quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Rio Itajaí-Açu atinge 4,64m

De acordo com a medição feita às 10h, pela Defesa Civil de Blumenauo nível do Rio Itajaí-Açu no Centro de Blumenau está em de 4,64 metros, aumento de seis centímetros em duas horas.A Defesa Civil de Blumenau informa que a elevação é normal, já que algumas comportas das barragens de contenção no Alto Vale foram abertas. A previsão é de que o nível pode subir alguns centímetros durante o dia. O atual nível deixa a cidade em estado de atenção. Com mais de seis metros, a cidade fica em alerta e com mais de oito metros começam a ser alagadas as primeiras ruas. No início da semana, o nível do rio chegou a 8,06 metros.

Abertura das barragens faz rio subir em Rio do Sul

Rio do Sul permanece em estado de emergência em função das chuvas no Alto Vale. Na última medição, às 8h, o nível do Rio Itajaí-Açu estava em 6,78 metros. A enchente começa quando o nível atinge 6,50 metros. O nível ainda deve subir alguns centímetros por conta da abertura das comportas das barragens. No momento, sobe, em média, dois centímetros por hora.
Segundo a Defesa Civil do município, a previsão é de que chova hoje na cidade 25 milímetros. A média histórica do mês de setembro, por exemplo, é de 120 milímetros.
A barragem de Taió opera com 65% da capacidade comprometida, cinco comportas fechadas e duas abertas. A barragem de Ituporanga está com 81% da capacidade comprometida, três comportas abertas e duas fechadas.
Os bairros Jardim Alexandro e parte do Bairro Canoas são os mais afetados. Calcula-se que cerca de 450 pessoas estejam desabrigadas e 550 desalojadas. O pico que o nível do rio atingiu em Rio do Sul foi 8,55m segunda-feira, às 20h.