segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Raimundo Colombo confirma favoritismo e é reeleito Governador de Santa Catarina

O candidato à reeleição Raimundo Colombo (PSD) venceu a disputa ao governo de Santa Catarina no primeiro turno com 51,36% dos votos válidos. Emocionado, Colombo agradeceu aos eleitores a oportunidade de governar pela segunda vez. A vitória foi comemorada na praça central de Lages, cidade natal do candidato. Nesta segunda-feira às 14h, Colombo assume o governo novamente.

Além da vitória em primeiro turno, as urnas também oferecem a Colombo uma nova composição política, especialmente na Assembleia Legislativa. Se em 2010, o governador tinha o respaldo de três grandes bancadas - o DEM, o PMDB e o PSDB somavam 23 dos 25 deputados estaduais da bancada governista inicial.

Na configuração eleita neste domingo, Colombo pode contar com 19 parlamentares do PSD e do PMDB, completando uma base de 24 deputados que reúne ainda PR, PDT e PCdoB. Por outro lado, os adversários vêm enfraquecidos. Ex-governistas, PSDB e PP viram suas bancadas diminuírem, assim como o PT, que fez oposição em todo o primeiro mandato.

Deputados federais eleitos no Vale do Itajaí

Confira a lista completa e os perfis dos deputados federais eleitos no Vale do Itajaí

Décio Lima - PT 
112,3 mil votos

Nascido em Itajaí, Décio Nery de Lima é advogado e tem 54 anos. Concorreu a uma vaga para deputado estadual em 1982, mas não se elegeu. Voltou às eleições dez anos depois e foi eleito vereador em Blumenau. Na segunda tentativa para a Assembleia Legislativa, em 1994, ficou fora por 41 votos. Foi eleito prefeito de Blumenau em 1996, cargo para o qual se reelegeu em 2000. Foi superintendente do Porto de Itajaí e se elegeu deputado federal pela primeira vez em 2006. Foi reeleito em 2010 com 117.618 votos e segue para o terceiro mandato federal. 

João Paulo Kleinübing - PSD
132,2 mil votos

 João Paulo Karam Kleinübing tem 41 anos, é natural de Florianópolis e chega pela primeira vez a Câmara Federal. É casado, pai de duas filhas e formado em Administração e História. Foi eleito deputado estadual em 2002 com 31.407 votos. Durante o período na Assembleia presidiu as comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça. Foi prefeito de Blumenau por dois mandatos: entre 2005 e 2008 e de 2009 a 2012. 

Rogério "Peninha" Mendonça - PMDB 
137,5 mil votos
Rogério Mendonça, o Peninha, é natural de Nova Trento, tem 61 anos e entra no segundo mandato na Câmara Federal. Formou-se no Rio Grande do Sul em Agronomia e em 1976 ingressou na Acaresc, atual Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), e atuou em Ituporanga. No município, foi vice-prefeito, de 1989 a 1992, e prefeito, de 1993 a 1996. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1998 e teve três mandados na Assembleia. Em 2010 foi eleito deputado federal pela primeira vez, com 110.170 votos. 

Confira quem são os deputados estaduais eleitos no Vale do Itajaí

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina terá sete representantes do Vale do Itajaí. O candidato do Vale mais votado foi Ismael dos Santos (PSD), que somou 66,8 mil votos e foi o terceiro deputado mais votado do Estado. Em Blumenau o mais votado foi o candidato Jean Kuhlmann, também do PSD. 

Confira a lista completa e os perfis dos deputados estaduais eleitos: 

Aldo Schneider - PMDB 
58,6 mil votos
Natural de Agrolândia, Aldo Schneider segue para o seu segundo mandato como deputado estadual. Empresário, tem 53 anos, é casado e pai de dois filhos. Em 1988 se elegeu vereador por Ibirama e defendeu a emancipação de Vitor Meireles, município do qual foi o primeiro prefeito. Voltou a ocupar a cadeira de chefe do Executivo municipal em 1996 e foi reeleito em 2000, mas renunciou em 2003 para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Ibirama. Em 2010 foi eleito deputado estadual pela primeira vez, com 36.449 votos. 

Ana Paula Lima - PT
36,8 mil votos
Com formação em Enfermagem pela Universidade do Val do Itajaí (Univali), a deputada estadual Ana Paula Lima, 50 anos, segue para o seu quarto mandato na Assembleia. Foi a primeira mulher a presidir o Legislativo estadual e atualmente é presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente. Foi eleita pela primeira em 2002 e desde então se reelegeu em todos os pleitos seguintes. Nas últimas eleições, em 2010, recebeu 47.442 votos. 

Ismael dos Santos - PSD 
66,8 mil votos


Aos 49 anos o deputado estadual Ismael dos Santos entra em seu segundo mandato na Alesc. Blumenauense, é formado em Letras, com mestrado e doutorado em Literatura. Tem 45 livros publicados nas áreas de política, história, teologia e obras de ficção e infanto-juvenil. Casado e pai de dois filhos, foi vereador em Blumenau por três mandatos consecutivos, entre 1993 e 2004. Chegou a assumir uma cadeira na Assembleia de 2008 a 2010 como suplente, e retornou a Capital como deputado eleito depois de receber 55.644 votos na última eleição. 

Jean Kuhlmann - PSD 
56,4 mil votos
Jean Jackson Kuhlmann, 39 anos, nasceu em Blumenau e é administrador formado pela Furb. Foi eleito vereador pela primeira vez em 2000 e se reelegeu em 2004, sendo o vereador mais votado do Estado. Em 2006 se elegeu deputado estadual, cargo para o qual também se reelegeu, recebendo 59.789 votos em 2010. Foi candidato a prefeitura de Blumenau em 2012 e assumiu a presidência da Comissão de Proteção Civil da Assembleia, cargo que ocupa até hoje. 

Leonel Pavan - PSDB 
43,4 mil votos
Leonel Arcângelo Pavan, 60 anos, assume o primeiro mandato como deputado estadual. O empresário, natural de Sarandi, no Rio Grande do Sul, iniciou a vida política em Balneário Camboriú no ano de 1981, quando se elegeu vereador pela primeira vez. Em 1988 foi eleito prefeito da cidade, cargo que ocuparia mais duas vezes, em 1997 e em 2001. Em 1994, antes do segundo mandato como prefeito, se elegeu deputado federal. Em 2002 retornou a Brasília, desta vez como senador. Em 2006 foi eleito vice-governador na chapa encabeçada por Luiz Henrique da Silveira e assumiu o governo do Estado em 2010, quando o titular deixou o cargo para concorrer ao Senado. 

Milton Hobus - PSD 
66,2 mil votos
O empresário rio-sulense Milton Hobus, 56 anos, é um dos poucos a assumir uma cadeira na Assembleia pela primeira vez. Casado e pai de dois filhos, foi presidente do Hospital Regional do Alto Vale do Itajaí, instituição que acompanhou desde a construção. Prefeito de Rio do Sul por dois mandatos - de 2005 a 2008 e de 2009 a 2012 - , sendo reeleito com quase 85% dos votos. Em 2013 assumiu a Secretaria de Estado de Defesa Civil, cargo que deixou em maio deste ano para se candidatar a deputado estadual. 

Serafim Venzon - PSDB 
50,2 mil votos
O médico Antônio Serafim Venzon, natural de Botuverá, entra em seu terceiro mandato como deputado estadual. Tem 61 anos, é casado, pai de dois filhos e especialista em Urologia. Formou sua base eleitoral no município de Brusque, onde atuou como vereador e vice-prefeito. Em 1994 se candidatou pela primeira vez a uma vaga na Câmara Federal e foi eleito com 30.078 votos. Teve mais dois cargos consecutivos em Brasília e, em 2006, concorreu pela primeira vez a deputado estadual, cargo para o qual foi eleito e reeleito em 2010. Em 2011 foi nomeado secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação. Em 2012 retornou a Assembleia e hoje preside a Comissão em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Criminosos tentam incendiar ônibus em Itajaí

Criminosos tentaram incendiar um ônibus que estava estacionado em um posto de gasolina no bairro São Vicente, em Itajaí. A Polícia Militar informou bandidos teriam lançado dois coquetéis molotov dentro do veículo na madrugada desta segunda-feira. No entanto, o vigia do local percebeu a tempo e conseguiu conter as chamas.

O crime ocorreu na Rua Luiz Lopes Gonzaga, próximo a rodoviária, por volta da meia-noite. Conforme o vigia do posto, ele foi até o ônibus depois de ouvir gritos informando que haviam jogado uma pedra no vidro do veículo com dois coquetéis. O caso foi comunicado à Central de Plantão Policial.
A PM confirmou que a ocorrência faz parte dos atentados que atingem todo Estado desde 26 de setembro. Até a manhã desta segunda-feira nenhum suspeito havia sido preso.

Caminhão e camionete são incendiados em Itajaí

Um caminhão e uma camionete foram incendiados na garagem da secretaria de Obras de Itajaí, no bairro São João, neste domingo por volta das 21h30min. A Polícia Militar não confirma se o incidente está relacionado com a onda de atentados que atinge Santa Catarina desde 26 de setembro.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Itajaí, que atendeu a ocorrência, a camionete ficou completamente destruída e o caminhão teve danos leves. Os bombeiros disseram ainda que vizinhos contaram que os suspeitos de atear fogo aos veículos teriam chegado em uma Biz e outra motocicleta. Depois, teriam arrombado o portão lateral da secretaria, por onde entraram e saíram sem que o vigia pudesse vê-los.
A Polícia Militar informou que ao chegar no local o fogo já estava sendo controlado e que, à polícia, ninguém disse ter visto o que ocorreu no local.