quarta-feira, 20 de março de 2013

Complexo Penitenciário da Canhanduba em Itajaí será ampliado

O Departamento de Administração Prisional de Santa Catarina (Deap) prevê começar ainda neste mês a ampliação do Complexo Penitenciário da Canhanduba, em Itajaí. O Governo do Estado vai investir R$ 10,5 milhões na construção de uma nova ala no presídio, com capacidade para mais 312 detentos. 

A obra deve terminar até o fim de agosto, aumentando a lotação total da unidade para 1.166 pessoas. A quantidade de novas vagas e a liberação das verbas foram oficializadas nesta terça-feira à tarde pelo governador Raimundo Colombo, em evento na Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, em Florianópolis.

Além de Itajaí, outras 11 cidades catarinenses foram contempladas com recursos para as unidades prisionais. Também está prevista a aquisição de veículos e equipamentos de proteção individual aos agentes. As ações fazem parte do Pacto da Segurança Pública, lançado em 25 de outubro de 2012.

O programa de gestão projeta investimentos de R$ 265 milhões nos sistemas penitenciário e socioeducativo. Diretor do Complexo da Canhanduba, Edenir Alexandre Camargo Neto avalia que a ampliação vem atender as necessidades hoje existentes na cidade.

- As melhorias no sistema são progressivas ao longo dos anos. A própria inauguração do Complexo já trouxe resultados, e temos muitos projetos implantados e em implementação com os presos - destaca. 

Secretária de Segurança de Itajaí, Susi Bellini afirma que a abertura das vagas já era esperada. Com o fechamento do Presídio de Balneário Camboriú, no ano passado, o próprio governador se comprometeu a ampliar a Canhanduba, como forma de amenizar o impacto na região. A secretária aponta que agora é preciso melhorar ainda mais a gestão carcerária, para que as novas estruturas sejam bem utilizadas e se diminua a reincidência do crime.

- A ampliação é importante. Sempre temos debatido que é melhor ter um presídio na cidade do que ter centenas de mandados de prisão em aberto, como tínhamos há alguns anos - considera.

PenitenciáriaAo mesmo tempo em que as 312 vagas na Canhanduba prometem dar um fôlego ao sistema prisional de Itajaí, a Secretaria municipal de Segurança já pleiteia novos investimentos no município. A expectativa é de que em breve seja anunciada a construção de mais uma ala no Complexo.

- Queremos fechar o presídio do Bairro Nossa Senhora das Graças, e para que isso ocorra estamos cobrando uma penitenciária feminina - revela Susi. 

A Secretaria de Justiça e Cidadania já teria sinalizado positivamente à obra, que estaria bem encaminhada para começar em 2014. Atualmente a Canhanduba comporta 367 vagas para condenados na penitenciária e outros 367 lugares no presídio. A ala de semiaberto tem espaço para 120 detentos, totalizando 1.166 vagas no Complexo.

Camboriú enfrenta o Guarani nesta quarta-feira

O Camboriú FC fez na tarde desta terça-feira (19), o último treino antes da partida contra o Guarani, válida pela terceira rodada do returno do Campeonato Catarinense. Sob chuva, o técnico Claudemir Sturion comandou um coletivo no campo do Instituto Federal.

Durante o trabalho, o treinador não pode contar com o volante Ramon e os atacantes Sharlei, Anderson e Monga, todos eles poupados por solicitação do departamento médico. A presença dos quatro atletas é incerta para o jogo desta quarta. Por outro lado, Sturion poderá contar com os zagueiros Roberto Cunha e Carlão, que retornam de suspensão.

A escalação do Camboriú só será divulgada momentos antes do jogo. Um resultado positivo pode até tirar a equipe da zona de rebaixamento e colocar o Tricolor entre os líderes na classificação do returno. Camboriú e Guarani se enfrentam às 20h30min desta quarta, no Robertão.