terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Combater drogas e alcoolismo

Paiva Netto


Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. Evidenciar essa data, celebrada em 20 de fevereiro, é valioso para a saúde em geral, em particular a de nossos jovens. É desde cedo que se aprende como é ingrato o destino que as drogas e o álcool apresentam às criaturas.


As lamentáveis consequências saltam aos olhos de todos. Basta ver quantas vítimas no trânsito, a infelicidade no seio das famílias, os altíssimos custos que acarretam ao sistema de saúde. Apenas para citar o álcool, segundo o Ministério da Saúde, estima-se um número de dependentes entre 10% e 15% da população mundial.

As iniciativas que têm por finalidade tratar humanamente dos que caíram nessas armadilhas do vício ou cuidar da prevenção contra esses males merecem todo o apoio e incentivo. Combater o que faz mal às pessoas é também legítima caridade.



LEI SECA MAIS RÍGIDA

É providencial a nova Lei Seca, assinada pela presidenta Dilma Rousseff no fim de 2012. Segundo a assessoria de comunicação do Departamento Nacional de Trânsito (Detran), são regras mais severas com o propósito de reduzir as mortes e os acidentes de trânsito provocados pelo consumo de álcool.

Em 29 de janeiro, no Diário Oficial da União, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Resolução 432/13 que estabelece, conforme notícia da “Agência Brasil”, diretrizes para o cumprimento da Lei Seca mais rigorosa: “Se o teste do bafômetro apontar marca igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, o motorista será autuado, responderá por infração gravíssima, pagará multa de R$ 1.915,40, terá a carteira de habilitação recolhida, o direito de dirigir suspenso por 12 meses, além da retenção do veículo. Antes, o limite era 0,1 miligrama de álcool por litro de ar”.

Do respeito a essa Lei dependem vidas humanas. Quanto sofrimento poderá ser evitado!



BONIFÁCIO, KENNEDY, SHAW E O MUNDO INVISÍVEL

John Fitzgerald Kennedy (1917-1963), em seu discurso diante do Parlamento, no dia 28 de junho de 1963, em Dublin, Irlanda, afirmou que “George Bernard Shaw, falando como um irlandês, sugeriu uma nova perspectiva à vida. ‘Algumas pessoas’, ele disse, ‘veem as coisas e perguntam: Por quê? Mas eu sonho com coisas que nunca existiram — e questiono: Por que não?’”.

E, como um descendente de imigrantes irlandeses, prossegue JFK: “É esta a qualidade do povo irlandês: a notável combinação de esperança, convicção e imaginação — que, mais do que nunca, é preciso ter. Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de homens capazes de imaginar o que nunca existiu e de questionar ‘por que não?’”.

Ora, essas também são qualidades do nosso bom povo brasileiro, iluminado de esperança, por pior que seja a conjuntura. Numa hora de satisfação, exclamou o notável José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838), o Patriarca da Independência: “Os brasileiros são entusiastas do belo ideal, amigos da sua liberdade”.

Ditas todas essas coisas, fica claro aos que “têm olhos de ver e ouvidos de ouvir” que o aprendizado neste mundo ainda é incompleto. O entendimento hodierno da Vida Espiritual é semelhante ao da Lei da Gravitação Universal, de Newton (1643-1727), com as presentes contribuições de Einstein (1879-1955). Apenas como argumento, poderíamos dizer que não adiantaria simplesmente negá-la, porquanto nosso saber científico contemporâneo não alcançou por inteiro todas as leis que a regem.

Realmente, é necessário reiterar o ensinamento: a reforma do social começa no Espiritual. Ponto de vista que viemos discutindo e desenvolveremos no transcurso das explicações do Evangelho-Apocalipse de Jesus, em Espírito e Verdade pelo prisma do Seu Mandamento Novo, “amai-vos como Eu vos amei”.



José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivan etto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Polícia Federal de Itajaí realiza operação "Fim de Festa"

A Delegacia de Polícia Federal deflagra nesta terça-feira (26) a Operação “Fim de Festa”, destinada à repressão ao tráfico ilícito de drogas sintéticas, especialmente ecstasy e LSD. Policiais ja identificaram um grupo responsável pela aquisição em território paraguaio, com fornecedores estrangeiros, e a seguida distribuição da substância entorpecente em Balneário Camboriú, Itajaí e região.

As investigações iniciaram a partir da verificação da comercialização da droga em menor escala, especialmente em festa eletrônicas. As investigações evoluíram a ponto de detectar a atuação de indivíduos que se deslocavam até a região da fronteira Brasil-Paraguai (Foz do Iguaçu e Ciudad Del Este), quando então negociavam a aquisição da droga produzida em território estrangeiro, realizando a internação no país e o transporte diretamente ou através de “mulas”.

Os suspeitos são indivíduos jovens, de classe média, assíduos frequentadores de festas eletrônicas, que não se desempenham qualquer atividade lícita.

No decorrer dos trabalhos investigativos foram apreendidos aproximadamente 21 mil comprimidos de ecstasy, em Dionísio Cerqueira, Joinville, Araquari e Itajaí.

Estão sendo cumpridos nove mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão em Itajaí, Blumenau, Lages, e Foz do Iguaçu/PR, todos decretados pela Justiça Federal em Itajaí.

Em alguns casos a droga era negociada com fornecedores estrangeiros através de entrega de veículos receptados pelo grupo, provenientes de crimes de roubos praticados por outros indivíduos.

Exames periciais em algumas das substâncias apreendidas também detectaram a inexistência do princípio ativo MDMA, próprio do ecstasy, mas sim o CLOBENZOREX, substância psicotrópica que pode causar dependência física ou psíquica, também classificado como droga ilícita conforme normas regulamentares.

Os presos estão sendo indiciados pelos crimes de tráfico internacional de drogas (art. 33, 35 e 40, I da Lei Federal 11.343/06), crime contra a saúde pública (art. 273 do Código Penal), receptação (art. 180 do Código Penal).

Reservas do Metropolitano fazem jogo-treino

O técnico Abel Ribeiro terá nesta terça-feira uma chance para melhor avaliar o grupo do Metropolitano. Os jogadores que não atuaram ou sequer foram relacionados para o confronto com o Avaí, sábado, farão jogo-treino com o time do Sindicato dos Atletas Profissionais de Santa Catarina, às 16h, no Estádio Guilherme Jensen.

O adversário conta com jogadores que estão desempregados e na semana passada bateu os reservas do Figueirense, por 4 a 3, no CT do Cambirela, em Palhoça.

Fora de campo, a diretoria segue trabalhando atrás de reforços para o grupo. Nesta terça-feira, os dirigentes devem confirmar dois novos jogadores: um volante e um atacante.

Para a frente, o experiente Selmir, que atuou no Verdão em 2011, chegou a ser sondado, mas foi descartado. Outro nome que estaria na mira da diretoria é o de Rômulo, 31 anos, com passagens por Grêmio, Cruzeiro e Coritiba. O atacante de 1m88cm foi liberado recentemente do Crac (GO), onde marcou um gol em cinco jogos.

O volante Jackson, que não vem sendo utilizado no Figueirense, também pode estar a caminho de Blumenau.

Contratações à parte, nesta segunda-feira, a diretoria confirmou a liberação de mais um jogador, o volante Nilson Sergipano. O jovem atacante Douglas, por problemas disciplinares, foi afastado.