terça-feira, 9 de junho de 2015

Deserto, seca, poluição...

Paiva Netto

O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca é lembrado em dezessete de junho. Vale, portanto, ressaltar recentes e alarmantes estatísticas. Uma delas vem da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Quase nove em cada dez habitantes das cidades do mundo estão sujeitos a níveis de poluição acima do aceitável segundo os padrões da OMS”, destacou a Agência Brasil. Depois, conforme noticiou a Deutsche Welle, uma pesquisa do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica diz que os reservatórios de água no país, considerados críticos pela Agência Nacional de Águas (ANA), perderam em média 80% de sua cobertura florestal. 

Ora, os danosos impactos desse verdadeiro "arboricídio" estão aí. O ar, o solo e a água diariamente escasseiam em qualidade, fertilidade e abundância. 

Cuidado, estamos respirando a morte
Há quase 14 anos, em 1º. de julho de 2000, a revista Manchete publicou um artigo meu que parece até que foi escrito hoje:

Atualmente, em vastas regiões da Terra, o simples ato de respirar corresponde à abreviação da vida. Sofrimentos de origem pulmonar e alérgica crescem em progressão geométrica. Hospitais e consultórios de especialistas vivem lotados com as vítimas das mais diferentes impurezas.

Abeirar-se do escapamento de um veículo é suicídio, tal a adulteração de combustível vigente por aí. Isso sem citar os motores desregulados...

Cidades assassinadas
Quando você se aproxima, por estrada, via aérea ou marítima, de grandes centros populacionais do mundo, logo avista paisagem sitiada por oceano de gases nocivos. 

Crianças e idosos moram lá... Merecem respeito. 

No entanto, de maneira implacável, sua saúde vai sendo minada. A começar pela psíquica, porquanto as mentes humanas vêm padecendo toda espécie de pressões. Por isso, pouco adiantará cercar-se de muros cada vez mais altos, se de antemão a ameaça estiver dentro de casa, atingindo o corpo e a psicologia do ser.

Em cidades praieiras, a despeito do mar, o envenenamento atmosférico avança, sem referência à contaminação das águas e das areias... O que surpreende é constituírem, muitas delas, metrópoles altamente politizadas, e só de algum tempo para cá seus habitantes na verdade despertarem para tão terrível risco.

Despoluir qualquer área urbana ou rural deveria fazer parte do programa corajoso do político que realmente a amasse. Não se pode esperar que isso apenas ocorra quando se torna assunto lucrativo. Ora, nada mais proveitoso do que cuidar do cidadão, o Capital de Deus.

As questões são múltiplas, mas esta é gravíssima: estamos respirando a morte. Encontramo-nos diante de um tipo de progresso que, ao mesmo tempo, espalha ruína. A nossa própria.

Comprova-se a precisão urgente de ampliar em largo espectro a consciência ecológica do povo, antes que a queda de sua qualidade de vida seja irreversível. Este tem sido o desafio enfrentado por vários idealistas pragmáticos. Entretanto, por vezes, a ganância revela-se maior que a razão. O descuido no preparo de certas comunidades, para que não esterilizem o solo, mostra-se superior ao instinto de sobrevivência. (...)

A poluição que chega antes
A infinidade de poluições que vêm prejudicando a vida de cada um deriva da falência moral que, de uma forma ou de outra, inferniza a todos. Viver no presente momento é administrar o perigo. Mas ainda há tempo de acolhermos a asserção de Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944): “É preciso construir estradas entre os homens”. Realmente, porque cada vez menos nos estamos encontrando nos caminhos da existência como irmãos. Longe da Fraternidade, não desfrutaremos a Paz.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Dease vai romper convênio com ONG responsável pelo Casep de Itajaí

Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania vai romper o convênio com a ONG Cidepasc, que administra o Centro de Atendimento Sócio-Educativo (Casep) de Itajaí desde dezembro de 2013. O motivo, segundo informou o diretor do Departamento de Administração Sócio-Educativo (Dease), Roberto Lajus, é porque a secretaria "não está satisfeita com os resultados apresentados pela ONG e porque a prestação de contas vem sendo feita de forma equivocada". Caso o convênio seja realmente desfeito, a reforma do Casep interditado há um mês por problemas na estrutura_ prevista para ser concluída em três meses, pode parar por tempo indeterminado.

_ O Estado deve assumir a obra e para isso teremos de fazer uma licitação _ esclarece Lajus. 

O diretor do Dease afirma que a instituição que administra o centro recebe o recurso de R$ 93 mil, que deve ser investido em alimentação, folha de pagamento e outras despesas: 

_ Mas gastam mais do que o previsto com alimentação e não apresentam o quadro completo de funcionários para a gente _ informa. 

Esse não é o único problema enfrentado pela unidade de Itajaí. O ex-diretor geral do Casep da cidade, Mateus Antônio Ribeiro, é alvo de uma investigação do Ministério Público sob a suspeita de cometer maus-tratos contra adolescentes infratores internados na unidade. A denúncia levou à instauração de uma ação civil pública contra ele e a determinação do afastamento do cargo pela Justiça há cerca de um ano. 

O caso veio à tona agora porque, conforme o promotor da Infância e Juventude, Jackson Goldoni, Ribeiro teria sido flagrado no centro durante uma inspeção da 4ª Promotoria de Justiça há cerca de três meses. O promotor esclarece que, de acordo com a determinação judicial, o gestor está impedido, inclusive, de entrar na unidade. 

Após o flagrante, Goldoni informou à Justiça e solicitou o pagamento de multa diária de R$ 2 mil em caso de descumprimento. A Justiça acatou o pedido e, segundo o promotor, Ribeiro foi notificado da decisão no dia 26 de maio. 

Polícia investiga morte de jovem de 17 anos após festa em Lages

A Polícia Civil está instaurando inquérito para elucidar a morte de uma jovem de 17 anos, levada sem vida até o pronto-socorro após participar de uma festa em Lages, na Serra de Santa Catarina. Jordana Tormen Branco teve uma parada cardíaca e teria sido conduzida ao atendimento por dois amigos e pelo namorado na manhã deste domingo.

Natural de Campo Belo do Sul, a garota saiu de casa no sábado para participar de um festival e, depois, de uma festa chamada "Abduzidos na colina", organizada em um sítio de Lages.


Jordana foi levada ao Pronto-atendimento Tito Bianchini por volta das 10h de domingo. Diretor da unidade de saúde, Raphael Cascaes relata que três rapazes teriam chegado com a jovem já morta dentro do carro, buscando atendimento, e que permaneceram no local até a chegada da família.

Um dos rapazes teria ainda preenchido uma ficha da paciente, sem dar muitos detalhes sobre o ocorrido. Cascaes informou que não pode fornecer a ficha à imprensa, mas que a equipe acompanhou o caso com "muita atenção" desde o princípio.

– Assim que ela chegou, todos os plantonistas foram imediatamente mobilizados, mas a paciente já estava em óbito. Só depois disso é que foi feita a ficha cadastral com os rapazes – conta Cascaes, a partir de informações repassadas pelos socorristas que estavam de plantão.

Instituto Geral de Perícia (IGP) foi acionado e, após a realização dos procedimentos, o corpo da jovem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). Os exames que apontarão a causa da morte de Jordana Branco devem sair em até 10 dias.

Bandidos fazem homem refém e roubam carregamento de produtos de beleza em Blumenau

Um homem de 45 anos foi feito refém em um assalto na Rua Almirante Barroso, no bairro Vila Nova, em Blumenau. O assalto aconteceu por volta das 22h de segunda-feira e a vítima foi levada em seu Renault Master Furgão até o Terminal do Aterro, onde foi deixada pelos criminosos. O veículo roubado estava carregado com produtos de beleza. Após buscas, a Polícia Militar encontrou três suspeitos na Itoupava Norte e os encaminhou à Central de Polícia.

De acordo com a ocorrência policial, a vítima foi abordada por quatro homens encapuzados e armados nas proximidades do antigo mercado Mini Preço. Por volta da meia-noite, a PM encontrou em uma garagem na Rua Otto Mordhorst, na Itoupava Norte, um Citroën Xsara Picasso com placas do Espírito Santo.
No porta-malas do veículo foram encontrados os produtos roubados e sobre uma mesa, uma pistola com numeração raspada. A PM encaminhou os homens de 18, 19 e 27 anos à Central de Polícia. O veículo roubado foi encontrado abandonado em Brusque.