quinta-feira, 26 de março de 2015

Ministério da Pesca contesta decreto gaúcho que impede pesca do tubarão azul

As recentes apreensões e autuações à indústria pesqueira de Itajaí por conta da captura do tubarão azul, também conhecido como cação azul, na costa do Rio Grande do Sul, levou o Sindicato dos Armadores e da Indústria da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) a recorrer ao Ministério da Pesca. Em reunião na tarde desta quarta-feira em Brasília, o ministro Helder Barbalho, com o aval da assessoria jurídica da pasta, enviou dois ofícios a Advocacia e Procuradoria Geral da União contestando a validade do decreto gaúcho que lista a espécie como ameaçada de extinção. 

Conforme o presidente do Sindipi, Giovani Monteiro, o argumento é que cabe à União, neste caso aos ministérios da Pesca e Meio Ambiente, legislar sobre o mar territorial e a zona econômica exclusiva, que corresponde ao trecho entre 12 e 200 milhas da costa.

De acordo com Giovani, Barbalho também informou o Ibama e o Ministério do Meio Ambiente sobre os ofícios que enviou a Advocacia e Procuradoria Geral da União, para que os órgãos acatem o parecer sobre o impasse jurídico, assim que a União se posicionar sobre o caso.  

O ministro da Pesca também ligou para o governador do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori, que ficou de discutir o assunto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. 

Segundo Giovani, ele se comprometeu a dar uma resposta à Barbalho nos próximos dias. O ministro também entrou em contato com o governador Raimundo Colombo, para que ele entre na negociação com o estado vizinho.

- Na Semana Santa toda a frota vai estar reunida, isso é um fator complicador. Esperamos que o bom senso prevaleça - disse Giovani, fazendo menção, de forma sutil, a possibilidade de uma nova paralisação por parte dos pescadores em Itajaí.

Em coletiva à imprensa na tarde de terça-feira, o presidente do Sindicato dos Pescadores Profissionais do Estado (Sitrapesca), Manoel Xavier de Maria, afirmou que se for necessário, os pescadores vão parar a Volvo Ocean Race _ Regata de Volta ao Mundo que ocorre a partir de 3 de abril em Itajaí.

- É uma propaganda gratuita que vão dar para a gente e nós vamos aproveitar - disse na ocasião.

Veículo é incendiado em Balneário Piçarras

Um veículo foi incendiado por volta da 00h30 desta quarta-feira em Balneário Piçarras. De acordo com testemunhas, o automóvel Renault Clio estava estacionado na garagem de uma casa há cerca de três meses e não tinha o cabo da bateria conectado. A suspeita do Corpo de Bombeiros Militar é que o fogo tenha sido criminoso.
O incêndio, que destruiu todo interior do veículo e parte da estrutura da garagem, ocorreu em uma casa na Rua Bento Ferreira. O Corpo de Bombeiros relatou que ao chegar no local o fogo já havia sido controlado pelos vizinhos, que usaram mangueiras domésticas.
Os moradores também relataram que uma cerca que existe próximo a garagem foi danificada, o que, conforme os Bombeiros, reforça a possibilidade de incêndio criminoso. O proprietário também registrou um boletim de ocorrência sobre o caso.

Promotor diz "Copiloto parece ter derrubado o avião deliberadamente"

O promotor do Ministério Público de Marselha, Brice Robin, disse, nesta quinta-feira, que a queda do Airbus A320 da Germanwings foi provocada de forma deliberada pelo copiloto da aeronave. Ele teria negado o acesso do piloto à cabine voluntariamente. Todos os 150 ocupantes do avião (144 passageiros e seis tripulantes) morreram.
O Airbus 320 caiu por volta de 6h30min (10h30min no horário de Brasília) de terça-feira sobre a região dos Alpes franceses. A aeronave havia decolado de Barcelona, na Espanha, e se dirigia a Düsseldorf, na Alemanha. O piloto e o copiloto eram alemães.
Segundo afirmação do promotor em entrevista, os registros de áudio da caixa-preta mostram que um dos tripulantes deixou a cabine, e que o copiloto estava "vivo e respirando", que não disse nenhuma palavra e que "parece ter derrubado o avião deliberadamente". A aeronave não emitiu qualquer sinal de alerta antes de começar a descida em direção às montanhas, confirmaram autoridades.
Os áudios mostram que os passageiros começaram a gritar apenas pouco antes do impacto final do avião. As investigações sobre as causas do acidente aéreo prosseguem. 

Amos Genish, da GVT, assume a presidência da Vivo

O presidente da GVT, Amos Genish, assumirá a Telefônica/Vivo em substituição a Antônio Carlos Valente, que irá para o conselho de administração da operadora.
Por meio de um e-mail, Valente já se despediu dos funcionários da empresa, Genish só assumirá a Vivo depois da conclusão do negócio, cuja previsão é que aconteça no primeiro semestre deste ano.
Genish era pretendido por diversas empresas. A Vivendi, que controlava a GVT antes da venda, queria que o executivo fosse para a França. A própria Telefônica havia manifestado interesse de que ele não deixasse a operadora espanhola.
No ano passado, Genish também foi sondado para ser presidente da Oi, no caso de uma fusão com a TIM Brasil, controlada pela Telecom Italia.