sexta-feira, 10 de abril de 2015

Casal de empresários é preso em operação que apura suposta fraude em licitação da Câmara de Vereadores de Navegantes

Uma operação deflagrada pelo Ministério Público de Santa Catarina levou à prisão nesta quinta-feira um casal de empresários de Navegantes. Sérgio Luiz e Claudia Nara Silveira são investigados em um procedimento que apura suposta fraude em licitação na compra de notebooks pela Câmara de Vereadores, em 2013. A casa do ex-presidente do Legislativo, Juliano de Maria (PSDB), e a Secretaria da Criança, Adolescente e Juventude — pasta pela qual ele responde atualmente — foram alvo de mandados de busca e apreensão.
A busca de documentos e provas foi feita com auxílio da Polícia Militar. Além de Navegantes, também foram cumpridos mandados em endereços de Balneário Camboriú e Ilhota. Claudia foi presa em casa, em Navegantes, e Sérgio em Bombinhas, em um imóvel da família. Ambos foram encaminhados a presídios de Itajaí ainda nesta quinta-feira.
O casal é dono da empresa NSN Comércio de Equipamentos de Informática, que dois anos atrás recebeu R$ 32 mil pela venda de 11 notebooks e dois aparelhos de TV para a Câmara. A licitação ocorreu por meio de carta-convite e acabou cancelada pela presidência da casa, em julho de 2013 — apesar disso, os equipamentos foram entregues e estavam sendo usados pelos vereadores.
Em nota oficial, o MPSC informou que a investigação inclui crimes de "fraude em procedimento licitatório, associação criminosa e coação", mas os motivos que levaram à detenção do casal são mantidos em sigilo e não foram divulgados. Os mandados de prisão contra os empresários são temporários, válidos por cinco dias e prorrogáveis por mais cinco. Durante esse período deve ser feita a análise de documentos apreendidos e perícia das provas.
O promotor Diego Pinheiro, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Navegantes, não quis comentar o caso, mas segundo ele não se descarta o cumprimento de novos mandados de busca e apreensão e nem de novas prisões.

Figueirense vence o Metropolitano por 1 a 0

Em um jogo fraco tecnicamente o Figueirense venceu o Metropolitano por 1 a 0 nesta quinta-feira, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. No jogo que encerrou a oitava rodada do hexagonal semifinal do Campeonato Catarinense 2015, o Figueira deu um passo importante rumo à decisão do Estadual. De pênalti, nos minutos finais, Clayton decretou a vitória alvinegra. Com o resultado o Figueirense se manteve na segunda posição, com 18 pontos. O Metropolitano segue como quinto colocado, com quatro.

Os donos da casa começaram pressionando, mas tiveram dificuldades para superar a boa marcação do time verde. Com o passar do tempo, a partida ficou equilibrada, com os dois times se revezando na posse da bola. As chances mais perigosas dos dois lados surgiram na bola parada. Em uma delas, de cabeça, Elton acertou a trave. Na etapa complementar o Figueira voltou pressionando e criou chances de marcar com Carlos Henrique. Aos poucos o Metrô equilibrou o jogo e chegou ao ataque impulsionado pela velocidade de Negueba. O atacante incomodou tanto a defesa alvinegra até que forçou a expulsão de Thiago Heleno, após duas entradas duras em cima do camisa 11 do Metrô.

Nos minutos finais, em um lance despretensioso o Figueira conseguiu um pênalti ao seu favor. Cereceda foi à linha de fundo e cruzou para a área, a bola desviou no braço de Alexandre Carvalho e o árbitro marcou pênalti. Clayton cobrou e marcou. 

Os dois times voltam a campo no domingo e ambos jogam fora de casa. O Figueirense vai a Joinville duelar com o JEC, às 16h, na Arena Joinville. Pouco mais tarde, às 18h30min, o Metrô vai ao Sul do Estado enfrentar o Criciúma, no Estádio Heriberto Hülse.