quarta-feira, 6 de maio de 2015

Itajaí receberá em novembro a Transat Jacques Vabre 2015

A segunda grande competição náutica do ano já tem data marcada para atracar em Itajaí. A Transat Jacques Vabre, maior competição à vela de travessia do Atlântico, estará de volta à cidade entre os dias 03 e 15 de novembro. A regata francesa, que já havia escolhido Itajaí como o porto de chegada em 2013, pela primeira vez permitirá a participação de veleiros ainda maiores na competição. Na semana passada, a direção francesa esteve na cidade para tratar dos preparativos do evento que acontece daqui a exatos sete meses.
Com relação à edição de 2013, as mudanças começam no tamanho dos barcos. Quem se admirou com os velozes veleiros da classe MOD70 (com 70 pés), terá ainda mais motivos para visitar a Vila da Regata neste ano. Por uma mudança no regulamento, a categoria foi substituída pela “Ultime”, que permite a participação de veleiros com mais de 100 pés. Além da classe Ultime (a maior delas), a edição de 2015 está com inscrições abertas para veleiros mono e multicascos das classes 40, Multi50 e IMOCA, com dimensões que variam entre 12,18 e 32 metros.
A segunda novidade desta edição é que o público poderá acompanhar a movimentação dos barcos vista da costa no percurso entre Itajaí e Itapema. Após a chegada dos veleiros, eles participarão de uma regata in-port – que tem curto percurso e é realizada bem próxima à costa. A exemplo do que aconteceu durante a Volvo Ocean Race, a regata in-port é uma performance à parte na competição e uma oportunidade de o público acompanhar de perto a movimentação dos barcos com as velas içadas.
A largada está programada para acontecer na cidade de Le Havre, na França, no dia 25 de outubro e a previsão é de que os primeiros barcos apontem no litoral catarinense apenas 10 dias depois da partida. Ao longo do percurso, os cerca de 50 barcos competidores - cada um com apenas dois tripulantes, como manda o regulamento - navegarão mais de 5.400 milhas náuticas (ou quase 10 mil quilômetros), sem fazer escalas até cruzarem a linha de chegada nas águas de Itajaí.
Na semana passada, os diretores da Transat Jacques Vabre se reuniram com os prefeitos de Itajaí, Jandir Bellini, e de Itapema, Rodrigo Costa, para dar início oficialmente aos preparativos das cidades na recepção da competição pela segunda vez consecutiva. Parte da estrutura preparada para a Itajaí Stopover, que passou por Itajaí em abril, será usada para a TJV.
As inscrições para competir a Transat Jacques Vabre são válidas para velejadores de qualquer nacionalidade e permanecerão abertas até o dia 12 de julho. Conforme manda o regulamento, em cada embarcação são aceitos apenas dois velejadores que se revezam no timão durante a travessia do oceano Atlântico entre a França e o Brasil. 

Banco do Brasil é assaltado em Seara

O interior catarinense volta a sentir o terror de quadrilhas fortemente armadas, que sitiam pequenas cidades, rendem pessoas e atiram contra os poucos policiais militares existentes para praticarem assaltos a bancos.
O alvo desta vez foi uma agência do Banco do Brasil de Seara, no Oeste, e os assaltantes não buscavam apenas o dinheiro dos caixas eletrônicos e sim milhões de reais guardados no cofre principal abastecido dias antes por três carros fortes e que seria usado para o pagamento de empresas da região.
O valor roubado pela quadrilha não foi divulgado oficialmente. O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Artur Nitz, disse que os ladrões não conseguiram abrir o cofre principal e levaram R$ 80 mil.

Na Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), que investiga o assalto, a informação do diretor, Akira Sato, e do delegado Anselmo Cruz, da Divisão de Roubos e Antissequestro), é de os bandidos não conseguiram levar dinheiro do banco.