quinta-feira, 2 de junho de 2011

Tempo e temperatura - Previsões para esta quinta-feira


As temperaturas despencaram novamente e esta quinta-feira amanheceu com números negativos em algumas localidades de Santa Catarina. Urupema, na Serra, registrou a menor temperatura do ano no Brasil: -4,4ºC. Em São Joaquim, os termômetros indicaram -1,5.

O tempo, porém, segue firme e com o predomínio do sol. Isso provoca a elevação das temperaturas que variam entre 18ºC e 24ºC ao longo desta quinta-feira.

Na Grande Florianópolis a máxima deve ficar em torno dos 23ºC. O Litoral Norte deve apresentar mais uma vez a temperatura mais elevada, chegando a 24ºC. No Meio Oeste os termômetros devem registrar 18ºC e 19ºC no Planalto Norte.

Russo morre após pedir a amigo que o enterrasse vivo para ter boa sorte

Um russo de 35 anos morreu após pedir a um amigo que o enterrasse vivo por uma noite, acreditando que isso traria a ele boa sorte e uma longa vida. O homem havia tido a ideia ao ler em um site na internet uma lista de supostas receitas populares para melhorar a qualidade de vida. Uma das sugestões era passar uma noite em um caixão fechado debaixo de terra.

Segundo relato do jornal Komsomolskaya Pravda, o homem cavou então um buraco no chão, na cidade de Blagoveschchensk, perto da fronteira com a China, e instalou um caixão de madeira improvisado com dutos de ar para ventilação.

Ele levou consigo cobertores e um celular para emergências, e pediu ao amigo que o enterrasse e o viesse buscar no dia seguinte. Quando o amigo chegou para resgatá-lo, porém, encontrou-o morto.

Chuva

A principal hipótese para o revés é que a chuva forte que caiu na região durante a noite tenha interrompido os dutos de ar para o caixão e possivelmente também danificado o celular, que não foi acionado.

Segundo a polícia, o homem pode ter morrido afogado ou de hipotermia. Segundo o correspondente da BBC em Moscou Steve Rosenberg, o caso não é o primeiro do tipo a acontecer na Rússia. No verão passado, um homem da região de Vologda, no noroeste da Rússia, pediu a um amigo para enterrá-lo vivo para que ele pudesse enfrentar e superar o medo da morte. Mas ele foi encontrado morto uma hora e meia mais tarde, esmagado pelo peso da terra.

A prática parece estar se popularizando entre os russos. Vários blogs no país trazem histórias sobre autossepultamentos supervisionados. Até mesmo o jornal estatal Rossiskaya Gazeta publicou recentemente uma reportagem sobre o tema.

Polícia investiga se ex-BBB Caubói foi morto durante assalto ou foi vítima de vingança

As investigações sobre a morte do ex-BBB André Luís Gusmão de Almeida, 37, o Caubói, seguem duas linhas: a Polícia Civil trabalha com a hipótese de roubo seguido de morte, porque uma televisão LCD e um notebook foram levados, e assassinato encomendado. A delegada Luciane Regina Toledo investiga o caso.

A viúva de Caubói, Luciana Gusmão de Almeida, 34 anos, disse que ele já havia reagido a um assalto. Ela não descarta outras possibilidade para a morte do marido:

— Eu passei outras suposições para a polícia, mas não posso falar — afirmou.

No momento do crime, só estavam no sítio André, a mulher e três dos quatro filhos do casal. Segundo a família, Caubói teria ouvido o barulho dos cães latindo e se levantou para checar.

O ex-BBB foi assassinado com um tiro na nuca na madrugada de quarta-feira, no sítio onde vivia com a família, em Alumínio, a 79 km de São Paulo.

Marcílio recebe o JEC de olho no título da Copinha

O Marcílio Dias entra em campo hoje para enfrentar o Joinville com um só objetivo: vencer. O Marinheiro encara o lanterna da Copa Santa Catarina e precisa de um resultado positivo diante da própria torcida para continuar brigando pelo título do turno. Para o técnico Joceli dos Santos, vai ser um jogo difícil, porque o Marcílio precisa do resultado. Para o jogo desta noite, Joceli conta com o lateral Rogerinho, que volta de suspensão. O desfalque ficará por conta do zagueiro Luiz Henrique e do atacante Cristiano, expulsos diante do Brusque. O substituto na zaga será André Luiz. James pode aparecer como segundo atacante.

Hoje tem Brusque e Concórdia no Oeste

Encaminhar o título do turno e a vaga na decisão da Copa Santa Catarina. Isso é o que o Brusque quer fazer no Oeste do Estado nesta quinta-feira, às 20h, diante do Concórdia, na última partida do time do Vale na primeira parte da Copinha.

Líder, com seis pontos e quatro gols de saldo, a equipe do técnico Itamar Schulle pode comemorar o título simbólico se voltar do Oeste com três pontos na bagagem. Uma vitória simples diante do Concórdia obrigaria os adversários diretos (Metropolitano e Marcílio Dias) a golearem na rodada do fim de semana. Isso, levando-se em conta que o time de Itajaí supere o Joinville, hoje, e também chegue a seis pontos.

Para o jogo, Schulle conta com novidades e deve fazer algumas modificações no time em relação à equipe que bateu o Marinheiro na segunda-feira. Após cumprirem suspensão, o volante Pereira e o meia Tiago Cristian estão à disposição do treinador. Quem também pode pintar no time é o volante Welington Simião, que teve o nome divulgado no boletim diário da CBF e está liberado para jogar.

Uma mudança é certa. O goleiro Wender vai defender a meta, já que o Brusque optou por fazer um rodízio entre os arqueiros no decorrer da Copinha. Já o lateral canhoto Vinícius, o volante Guto e os meias Paulinho e William, lesionados, sequer viajaram.

O Ministério Público vai entrar com ação contra aumento da passagem de ônibus em Blumenau

O promotor da Moralidade Pública do Ministério Público (MP), Gustavo Mereles Ruiz Diaz, confirmou que entrará nesta quinta-feira com uma ação civil pública na Justiça que questionará o aumento de 7% na tarifa de transporte coletivo.

O reajuste aprovado pelo prefeito João Paulo Kleinübing foi calculado provisóriamente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O promotor afirmou que daria mais detalhes a respeito após protocolar a ação. Atualmente, tramitam na Vara da Fazenda Pública outras duas ações civis públicas protocoladas pelo promotor.

Nesta quarta-feira, o presidente da Câmara de Vereadores, Jovino Cardoso Neto, comunicou ao MP que a lei complementar 670, que criou o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Blumenau (Comtranblu), ainda não foi alterada.

O pedido de mudança da lei foi encaminhado pelo prefeito João Paulo Kleinübing no dia 27 de maio ao Legislativo. Kleinübing quer dar poder deliberativo ao Comtranblu, que poderá então definir o valor e a forma como será calculada as tarifas de transporte coletivo, taxi, moto taxi e Área Azul.

O aumento para R$ 2,75 da tarifa passará a valer a partir do dia 11 de junho.

Univali abre inscrições para ingresso em cursos superiores sem vestibular

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) está com inscrições abertas para ingresso nos cursos de graduação por análise de currículo. As vagas são para todas as áreas de conhecimento nos campi Itajaí, Balneário Camboriú, Tijucas, São José, Biguaçu e unidade Florianópolis.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 29 de julho nas secretarias dos campi da universidade ou pela internet, no endereço www.univali.br/se. A relação completa de cursos está no site.

Para se inscrever, o candidato precisa entregar o requerimento de inscrição preenchido na área de processo seletivo do Campus Itajaí ou nas secretarias acadêmicas dos demais campi, com fotocópia da carteira de identidade; do histórico escolar do Ensino Médio ou equivalente; do certificado ou diploma do Ensino Médio ou equivalente; de cursos superiores, de atualização e experiência na área (opcional).

Quem fizer a inscrição pela internet deve enviar a documentação para a universidade pelos Correios.