segunda-feira, 6 de março de 2017

Ayrton Senna


Voluntários recolhem mais de 80 sacos de lixo na praia da Atalaia em Itajaí

Quem vê de longe não imagina a quantidade de lixo que fica escondido nas pedras dos molhes da praia da Atalaia em Itajaí. Em pouco mais de duas horas os voluntários que participaram do 1º Mutirão Ecológico da Associação de Surf Praias de Itajaí – ASPI encheram mais de 80 sacos de lixo de 200 litros com bitucas de cigarro, garrafas pet, sacolas plásticas, linhas de pesca e garrafas quebradas.
O mutirão foi o primeiro de quatro etapas que serão realizadas nas praias de Itajaí. O próximo será na faixa de areia da praia da praia da Atalaia, ainda sem data definida. Os mais de 50 voluntários chegaram às 9h, os 30 primeiros receberam as camisetas do projeto Keep The Ocean Blue, pegaram as luvas e os sacos de lixo e começaram a coleta.
A falta de consciência ecológica dos frequentadores do molhe da Atalaia impressionou os voluntários que se espantaram com a quantidade entulhos encontrados nas pedras. Dentre tanto lixo encontrado o item que mais chamou atenção foi um cartão de banco. O que deixou os participantes do mutirão preocupados foi a quantidade de garrafas quebradas no molhe. Muitas crianças e adultos frequentam o local e podem se ferir com os cacos.
Para se ter uma ideia de quanto o material retirado do molhe prejudica o meio ambiente uma bituca de cigarro demora cinco anos para se decompor e foram recolhidas mais de 500. As garrafas pet levam 400 anos para se decompor e as linhas de pesca 650 anos. O trabalho realizado chamou a atenção dos frequentadores do molhe que prometeram dar um destino correto para o lixo.

Prefeitura de Blumenau decreta estado de emergência para a região da Velha

A prefeitura de Blumenau informou que irá decretar situação de emergência localizada na região da Velha por conta dos danos causados pela forte chuva de domingo à noite. A decisão foi tomada pelo prefeito Napoleão Bernardes em reunião com o secretário de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, e o secretário de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb), Marcelo Schrubbe, nesta segunda-feira de manhã.

Em três horas o AlertaBlu registrou 138,2 milímetros de chuva na Velha Grande neste domingo à noite, sendo que a média histórica para o bairro no mês de março é de 146mm. Por isso, a Defesa Civil registrou mais de 20 ocorrências na área, as mais graves envolvendo deslizamentos de terra que atingiram casas. Na Rua Gervásio João de Sena a via está interditada e a maioria dos moradores foi atingida. Várias ruas ficaram alagadas.

— Nosso objetivo é tentar acelerar os recursos para a reconstrução da área. Ainda estamos tentando os recursos de janeiro, para o Garcia, e agora vamos atrás destes também — disse o prefeito, comentando a situação semelhante que ocorreu no Garcia e no Progresso no começo do ano.

As equipes da Seurb estão nas ruas para desobstruir as vias e começar a limpeza da cidade. Os trabalhos da Defesa Civil foram dobrados para atender as famílias atingidas.