segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Provas do Enem serão aplicadas em 1.161 cidades

 No próximo fim de semana, 7.173.574 milhões de inscritos irão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Um grande esquema de logística foi montado para o transporte e a aplicação das provas em 1.161 municípios espalhados pelo país. Os candidatos farão as provas em 15 mil salas de aula e 660 mil pessoas vão trabalhar no dia do exame. Este ano, os cerca de 63 mil malotes de provas terão cadeado eletrônico com GPS para garantir a segurança.

Do total de inscritos, a maioria já concluiu o ensino médio (4.052.038) e está na faixa etária de 21 a 30 anos (2.181.084). As mulheres representam 58,5% do total de inscritos. Esses candidatos vão poder usar a nota do exame para concorrer a vagas de ensino superior em uma das 21 universidades federais, quatro estaduais e 29 institutos federais que adotam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Cerca de 70% dos candidatos ficaram isentos de pagar a taxa de inscrição. A isenção vale para estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas ou que têm renda mensal per capita inferior a um salário mínimo e meio.

A aplicação do Enem envolve um longo período de preparo e prevê atendimento específico para quem tem deficiência, gestante, idoso e até mesmo para pessoas que estão em hospitais. O número de pessoas que solicitou atendimento diferenciado ou específico ao fazer a inscrição foi 162.179.

Entre os que precisam de atendimento específico há dez candidatos em classe hospitalar. Há ainda 90.273 pessoas que guardam o sábado por questões religiosas. Isso significa que eles só iniciam a prova após o pôr do sol de sábado e, até esse momento, ficam em uma sala isolada dos demais candidatos. Também será garantido atendimento específico para idosos e mães que estão amamentando.

As grávidas são 6.689 entre os inscritos e a estimativa do Ministério da Educação é que 617 vão ter o bebê em data próxima à da aplicação das provas. O ministério passou a acompanhar de perto esse grupo depois que uma candidata teve um bebê no banheiro da escola onde fazia a prova, no ano passado.

Para o Enem 2013, foram impressas 442 provas em braile para os cegos. Outras 1.647 pessoas terão prova com letra ampliada e 5.849 vão receber a prova super ampliada. Os autistas e os que têm dislexia vão contar com o auxílio de leitores e transcritores. Haverá ainda intérprete de libras e auxílio para transcrição. Aproximadamente 29 mil pessoas solicitaram salas de mais fácil acesso.

A arte de ser feliz

Acorde todas as manhã com um sorriso. Esta é mais uma oportunidade que você tem para ser feliz. Seja seu próprio motor de ignição. O dia de hoje jamais voltará. Não o desperdice, pois você nasceu para ser feliz! 

Enumere as boas coisas que você tem na vida. Ao tomar consciência do seu valor, você será capaz de ir em frente com muita força, coragem e confiança! 

Trace objetivos para cada dia. Você conquistará seu arco-íris, um dia de cada vez. Seja paciente. 

Não se queixe do seu trabalho, do tédio, da rotina, pois é o seu trabalho que o mantém alerta, em constante desenvolvimento pessoal e profissional, além disso o ajuda a manter a dignidade. 

Acredite, seu valor está em você mesmo. Não se deixe vencer, não seja igual, seja diferente. Se nos deixarmos vencer, não haverá surpresas, nem alegrias ... 

Conscientize - se que a verdadeira felicidade está dentro de você. A felicidade não é ter ou alcançar, mas sim dar. Estenda sua mão. 

Compartilhe. Sorria. Abrace. A felicidade é um perfume que você não pode passar nos outros sem que o cheiro fique um pouco em suas mãos.

O importante de você ter uma atitude positiva diante da vida, ter o desejo de mostrar o que tem de melhor, é que isso produz maravilhosos efeitos colaterais. 

Não só cria um espaço feliz para o que estão ao seu redor, como também encoraja outras pessoas a serem mais positivas. 

O tempo para ser feliz é agora.
O lugar para ser feliz é aqui!

Homem é assassinado em Balneário Camboriú

Um homem foi assassinado no final da tarde deste domingo no Bairro da Barra, em Balneário Camboriú, O crime ocorreu na Rua da Saudade, nos fundos do Cemitério Municipal.
Paulo Sergio Kobalski, 26 anos, foi baleado no peito. Segundo a polícia, ele foi morto próximo à casa onde morava.

Os bombeiros foram chamados, mas quando chegaram ao local a vítima já havia morrido.
Nenhum suspeito foi identificado.

Ladrões batem carro após perseguição policial

Por volta das 13h de domingo, dois homens arrombaram um carro para roubar o som, no centro de Tijucas, uma testemunha da ação avisou a polícia Militar.

Os ladrões fugiram em um pálio branco em direção à BR-101 e foram perseguidos pela PM. A dupla foi até o pedágio de Porto Belo, mas fizeram o retorno para Tijucas. Quando foram sair da 101 para pegar um atalho e fugir pelo interior, o motorista perdeu a direção do carro e bateu em uma árvore.

Paulo Carlos Silva Junior, 23 anos, tinha várias passagens por furto e roubo. Ele foi levado para o hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, com ferimentos médios. Um adolescente de 17 anos foi para o hospital de São José gravemente ferido. Ele não tinha ficha suja. Os dois dispensaram o som furtado na rodovia, mas o aparelho foi recuperado pelos policiais.