os outros títulos semelhantes negociados pela Sulacap, como a Trimania.

Sorteios também estão suspensos. Na página da Trimania no Facebook foi comunicado que, atendendo à solicitação da Sulacap e "a fim de adequar-se às novas normas que regem o seu tipo de negócio, está suspendendo temporariamente as vendas dos títulos de capitalização emitidos pela Sulacap". O mesmo aviso foi divulgado em jornais impressos.

A decisão judicial de proibir as vendas dos títulos de capitalização teve base em umaAção Civil Pública do Ministério Público Federal de Minas Gerais. Em nota, o MPF informou que o Vale Cap Leste de Minas (semelhante à Trimania e também ligado à Sulacap), embora formalmente autorizado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) na prática não passaria de um papel do tipo bilhete/cartela de jogos de azar, como loteria, bingo ou jogo do bicho.

—O adquirente investe determinado valor que apenas o autoriza a participar de sorteios de brindes, sem qualquer possibilidade de posterior resgate da quantia aplicada — diz a nota.

Segundo o MPF mineiro, ao adquirir o título de capitalização Vale Cap, o consumidor automaticamente autoriza 100% de seu direito de resgate à Federação Mineira de Tênis, instituição indicada pela Sul América Capitalização (em Santa Catarina, o repasse é para a Federação Catarinense de Basketball).

A liminar foi concedida no último dia 14 pela 1ª Vara Federal de Governador Valadares (MG).

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Guarani vence, mas Inter sagra-se campeão da segundona


A torcida do Internacional de Lages viu o time fazer a melhor campanha do Estadual e, finalmente, pode soltar o grito de campeão. Mas o triunfo teve um saborzinho amargo. Dono da melhor campanha na competição, o Leão Baio perdeu o duelo decisivo para o Guarani de Palhoça por 1 a 0, neste domingo (23) à tarde, no Estádio Vidal Ramos Júnior, o Tio Vida, e mesmo assim faturou o título da temporada, quebrando um jejum de 12 anos fora da elite.
  
Quase 5 mil pessoas, que praticamente lotaram o Tio Vida, viram o colorado tomar a iniciativa na partida. Logo aos 4 minutos, o zagueiro Vitor Hugo quase marcou após bobeira da zaga adversária. Aos 20, foi a vez de Alê Menezes, vice-artilheiro da competição com 10 gols. O atacante  aproveitou a cobrança de escanteio de Athos e cabeceou, acertando a bola na trave do goleiro Rodrigo Rocha.

Aos 30, Athos cobrou falta com maestria. A bola passou sobre a barreira, mas Rodrigo Rocha saltou e mandou a bola com a ponta dos dedos para fora. Nos acréscimos da primeira etapa, Athos driblou dois marcadores, entrou na área e foi derrubado, mas o juiz mandou o jogo seguir.

O gol do Guarani saiu aos 13 minutos da etapa final. Após cobrança da falta do colorado, a zaga afastou o perigo. Na sobra, Thoni fez falta no lateral Kapa, que cobrou rápido para Tauã. Sem marcação, o atacante do Bugre saiu na cara do goleiro Pablo e chutou rasteiro no canto direito, marcando o único gol da partida. 

Tentativa de homicídio termina em perseguição e suspeito baleado em Taió

Um homem suspeito de ter atingido com um tiro um segurança após uma briga em um salão de baile na localidade de Passo Manso em Taió foi localizado e baleado em Taió na madrugada deste domingo. De acordo com a PM, o homem apelidado de Vadoca teve uma discussão com um segurança e efetuou disparos contra ele, sendo que um deles atingiu a perna da vítima, que encaminhada ao Hospital Regional de Rio do Sul e passa bem.
Após a ocorrência, testemunhas informaram aos policiais que o criminoso havia fugido em um Ford Fiesta com placas de Rio do Campo com outras duas pessoas. Com apoio da PM de Santa Terezinha, a equipe encontrou o veículo usado na fuga às margens da rodovia entre Taió e Rio do Campo. Três policiais foram até a casa do suspeito e encontraram três homens correndo para um matagal nos fundos da residência. Eles reagiram e começaram a disparar contra os agentes. Dois fugiram em direção a uma plantação de arroz e Vadoca foi atingido na região abdominal.
A ambulância do município e o Corpo de Bombeiros de Taió foram acionados para atender a ocorrência. Segundo a Polícia Militar, o veículo de Rio do Campo não funcionou e o suspeito baleado foi levado na viatura até encontrar a ambulância dos bombeiros. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional de Rio do Sul.

Motorista embriagado atropela bombeiros que atendiam acidente na BR-470

Um acidente na madrugada deste domingo deixou quatro bombeiros feridos na BR-470 em Indaial. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada por volta das 4h para atender uma queda de moto no km 70 da rodovia federal, em frente ao Posto Zandoná, e, quando colocavam a vítima na ambulância, foram atingidos por um Fusca conduzido por Emerson da Silva Andrade, de 30 anos.

Segundo os bombeiros de Indaial, o homem tinha sinais de embriaguez. A Polícia Rodoviária Federal atendeu a ocorrência e encaminhou o motorista à delegacia de Polícia Civil de Indaial. 

O paciente que estava sendo socorrido, Amazir da Cunha, de 38 anos, e os bombeiros Marcel de Oliveira, 31, e Vanessa Caroline Vanelli, 20, foram encaminhados ao Hospital Beatriz Ramos, em Indaial. Eles foram atendidos e liberados. 

Os bombeiros Diego Luchtenberg, 20 anos, e Denilson Packer, 40, foram levados ao Hospital Santo Antônio, em Blumenau. Luchtenberg foi liberado, mas Packer teve uma fratura na perna e precisou passar por uma cirurgia. Ele permanece internado em observação.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Acidente mata quatro jovens na BR-282 em Joaçaba

Uma colisão frontal resultou na morte de quatro pessoas na noite desta quinta-feira, em Joaçaba, no Oeste de SC. O acidente aconteceu no km 196 da BR-282, por volta das 22h30 e envolveu dois carros e um ônibus.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, um Ford/Fusion colidiu com um Renault/Clio e em seguida com um micro-ônibus. Os três passageiros do Fusion, Tadeu Loraschi, 23 anos, Cristiano Monteiro, 27 anos, e Marlon, 26 anos, ficaram presos às ferragens e morreram no local. O motorista, Marcos Farinella, 29 anos, chegou a ser encaminhado com vida para o hospital — vindo a falecer na madrugada.

No micro-ônibus estavam cerca de 16 alunos da Universidade de Chapecó que voltavam de uma excusão em Florianópolis. Quatro deles tiveram ferimentos leves. Os outros, e o motoristas, ficaram ilesos. No Clio estava apenas o motorista, que teve ferimentos leves.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

TJSC adia novamente decisão sobre o pedágio ambiental de Bombinhas

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina adiaram mais uma vez a decisão sobre a constitucionalidade da lei que instituiu a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) em Bombinhas. A ação, que chegou a entrar em pauta nesta quarta-feira, só deverá ser avaliada no dia 3 de dezembro, na próxima sessão do pleno.
O desembargador Ledio Rosa de Andrade, que havia pedido vista na última sessão, em 5 de novembro, informou que, diante da decisão da prefeitura de adiar o início da cobrança do pedágio já não há mais urgência em analisar o caso. Até dezembro, quando ele deverá trazer seu voto, a análise segue suspensa.
Na primeira apreciação, a votação dos desembargadores estava em 3 a 1 pela inconstitucionalidade da lei quando foi suspensa _ incluindo voto contrário do relator, desembargador Moacyr de Moraes Lima.

Ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos faleceu nesta manhã em São Paulo

Morreu na manhã desta quinta-feira o advogado criminalista e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos aos 79 anos. A informação foi confirmada pela assessoria do Hospital Sírio-Libanês.
Ele estava internado há alguns dias no hospital, em São Paulo, onde tratava um problema pulmonar.

Entre 2003 e 2007, Bastos foi ministro da Justiça no governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Depois, voltou a atuar como advogado criminalista. Ele atuou na defesa do bicheiro Carlinhos Cachoeira no início do processo, mas acabou rompendo com o cliente.
Entre ações dele quando esteve à frente da pasta, destacam-se a aprovação do Estatuto do Desarmamento, em 2003; e a aprovação da Emenda Constitucional n° 45, conhecida como a Reforma do Poder Judiciário, em 2004.
Natural de Cruzeiro, no interior paulista, Bastos formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) em 1958, tendo atuado no ramo do direito criminal. O ex-ministro foi vereador pelo Partido Social Progressista (PSP) na sua cidade natal de 1964 a 1969. Foi representante das entidades de classe dos advogados, presidindo a seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entre 1983 e 1985.
Bastos atuou durante os trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, como presidente do Conselho Federal da OAB. Em 1990, após derrota de Lula nas eleições presidenciais, aproximou-se do Partido dos Trabalhadores (PT). Ele também foi um dos redatores do pedido de impeachment do então presidente Fernando Collor (1990-1992). Em 1996, fundou o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), que é uma organização da sociedade civil.

Nove lombadas eletrônicas começam a multar na segunda-feira em Blumenau

A partir de segunda-feira, as lombadas eletrônicas instaladas recentemente em sete ruas de Blumenau começam a multar. Por isso é bom redobrar a atenção nos seguintes pontos: ruas Amazonas, Antonio Treis, Bahia (próximo ao nº 5.741), Das Missões, Governador Jorge Lacerda, José Deeke e Theodoro Holtrup). Todos têm como limite máximo de velocidade 50 km/h.


Com mais estes pontos funcionando, serão 28 lombadas eletrônicas em atuação no município. As primeiras começaram a funcionar no dia 26 de setembro e até o fim do ano mais oito devem começar a fiscalizar, estes nas ruas Gustavo Zimmermann, Hermann Huscher e Itajaí.
A instalação dos 36 controladores de velocidade em Blumenau faz parte do programa de segurança de trânsito, lançado pelo Seterb no segundo semestre de 2013. Segundo o órgão, o critério de escolha do local de implantação é onde há excesso de velocidade e risco maior de acidentes.
Locais que estarão fiscalizando a partir do dia 24 de novembro
Rua Amazonas, 1.119 (nos dois sentidos)
Rua Antonio Treis, 140 (nos dois sentidos)
Rua Bahia, 5.741 (nos dois sentidos)
Rua das Missões, 306 (sentido Centro/bairro)
Rua das Missões, 563 (sentido bairro/Centro)
Rua Governador Jorge Lacerda, 1.195 (nos dois sentidos)
Rua José Deeke, 882 (sentido Centro/Bairro)
Rua José Deeke, 1.045 (sentido bairro/Centro)
Rua Theodoro Holtrup, 436/437 (sentido bairro/Centro)

Acidente envolvendo dois caminhões interdita a BR-470 em Blumenau

motorista de um caminhão com placas de Blumenau se envolveu em um acidente com outro caminhão na quinta-feira de madrugada. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente ocorreu por volta das 3h no km 57 da rodovia, perto do Posto Mime, no Badenfurt em Blumenau

De acordo com a PRF, o motorista Cristian Rafael Gonçalves teria dormido ao volante, invadido a pista contrária e batido de frente com um caminhão com placas de Luis Alves. O condutor Anderson Bezerra Viana tentou desviar do outro veículo, mas não conseguiu evitar a colisão. 

Os dois condutores tiveram apenas ferimentos leves, mas por conta do acidente, a rodovia federal ficou interditada por aproximadamente três horas.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

O PADRE E A FREIRA NO MOTEL

O padre (muito cavalheiro) ofereceu a freira uma carona até o convento, já que estava tarde e a chuva não demoraria a chegar...No caminho o carro quebrou. Depois de caminharem uma hora embaixo de chuva, avistaram um motel, e o padre sugeriu:
   - Irmã, creio que será melhor dormimos aqui neste motel, e amanhã chamaremos o carro do convento para nos buscar.
A irmã toda molhada e cansada concordou feliz da vida!!!!
Na recepção, foram informados que tinha somente um quarto com uma cama de casal disponível.
    O padre olhou para a freira e disse:
    - Sem problemas, a Irmã pode dormir na cama, que eu durmo no chão.
E assim fizeram.
    No entanto, no meio da madrugada, a irmã acordou o padre dizendo:
   - Padre! O senhor esta acordado?
   - (O padre bêbado de sono) Hein?! Ah, irmã, o que foi?
   - Ah... é que eu estou com frio. O senhor pode pegar o cobertor para mim?
    - Sim, irmã, pois não!
O padre então se levantou, pegou o cobertor no armário e cobriu a irmã com muita ternura.
Uma hora depois a irmã acorda o padre de novo dizendo:
   - Padre! O senhor ainda está acordado?
   - ( O padre babando na gola) Ah? Ah, irmã, o que foi agora?
   - É que eu ainda estou com frio. O senhor pode pegar outro cobertor para mim?
   - Claro irmã pois não !
Mais uma vez o padre se levantou cheio de amor e boa vontade para atender o pedido da irmã.
Outra hora se passou e mais uma vez a irmã chamou pelo padre.
   - Padre. O senhor ainda esta acordado?
   - (O padre engasgando com o próprio ronco) Ah? Sim irmã, o que foi agora?
   - É que eu não estou conseguindo dormir. Ainda estou com muito frio.
   Finalmente, entendendo as intenções da irmã, o padre então falou:
  - Irmã, só nós dois estamos aqui, certo?
  - Certo!
  - O que acontecer, ou deixar de acontecer aqui, só nós saberemos e mais ninguém, certo?
  - Certo!
   - Então tenho uma sugestão: Que tal se a gente fizer que nem marido e mulher?
A freira então pula de alegria na cama e diz:
   - Sim! Sim! Vamos fazer que nem marido e mulher!
Daí o padre muda o tom de voz e grita:
   - ENTÃO, PÔR..! LEVANTA VOCÊ E PEGA A MER.. DO COBERTOR, CAR....!

 PS:     Pensou que iria ter um final erótico né?
           Agora, reze 10 ave-marias e 20 pai-nossos pelos maus pensamentos...

Motorista se fere gravemente em acidente na Rodovia Jorge Lacerda, em llhota

O motorista de um Prisma com placas de Penha que se envolveu nesta terça à noite em um acidente na Rodovia Jorge Lacerda permanece internado no Hospital Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí

De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, Braz Pedro Teodoro Junior, 38, passou por uma cirurgia e seu estado de saúde é considerado grave. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual de Gaspar, o acidente envolvendo o carro com placas de Penha e um ônibus da Viação Catarinense ocorreu por volta das 22h45min. 

Junior estava sozinho no carro durante a colisão frontal e teve múltiplas fraturas. O motorista foi encaminhado para atendimento médico pelo Corpo de Bombeiros de Ilhota. O motorista do ônibus Ademir Lopes Nascimento teve apenas ferimentos leves.

Roberto Firmino marca golaço e ajuda Brasil a vencer a Áustria por 2 a 1

Roberto Firmino comemora gol com Neymar
O Brasil encerrou 2014 com vitória. Se ficará marcado pela goleada sofrida na semifinal da Copa do Mundo contra a Alemanha, o ano termina com seis vitórias consecutivas para a Seleção. A última veio ontem, por 2 a 1 sobre a Áustria, em Viena, gols de David Luiz e Roberto Firmino, uma das apostas do técnico Dunga.
Ao contrário dos primeiros jogos da nova Era Dunga, promissores e com boas atuações da Seleção, a vitória sobre a Áustria foi marcada por um desempenho inconstante do Brasil. O jogo foi parelho, e os austríacos mostraram o bom momento que vivem nas Eliminatórias para a Euro 2016, em que lideram o grupo G, à frente de Suécia e Rússia.
A equipe da casa aproveitou o lotado estádio Ernst Happel e pressionou no início do jogo – até mesmo com um lance inusitado de Okotie, que usou as duas mãos para desviar uma cobrança de falta para o gol, mas não conseguiu enganar a arbitragem. O Brasil teve um único chute a gol no primeiro tempo: aos 33 minutos, Oscar aproveitou a falha de marcação dos austríacos e chutou forte, para boa defesa do goleiro Almer, que saiu no intervalo para a entrada de Ozcan. Foi tudo que a Seleção mostrou no primeiro tempo.
Se não teve nenhuma alteração no time que colocou em campo no segundo tempo, Dunga deve ter cobrado bastante seus jogadores no intervalo. A Seleção voltou mais concentrada e, mesmo sem criar grandes chances, teve o controle do jogo. Aos 16 minutos, Dunga mandou a campo Roberto Firmino e o ex-gremista Douglas Costa, nas vagas de Luiz Adriano e Willian.
As modificações ajudaram o Brasil. Douglas Costa entrou em campo e chamou o jogo, e no seu primeiro lance conseguiu um escanteio. Oscar cobrou na segunda trave e David Luiz se desmarcou para cabecear livre, para o chão, e fazer 1 a 0 para a Seleção.
A Áustria não sentiu o gol, mudou seu time e foi para cima da defesa brasileira. O meia Weimann entrou e incomodou, correndo por todos os lados. Aos 28 minutos, ele sofreu pênalti de Oscar, que o zagueiro Dragovic cobrou com perfeição para empatar em 1 a 1.
O jogo parecia definido, mas o atacante Roberto Firmino fez questão de mostrar por que mereceu uma chance de Dunga. O jogador do Hoffenheim, desconhecido de grande parte da torcida, recebeu de Filipe Luís na intermediária aos 37 minutos e acertou um belo chute no ângulo de Ozcan, garantindo o 2 a 1 para o Brasil.
Ao final, um lance curioso: Neymar deixou o campo nos acréscimos e entregou a faixa de capitão para Thiago Silva, querendo encerrar a polêmica que tomou conta do Brasil desde o final de semana.
A seleção volta a campo em março, no dia 27, provavelmente contra a França em amistoso a ser confirmado pela CBF.

Pronatec tem vagas abertas para cursos profissionalizantes em Blumenau

A Secretaria de Desenvolvimento Social está com inscrições abertas para nove novos cursos de qualificação profissional. São ofertadas vagas nas áreas de Gestão, Educação e Hotelaria. As aulas são oferecidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Além da especialização, os alunos também recebem auxílio lanche e passe.
As aulas são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Para se inscrever basta ir até a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, localizada na rua Luiz Sachtleben, 155, bairro Victor Konder. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Mais informações pelo telefone (47) 3381-6656.
Cursos disponíveis:
- Auxiliar Administrativo
- Auxiliar de Recursos Humanos
- Auxiliar de Serviços em Comércio Exterior
- Auxiliar Financeiro
- Libras: Língua Brasileira de Sinais - Básico
- Programador Web
- Comprador
- Garçom
- Recepcionista em Meios de Hospedagem

Carro capota na BR-470, em Navegantes

Uma mulher sofreu ferimentos na mão e no ombro após um capotamento na BR-470, em Navegantes. O acidente ocorreu por volta de 11h desta terça-feira no Km 20. Danishe Forte de Aguiar, de idade não divulgada, perdeu o controle do carro que dirigia e bateu na ponte próximo ao limite entre Ilhota e Navegantes.

O veículo, com placas de Florianópolis, capotou e ficou com as rodas para cima no acostamento da ponte. Danishe foi encaminhada pelos bombeiros voluntários ao Hospital de Navegantes com fratura na mão direita e luxação no ombro esquerdo. Conforme informações dos bombeiros, ela teria dito que um outro veículo cortou a frente do carro e ela perdeu o controle da direção.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Homem morre ao cair do 10º andar de prédio em Itajaí

O empresário Flávio Lupércio Wolff, 40 anos, morreu na tarde desta terça-feira ao cair do 10º andar de um prédio no Centro de Itajaí. Conforme informações preliminares da polícia, ele estaria trocando uma lâmpada na sacada do apartamento quando sofreu uma descarga elétrica.

Com o choque, ele perdeu o equilíbrio e caiu do prédio, localizado na Rua Uruguai. O Samu chegou a atender a ocorrência, mas encontrou a vítima já sem vida. O IGP foi acionado e recolheu o corpo por volta de 14h30.

“Parque Dom Bosco: Hoje e sua História”

Baixe Giovani Felix.jpg (11,6 KB)O Espaço Cultural da Câmara de Vereadores de Itajaí recebe até 20 de novembro a exposição “Parque Dom Bosco: Hoje e sua História”. A mostra fica aberta para visitação das 8h às 19h, sem fechar para o almoço. Essa é uma oportunidade de reviver os mais de 53 anos da instituição salesiana, consolidando o importante papel dessa obra social na nossa cidade. Você que foi aluno daquela casa não perca essa chance de relembrar o tempo que passou em companhia de salesianos e amigos.
A exposição conta um pouco a história de Dom Bosco, padre de origem italiana que fez e ainda faz a diferença na vida dos que conhecem o seu legado. Apresenta também um resumo da história da instituição e de algumas pessoas que passaram pela Casa Salesiana e hoje se destacam na vida profissional. Um exemplo é o jovem Jairo da Costa Junior que foi educando do Parque Dom Bosco em 1999 e frequentou o curso de Impressora Off set. Ele iniciou a vida profissional trabalhando em gráficas e, posteriormente, seguiu carreira como designer gráfico. Hoje, Jairo é formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no curso de Design Industrial. Possui especialização em Design Gráfico e Mestrado em Design pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente, Jairo é PhD em Design na Universidade Tecnológica de Delft na Holanda. Enorme orgulho para todos nós educadores daquela casa. E assim como ele, são centenas de bons exemplos espalhados por nossa querida Itajaí, Santa Catarina e pelo mundo.
A exposição também retrata o Parque Dom Bosco nos dias atuais. Atualmente, a obra social conta com a colaboração de 47 profissionais e atende diariamente mais de 750 crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar. Oferece oficinas com atividades lúdicas, de recreação e esporte e incentiva a reciclagem de materiais através da criação de artes manuais. Estimula a cultura através de oficinas de dança e violão. Oferece ainda cursos nas áreas administrativas, de informática e panificação para jovens com idade entre 14 e 24 anos.
Se você ainda não conhece o trabalho desenvolvido no Parque Dom Bosco, estão expostas nos painéis, fotos que representam todas essas atividades socioeducativas. Confira esse belíssimo trabalho que começou em 1961 com o Irmão Minella e até hoje atende educandos em situação de vulnerabilidade social em nossa cidade.
Na exposição também são homenageados profissionais que ainda hoje fazem a diferença na instituição, como o funcionário Sidney Russi, que começou como marceneiro em 1988 e, atualmente, após 26 anos de dedicação, é o coordenador do setor de manutenção estrutural da entidade. A Luciana Corrêa de Mello é outra profissional lembrada pelo compromisso que tem com a instituição desde 1996. Hoje, Luciana é coordenadora financeira do Parque e assessora a direção. São mais de 18 anos de parceria com os salesianos. E quem não conhece a Maria do Parque Dom Bosco? Maria dos Passos Ferreira da Costa é coordenadora das Oficinas Alternativas, programa que atende crianças e adolescentes com idade entre 6 e 13 anos. Maria trabalha na instituição desde 1986. São 28 anos de amor entre essa profissional, educandos e familiares. São pessoas como essas que fazem o Parque Dom Bosco ser o que é: uma referência para Itajaí e região. Parabéns!
Giovani Felix  - Vereador em Itajaí