quarta-feira, 28 de março de 2012

Chapecoense goleia e acaba com a invencibilidade do JEC no returno

A Chapecoense derrubou a invencibilidade do Joinville no returno do Campeonato Catarinense. Com grande atuação do meia Athos, o Verdão goleou o JEC por 4 a 1, na noite desta quarta-feira (28), na Arena Condá.

O resultado coloca o time do Oeste com nove pontos, contra 13 do Joinville.

Três gols da Chapecoense saíram no primeiro tempo. Fabiano, João Paulo e Diogo Roque fizeram 3 a 0.
No segundo tempo, Leonardo ampliou. O JEC diminuiu com Cristiano.

No próximo domingo (1º), o Joinville faz o clássico com o Criciúma, na Arena, enquanto a Chapecoense pega o Metropolitano, em Blumenau.

Polícia Civil define estratégias de segurança para atuar em evento náutico em Itajaí

A Equipe do SAER realizou um simulado de resgate na manhã desta terça-feira (27), em Itajaí, como parte de treinamento para o evento VOR (Volvo Ocean Race) que acontecerá do dia 4 de abril até 22 de abril.

Espera-se para o evento mundial a atuação de 15 Agentes, três Escrivães e três Delegados de Polícia Civil para fazer a segurança, além de um Helicóptero Esquilo 350 B2, quatro Viaturas GM Blazer, duas Delegacias Móveis, um Comandante de Aeronave, cinco Co-pilotos e 11 Tripulantes Operacionais Multi Missão.

O SAER irá operar em resgates em altura, resgates aquáticos, monitoramentos aéreos, levantamentos fotográficos e intervenções policiais.

O evento, que é uma das principais competições de vela do circuito mundial, já passou pelas cidades de Alicante (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia) e chega no próximo mês ao Brasil.

Para receber o evento, a Secretaria Municipal de Segurança Pública de Itajaí definiu os planos de segurança que contará com o apoio da Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Militar, Marinha do Brasil e da Coordenadoria de Transito de Itajaí.

Fórum intersetorial na América Latina

Paiva Netto

Num improviso que fiz na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em 20 de junho de 1987, no sugestivo auditório do Ecumenismo Total, da antiga sede da Legião da Boa Vontade na capital fluminense, ressaltei que não se erige uma pátria melhor e um povo mais feliz fazendo coleção de seus defeitos, todavia os corrigindo e catalisando os acertos dela. É verdadeiro suicídio querer compatibilizar os homens por aquilo que têm de condenável. A conciliação tem de ser feita por cima: por suas virtudes e qualidades eternas. Um país progride na razão direta do talento e da pertinácia de seus filhos (...). O mesmo ocorre em âmbito planetário.

É sob a inspiração dessa cultura que a LBV está realizando em diversas cidades do Brasil e da América Latina, desde 13 de março, o 9º Fórum Intersetorial Rede Sociedade Solidária — 6ª Feira de Inovações em suporte à Revisão Ministerial Anual do Conselho Econômico e Social da ONU (Ecosoc), que se encerrará no dia 28 deste mês.

Na concretização do encontro, a LBV conta com o suporte do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (UN/Desa) e o apoio do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic Rio). Com foco no tema “A redução da pobreza e a promoção do emprego e do trabalho decente no contexto de uma economia verde”, colabora para os debates da Revisão Ministerial Anual do Ecosoc e da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que se dará em 2012.

O evento já ocorreu na capital fluminense, no Centro Educacional da LBV; em Brasília/DF, no ParlaMundi da LBV; em Assunção, no Congresso Nacional do Paraguai; e em La Paz, na Bolívia. Haverá igualmente reuniões em Montevidéu, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina (28).

Agradeço às autoridades, personalidades e público em geral que vêm prestigiando esses trabalhos, que visam realmente a um mundo melhor e sustentável para todos.


ECUMENISMO DAS RAÇAS

Quarta-feira, 21 de março, foi o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Lembremos três versículos do ensinamento de Jesus, o Profeta Divino, Evangelho segundo João, capítulo 10:

“14 Eu sou o Bom Pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem,

“15 Assim como o Pai me conhece, Eu também conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.

“16 Ainda tenho outras ovelhas, que não são deste aprisco. A mim me convém conduzi-las. Elas ouvirão a minha voz. Então, haverá um só Rebanho e um só Pastor”.

Vê-se na palavra do Cristo Ecumênico que o Seu propósito é justamente agregar a todos sem distinção. E sabemos que para isso deu a própria vida. Apesar de já se terem passado dois milênios, a sociedade ainda carece compreender e vivenciar esse Ecumenismo étnico.


DIA MUNDIAL DA SÍNDROME DE DOWN

Ainda em 21 de março, tivemos o Dia Mundial da Síndrome de Down. A data, comemorada internacionalmente a partir deste ano, nasceu de um projeto de resolução apresentado pelo Brasil e adotado, por consenso, pela III Comissão da Assembleia-Geral das Nações Unidas (AGNU). Trata-se de ensejo relevante para que a Humanidade se conscientize da importância do respeito e do apoio que tantos irmãos merecem e aguardam de todos nós. Convido os meus prezados leitores a ler artigo, intitulado “Síndrome de Down”, que publiquei no fim de 2011 na imprensa brasileira. Acesse-o no site www.paivanetto.com.


José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Parecer sobre projeto de Ilhota deve sair até sexta-feira

O projeto da Ponte de Ilhota, ligação da Rodovia Jorge Lacerda com a BR-470, deverá receber parecer do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) até a próxima sexta-feira (30). Esta foi a informação que o secretário de Articulação Nacional, João Matos, recebeu do chefe de gabinete do diretor Geral do Dnit, Maurício Malta, em audiência nesta terça-feira (27), em Brasília. Participou do encontro o secretário de infraestrutura, Valdir Cobalchini.

Conforme ele, a empresa já entregou as pendências necessárias e as mesmas estão em análise, sendo que a equipe do Departamento deverá concluí-la ainda esta semana. Na primeira quinzena de março, João Matos, autor da emenda parlamentar que destinou os recursos para a obra em 2005, acompanhou reuniões junto com o prefeito de Ilhota, Ademar Felisky, para dar encaminhamento ao assunto também no Dnit. Na ocasião, o assessor da Direção, André Kuhn, afirmou que a Ponte de Ilhota, assim como o acesso ao Aeroporto de Correia Pinto, são prioridades apontadas pelo diretor Geral, general Jorge Fraxe.

Ao todo, a estrutura terá 2,4 quilômetros de extensão e receberá fluxo estimado de 5 mil veículos por dia após sua conclusão, garantindo a travessia do Rio Itajaí-Açu. A obra está orçada em R$ 32,5 milhões, sendo 80% dos recursos oriundos do Governo Federal e o restante de contrapartida do Governo do Estado.

Comitiva de Itajaí discute resolução 72 em Brasília

Uma comitiva suprapartidária formada por representantes do legislativo e executivo itajaiense se reuniu em Brasília com deputados e senadores de Santa Catarina para debater os impactos negativos que podem ser gerados para a cidade com a eventual aprovação da Resolução 72.

O encontro aconteceu nesta terça-feira (27), com a presença dos vereadores Susi Bellini, Níkolas Reis, Douglas Cristino e Vanderley Dalmolin, como também da Vice-prefeita Dalva Rhenius.

A comitiva de Itajaí transmitiu aos deputados e senadores a preocupação do setor empresarial e dos trabalhadores que atuam em empresas ligadas à área, com relação à resolução. "Nossa participação

foi um gesto, um apelo, para que nossos representantes se comprometam em gestionar uma saída menos prejudicial para a cidade", afirmaram os vereadores.

A Resolução 72 propõe unificar a alíquota de ICMS interestadual cobrada em produtos e bens importados. A proposta do governo federal é a de que as alíquotas de 7% a 12% (de acordo com o Estado e o produto) passem a ser de 4% para todos.

Falso médico é preso em Tubarão

Um falso médico foi detido nesta segunda-feira, em Tubarão, no Sul do Estado. De acordo com informações da Central de Polícial Civil da cidade, o homem atendia pacientes como oftalmologista em seu consultório quando foi preso em flagrante.

O Ministério Público Estadual solicitou à Polícia Civil que fosse instaurado um inquérito para investigar as atividades do suposto médico. Com a comprovação da irregularidade na atuação profissional do suspeito, foi montada uma operação que resultou na prisão do falso médico, que foi conduzido à delegacia, onde prestou depoimento. O homem foi liberado no mesmo dia e pode ser processado por exercício ilegal da atividade.

Eleitor têm até 9 de maio para regularizar título

Os cidadãos que vão participar da eleição do dia 7 de outubro têm até 9 de maio para regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. Este prazo inclui solicitar o primeiro título, alterar nome ou estado civil no documento e transferir de um domicílio eleitoral para outro.

O pleito municipal para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores será realizado em 5,5 mil municípios brasileiros. O voto é facultativo para os jovens que tem entre 16 e 18 anos.

São três os tipos de regularização. O primeiro é o alistamento eleitoral, para os que farão o título pela primeira vez. Para encaminhar o documento é obrigatório comparecer à Central do Eleitor com carteira de identidade, comprovante de residência e, se forem homens, certificado militar. O outro tipo é a atualização do título com alteração do nome ou estado civil. Neste caso, o eleitor deve levar carteira de identidade e comprovante da alteração, por exemplo, certidão de casamento para atualizar o estado civil.

E, por último, há a transferência de domicílio eleitoral que exige comprovante de residência, carteira de identidade e estar residindo há três meses na cidade onde será a votação.