sábado, 12 de julho de 2014

Itajaí agora tem ponto de ônibus ecológico

Itajaí agora tem ponto de ônibus ecológico
Victor Schneider/ Secom Itajaí/Divulgação

Itajaí agora tem um ponto de ônibus ecológico instalado na rua Carolina Vailatti, no bairro São João. O equipamento está em fase experimental e o objetivo da prefeitura é implantar outros 14 pontos similares na avenida Reinaldo Schmithausen, no bairro Cordeiros.


O equipamento foi todo fabricado com material 100% reciclado e tem a energia solar como única fonte de alimentação para iluminar. 


O ponto tem mais de três metros de comprimento, 1,5 metros de profundidade e 2,20 metros de altura. Garrafas pet foram utilizadas como matéria prima além de sacolas, resquícios de material de informática e 20% de casca de arroz. A impressão que se tem ao olhar para o equipamento é que foi todo contruído em madeira. A iluminação pode durar até quatro dias sem sol. As lâmpadas de LED são acesas através de fotocélula, sensor capaz de identificar qual o melhor horário para ligar as lâmpadas.


De acordo com o secretário de obras, Tarcísio Zanelato, os pontos têm 50 anos de garantia, não criam cupins e não enferrujam, não soltam lascas, nem precisam de pintura, o que torna os custos de manutenção praticamente nulos. Agora a prefeitura vai observar se os equipamentos vão sofrer a ação do vandalismo.


Após o teste eles poderão ser instalados também em locais onde há maior necessidade de substituição dos pontos existentes e onde não há.