segunda-feira, 27 de julho de 2015

Caridade e estratégia

Paiva Netto

Caridade rima com amizade. E não apenas pela fonética. Sua ação está intrinsecamente ligada ao gesto cordial de esclarecer e amparar os menos instruídos. Pela passagem do Dia da Caridade (19/7) e do Dia Internacional do Amigo, comemorado em 20/7, recorro à nova edição de Cidadania do Espírito, na qual destino um capítulo ao significado do termo Caridade, convidando o leitor a refletir sobre essa ferramenta imprescindível, em minha opinião, para ajustar os mecanismos de uma sociedade, ainda hoje regida pelo individualismo, seja no âmbito particular ou coletivo, levando os povos à secura de alma, isto é, à ausência da solidariedade, da fraternidade nos relacionamentos humanos e sociais. Aqui, alguns trechos do tema. Espero que apreciem: 

A Caridade não é um sentimento de tolos. É uma estratégia de Deus, que estabelece nos corações a condição ideal para que se trabalhe, governe, empresarie, administre, pregue, exerça a ciência, elabore a filosofia e se viva, com espírito de generosidade, a religião.

Quando há Amor Fraterno, incontrastável empenho e consagrada competência, que se desenvolve com labor e zelo — desde a fixação de um simples prego na madeira (creia no seu valor próprio!), não existem limites para o alicerce de um mundo melhor.

Realizar o bem voluntariamente é uma das mais belas páginas de amor que o ser humano pode escrever. O Profeta Muhammad (570-632) — “Que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele!” — ensina: “Uma boa ação é aquela que faz aparecer um sorriso no rosto do outro”. A Caridade, aliada à justiça, é o combustível das transformações profundas. Sua ação é sutil, mas eficaz. A Caridade é Deus.

Reforma efetiva
Desumanidade resulta em desumanidade. Aí está, em resumo, a explicação do estado atual do planeta. Porém, com a riqueza de nosso espírito, podemos edificar um amanhã mais apreciável. Entretanto, nenhuma reforma será duradoura se não houver o sentido de Caridade atuando na Alma.

A Caridade é o centro gravitacional da consciência política, social, filosófica, científica, religiosa, de modo que — se o ser humano não tiver compreensão dela — deve esforçar-se para entendê-la, a fim de que venha a subsistir em sua própria intimidade pessoal. Não há céu mais auspicioso do que o coração, quando iluminado pelas forças do Bem. Ela é o divino sentimento que nos mantém vivos. Por toda a existência, mormente na hora da dor, ao invés de lamentações, não nos esqueçamos dela e a pratiquemos com devoção. Trata-se de um grande medicamento para a alma.


A Caridade é a prova do poder do Espírito em construir promissoras épocas para as criaturas e seus povos. Não há maior inspiração para a boa política do que ela. Absurdo?! O tempo mostrará que não. Aliás, já está mostrando.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Camboriú registra dois homicídios em menos de 24 horas

Dois homens foram assassinados a tiros em menos de 24 horas neste fim de semana em Camboriú. A Polícia Militar registrou o primeiro homicídio por volta das 21h15 de sábado, no bairro Jardim Bela Vista. A segunda morte aconteceu na madrugada deste domingo, no Conde Vila Verde.

Conforme a PM, um homem vestindo jeans e moletom foi até a casa de Joceli da Silva, 46 anos, e chamou por ele, quando Silva apareceu na porta, foi atingido por vários tiros. Ele também foi esfaqueado no pescoço e nas costas.
Silva estava em prisão albergue sem recolhimento _ quando o preso precisa se apresentar diariamente no fórum, mas não precisa dormir na prisão _ pela Comarca de Curitibanos, no Meio-Oeste. Ele tinha condenação por uma tentativa de estupro em 2010.

A vítima do segundo assassinato, Adriano Lopes dos Santos, 29 anos, estava em liberdade provisória, após ter passado um período preso no extinto Presídio de Balneário Camboriú. De acordo com a PM, ele foi morto a tiros em um terreno baldio no fim da Rua Monte das Oliveiras. Ele tinha passagens por furto, ameaça e violência doméstica.

Acidente deixa quatro mortos na BR-470 em Indaial

Quatro jovens morreram em um acidente na BR-470 na manhã deste sábado em Indaial. A colisão frontal ocorreu no Km 77 por volta das 6h10min e envolveu um caminhão Agrale, com placas de Agrolândia, um Gol de Apiúna, e uma caminhonete Toyota Bandeirante, de Ascurra.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o Gol seguia em direção a Rio do Sul e bateu de frente com o caminhão que estava no sentido contrário. O terceiro veículo, que trafegava atrás do caminhão, também foi atingido. Os quatro ocupantes do Gol morreram e forram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Blumenau.
O condutor do Gol era Fabiano Faria, 21 anos. Ele estava acompanhado de três amigos, Samuel Constante, 18, Djonathan Marafigo, 19, e Anderson Vres,18. Os quatro se conheciam desde a infância e estudaram juntos na Escola de Educação Básica São João Bosco. Segundo os familiares, eles estariam voltando de uma festa em Indaial quando o acidente ocorreu. 
O condutor do caminhão, que teve ferimentos graves, e o passageiro foram encaminhados ao Hospital Beatriz Ramos pelo Corpo de Bombeiros de Indaial. O condutor da Bandeirante não se feriu.