segunda-feira, 31 de agosto de 2009

MEC estuda Enem obrigatório em 2010

Com 4,5 milhões de inscritos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se transformou na porta de acesso às universidades e, em 2010, pode passar por mais uma transformação.
O diretor de Avaliação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Heliton Ribeiro Tavares, admitiu que a prova pode se tornar obrigatória a partir do próximo ano.
— O conselho que reúne as secretarias de educação estaduais já solicitou estudo para tornar o Enem obrigatório. Vamos responder no próximo ano se é possível ou não. Não sei se será possível, pelo menos a curto prazo — disse Tavares.
O novo Enem será aplicado nos dias 3 e 4 de outubro em mais de 1,8 mil municípios brasileiros.

Resgate da Cidadania

Paiva Netto

Originário da campanha permanente da Legião da Boa Vontade contra a fome e pela cidadania — lançada por Alziro Zarur (1914-1979) no fim da década de 1940, com a popular “Sopa dos Pobres” —, o programa socioeducativo Ronda da Caridade da LBV chega aos seus 47 anos de atuação.
Tive o privilégio de participar da Ronda inaugural, em 1/9/1962, no Rio de Janeiro/RJ. Guardo, até os dias de hoje, aquele espírito do começo, perseverando e tendo a honra de ver multiplicada esta equipe que, diuturnamente, levanta das calçadas brasileiros iguais a nós. Lembro-me de que nessa ocasião completava-se o 23o ano do início da Segunda Guerra Mundial, quando Hitler invadiu a Polônia. Com a Ronda da LBV, se fez e se faz o contrário: proclama-se a “guerra” contra o desamparo, a deseducação e a miséria.
Com o passar do tempo aprimoramos a iniciativa, adequando-a aos parâmetros da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Hoje, as ações desenvolvidas com as famílias visam à aquisição do conhecimento de seus deveres e direitos, à percepção de oportunidades e à melhoria das práticas comunitárias, com vista a aumentar a qualidade de vida das gentes por meio de palestras educativas, entrega de refeições e/ou alimentos crus e oficinas de incentivo à busca de novos conhecimentos, de forma que as pessoas atendidas possam exercer efetivamente a cidadania plena. São realizadas, também, atividades lúdicas que estimulam boas atitudes e o relacionamento dentro do grupo, sem esquecer a prece no lar, que traz o conforto espiritual tão necessário nos momentos difíceis.
Minha homenagem a todos os voluntários da Equipe Legionária altruística, que se dedica a amenizar o sofrimento alheio, de modo que vivamos um mundo melhor.

Objetivos do Milênio e a Ronda

É importante ressaltar que os Oito Objetivos do Milênio — estabelecidos pela ONU e subscritos por 192 países, cuja meta é trabalhar vários pontos, desde a erradicação da pobreza e da fome até a preservação do meio ambiente — alinham-se de maneira peremptória com os princípios da vanguardeira atuação da LBV.

Super RBV

Coincidentemente, em 1992, num 1/9, iniciei a programação 24 horas da Super Rede Boa Vontade de Rádio, no Brasil, no exterior e também pela internet*. Por sinal, o surgimento da LBV deu-se a partir do famoso Hora da Boa Vontade, que Zarur estreou na Rádio Globo, do Rio de Janeiro, a 4 de março de 1949.
Ao longo desses anos, a Super RBV caracterizou-se pelo pioneirismo de veicular, de hora em hora, uma Prece Ecumênica. Com uma grade diversificada (esporte, cultura, jornalismo e utilidade pública), a maior audiência fica por conta da mensagem do Evangelho-Apocalipse de Jesus, explicado em Espírito e Verdade à luz do Mandamento Novo do Cristo Ecumênico: “Amai-vos como Eu vos amei”.

* Super Rede Boa Vontade de Rádio — Rede radiofônica criada por Paiva Netto, que hoje conta com emissoras interligadas via satélite e conectadas permanentemente à internet: http://www.boavontade.com/.


José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade.
paivanetto@uol.com.brhttp://www.boavontade.com/

Muricy administra liderança e vê características de campeão no Palmeiras

Principal vencedor em pontos corridos no Brasileirão, Muricy Ramalho (que soma três títulos nacionais neste modelo de torneio) diz enxergar no elenco do Palmeiras "ingredientes" indispensáveis para a formação de um time campeão. O treinador argumenta que uma equipe que mira o título precisa ser valente mesmo quando perde um jogo, além de consistente em campo.
"Nosso time pode não ser brilhante, mas é consistente. Para ser campeão, às vezes ser brilhante não basta. E para bater a gente é muito difícil. Isso é importante para quem quer o título", discursa Muricy.
O Palmeiras, de fato, tem sido "encardido" mesmo quando é derrotado. Em 22 jogos neste Brasileirão, a equipe de Parque Antarctica perdeu apenas três vezes, duas delas por vantagem mínima (Coritiba 1 a 0, e Goiás 2 a 1). A maior vantagem foi de dois gols (Internacional 2 a 0).
Muricy considerou justo o empate entre São Paulo x Palmeiras, elogiando a performance do time alviverde sobretudo por atuar como visitante.
O treinador ainda minimiza a série de poucas vitórias e avalia que o momento é de administrar a liderança, independente dos resultados nas próximas rodadas. A vantagem para o vice-líder Goiás é de três pontos (41 a 38).
"O grande desafio nosso é tratar cada jogo como uma decisão. Contra o Barueri [sábado, no Parque Antarctica] será outra final. O Palmeiras precisa se manter na frente. Esse é nosso objetivo agora".