quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Caminhão que recolhe lixo perde freio, destrói muro e tomba no quintal de uma casa em Blumenau

O caminhão da Blumeterra, que recolhe o lixo em Blumenau, perdeu o freio e desceu desgovernado a Rua Alma Haskel, no Bairro Vila Nova, atingindo uma casa na manhã desta quarta-feira. O muro da residência ficou destruído e o impacto também atingiu o jardim. A família estava dentro da casa, mas o veículo não chegou a bater na estrutura.

O condutor do caminhão foi levado para o hospital com suspeita de fratura. Os dois coletores que estavam no veículo conseguiram descer antes do acidente. Assim que percebeu a falha mecânica, o motorista tentou fazer a curva na via para evitar a colisão, mas não conseguiu.

Blogueiro Mosquito é encontrado enforcado em seu apartamento

O polêmico blogueiro catarinense Amilton Alexandre, o Mosquito, foi encontrado morto dentro da sua casa na tarde desta terça-feira (13). Segundo o jornalista e blogueiro Sérgio Rubim, que divulgou a notícia, Mosquito foi encontrado enforcado em seu apartamento em Palhoça (SC). Apesar dos fortes indícios de suicídio, a polícia local garante que investigará detidamente o caso.

Mosquito era um dos mais confrontadores analistas da política catarinense e tornou-se conhecido pelo blog Tijoladas do Mosquito, onde postava denúncias e ácidas críticas. Uma de suas mais famosas denúncias envolveu um dos filhos de Sérgio Sirotsky, do Grupo RBS, que teria cometido estupro contra uma menina de 13 anos em Florianópolis (SC). No momento, seu blog encontrava-se desativado por decisão judicial, mas Mosquito seguia publicando suas críticas via Twitter.

Segundo informações do blogueiro Sérgio Rubim, o secretário de segurança de Palhoça, Walter Gruba, determinou uma apuração detalhada do caso. Por ser um personagem polêmico e visado, alguns suspeitam que o suicídio possa ter sido forjado e o blogueiro tenha sido, na verdade, vítima de assassinato. Outras informações, ainda não confirmadas, dão conta de que um mandado de prisão teria sido expedido contra Mosquito na mesma tarde em que foi encontrado morto.

Projeto institui Programa Obesidade Zero em Santa Catarina

Projeto do deputado Dado Cherem (PSDB), que institui o programa Obesidade Zero em Santa Catarina, tramita na Assembleia Legislativa.
A obesidade é fator de risco para uma série de doenças como hipertensão arterial, cardiovascular, cerebrovascular, diabetes, câncer, osteoartrite, entre outras.

“Em razão dessas implicações causadas para a saúde é necessário uma pronta ação do Estado, por isso sugeri o projeto. Ficará sob a coordenação da Secretaria da Saúde, que terá um programa destinado à prevenção, diagnóstico e tratamento da obesidade no sentido de garantir a saúde física da população”, afirmou o deputado.

O programa Obesidade Zero terá ações como orientação e conscientização da saúde alimentar, nutrição saudável e prevenção da obesidade nas escolas por meio de palestras e outras modalidades pedagógicas como instrumentos de difusão do aprendizado para o núcleo familiar.

Também fará o estímulo aos hábitos de vida relacionados ao combate da obesidade como a prática de exercícios regulares, alimentação saudável e controle da pressão arterial.
Outra ação serão aulas de educação física para a população com o objetivo de tornar a atividade física um hábito, assim como campanhas publicitárias institucionais para o controle da obesidade.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Regional de SC), manifestou-se inteiramente favorável ao projeto de lei e colocou-se à disposição para participar da implantação do programa.

Em carta ao deputado Dado, o presidente da SBEM/SC, Itairan da Silva Terres, assegurou que a Sociedade Brasileira de Endocrinologia pode dar apoio institucional ao programa como também estimular a participação ativa dos associados nas atividades previstas.

O projeto já passou pela Comissão de Constituição e Justiça, está em análise na Comissão de Finanças e depois passará pela Comissão de Saúde para ser levado ao plenário.

Em Balneário Camboriú, mulher é detida por fazer topless na Praia Central

Uma turista de 26 anos foi detida pela Polícia Militar por fazer topless na Praia Central de Balneário Camboriú. Segundo a polícia, a mulher, que é brasileira, teria se recusado a vestir a parte de cima do biquíni alegando que vive na Itália e que lá a prática é permitida.

A turista recebeu ordem de prisão e teria reagido com mordidas e arranhões num dos policiais. Levada à delegacia, a mulher acabou liberada. Ela responderá um termo circunstanciado por ato obsceno.

Outra mulher que também fazia topless foi abordada pela polícia, concordou em vestir a parte de cima do biquíni e não precisou ser levada à delegacia.

Homem é parado em blitz, tenta subornar policial e é preso

Um homem de 27 anos foi preso na tarde desta terça-feira na Rua Fritz Spernau, no Bairro Itoupava Norte, em Blumenau, ao tentar subornar um policial militar. A polícia fazia uma blitz no local, quando o motorista foi abordado.

Ao ser constatado que ele estava com o documento do Santana que conduzia vencido, o policial anunciou que ele seria notificado. O homem reagiu e ofereceu R$ 100 como suborno.

Diante disso, o policial deu voz de prisão ao motorista e o conduziu à Central de Polícia.

Conserto em adutora interrompe abastecimento em Itajaí e Navegantes

O conserto de um vazamento em uma das adutoras de água bruta vai causar a interrupção do abastecimento nas cidades de Itajaí e Navegantes nesta quarta-feira (14). Técnicos do Semasa detectaram o problema na manhã de hoje, terça-feira, após uma inspeção de rotina e optaram em realizar a manutenção o mais rápido possível, com o objetivo de evitar problemas operacionais durante as festas de final de ano.
Um dos registros de interligação entre adutoras de água bruta, na Estação de Captação, apresentou avarias e será necessário paralisar todo o sistema de captação, tratamento e distribuição para efetuar o conserto.
O trabalho terá início às 06 horas e a expectativa é concluir os reparos até às 16 horas. A previsão do Semasa é que o abastecimento de água fique prejudicado entre 08 e 20 horas na maioria dos bairros e nas partes mais elevadas, voltando à normalidade durante a madrugada.
Para os imóveis que possuem cisternas e reservatórios a recomendação é o uso racional da água para amenizar os efeitos do desabastecimento. Outro alerta é para a ocorrência de turbidez logo nas primeiras horas após o retorno da água, sendo recomendado evitar o uso dessa água para a lavação de roupas e o preparo de alimentos.
O Semasa mantém plantão permanente através do telefone 0800 645 0195.

Recital “Uma Receita para a Paz” antecipa a magia do Natal em Itajaí

A noite de sexta-feira (16) promete ser inesquecível em Itajaí, com a edição especial do recital natalino “Uma Receita para a Paz”, que deve levar um grande público à Praça Vidal Ramos, a partir das 20h30. O evento vai contar com apresentações artísticas dos corais da Proarte, Villa Lobos e Criança Feliz e músicos locais, além da ilustre e esperada presença do Papai Noel, nas janelas do Casarão Malburg, construção histórica que é sede da Receita Federal. Mas, as atrações da noite festiva iniciam antes, com a inauguração do lounge da Regata Volta ao Mundo. A programação deve atrair a atenção não só dos itajaienses, mas também dos 1.100 passageiros do transatlântico internacional Aidacara, que vai estar ancorado no Terminal de passageiros Guilherme Asseburg.
O evento é uma promoção do Comitê Central Organizador (CCO) da etapa Itajaí da Regata Volta ao Mundo, em parceria com a Prefeitura, o Porto de Itajaí e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). De acordo com Amílcar Gazaniga, presidente da CCO, os atrativos para o público iniciam por volta das 19h30, com a entrega à comunidade do boulevard experimental da Rua Hercílio Luz. Logo a seguir, por volta das 20 horas, a CCO inaugura o lounge montado na Praça Vidal Ramos e homenageia os patrocinadores locais da etapa itajaiense da Regata Volta ao Mundo. E a partir das 20h30, a música e a magia do Natal encantam a todos com as apresentações artísticas do recital “Uma Receita para a Paz”.
Durante as apresentações, os corais da Proarte, Villa Lobos e Criança Feliz vão se dividir em três palcos montados na praça. E nas janelas do prédio da Receita Federal, solistas como o tenor Ricardo de Souza e a soprano Jacira Forbici e crianças também vão cantar e encantar o público. O ponto alto do espetáculo será a canção final, “Noite Feliz”, que será entoada por todos os coros e cantores, sob a regência do maestro Jair Maciel Rosa. Um show de fogos encerra a noite de encantamento e magia que vai antecipar o clima de natal no município.