sexta-feira, 18 de maio de 2012

Governo deverá criar cinco delegacias para adolescente infrator

Os crimes cometidos contra crianças e adolescentes em Santa Catarina, assim como os atos infracionais praticados por eles podem ter uma estrutura policial exclusiva para investigar os casos. Este é o tema do pedido que o Ministério Público de SC apresenta ao Governo do Estado nesta sexta-feira.

As cidades sugeridas para receber as estruturas que vão investigar os abusos são Florianópolis, Joinville e Chapecó. A sugestão ainda contempla outras duas delegacias especializadas em atos infracionais cometidos por adolescentes, em Florianópolis e Joinville.

A proposta será entregue nesta sexta-feira ao Vice-Governador Eduardo Pinho Moreira, no Centro Administrativo, na Capital catarinense. O Procurador-Geral de Justiça Lio Marcos Marin deve se reunir com Pinho Moreira e apresentar a proposta detalhada.

A data escolhida não é casual: nesta sexta, atividades em todo o país lembram que dia 18 é o Dia Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O Procurador-Geral de Justiça destaca que Santa Catarina é o único estado que ainda não dispõe de delegacia especializada exclusivamente na repressão dos crimes praticados contra crianças e adolescentes.

Dados do MP apontam que houve crescimento na quantidade de crimes deste tipo. Em 2011 o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do MPSC recebeu 1833 denúncias vindas pelo Disque Direitos Humanos (Disque 100).

Nesta lista, há relatos de situações de negligência, violência física, psicológica, abuso e exploração sexual. O que mais chama atenção é o fato de 36% dos registros serem de crimes sexuais.

Cinco casos de Gripe A confirmados este ano em Itajaí

A Vigilância Epidemiológica de Itajaí confirmou em reunião com funcionários da Saúde que já são cinco casos de Gripe na cidade. O encontro ocorreu no fim da tarde desta quinta-feira.

Os três últimos registros são de um homem de 39 anos, que está internado no Hospital Marieta Konder Bornhausen; uma criança de 2 anos, que está no Hospital Infantil Pequeno Anjo; e uma outra criança de 11 anos, que estava internada, mas já voltou pra casa.

Com esses, o número de casos da doença em Santa Catarina chega a 12 desde o início do ano.

Na reunião em Itajaí foram discutidas medidas pra intensificar a prevenção à Gripe A. Entre elas está o reforço em procedimentos realizados nos postos de Saúde.

Na policlínica do bairro São Vicente, onde o movimento é maior, a circulação de pessoas com sintomas da doença aumentou em 40%. Quem chega, passa por uma triagem. Se apresentar sintomas como febre, vômito, tosse, o paciente é orientado a colocar máscara.

A distribuição do medicamento Tamiflu será ampliada para 15 unidades de Saúde (hoje são três as unidades que distribuem). Têm direito a tomar o remédio as pessoas que apresentam sintomas e pertençam a grupos de risco (idosos, gestantes, quem possui doenças crônicas).

Pra reforçar a vacinação, a Vigilância Epidemiológica de Itajaí vai montar postos de divulgação em pontos estratégicos da cidade.