terça-feira, 16 de dezembro de 2014

O que é Política?


Muitas vezes sou questionado por jovens sobre política.
Respondo que a política faz parte do nosso dia a dia, queiramos ou não. E participar da política é lutar por um mundo melhor, mais justo e feliz.
Precisamos entender que política não é algo para os outros e por isso mesmo é muito importante a participação do jovem na política. Apenas quando participamos podemos realmente cobrar o que não está sendo feito. E não é necessário que tenhamos cargo no legislativo, ou no executivo, para termos participação ativa na vida política do nosso município. Somos seres políticos e há muitas formas de exercermos plenamente a nossa cidadania. Podemos, por exemplo, participar dos diversos conselhos municipais que discutem políticas públicas para a cidade, ou das diversas audiências públicas que são promovidas e que precisam ouvir a comunidade. Essas são apenas algumas das formas de participação na vida política da nossa sociedade.
Se você mora em condomínio deve participar das reuniões, que são chatas, eu sei. Mas, são necessárias para a boa convivência dos moradores. Se você é responsável por uma criança, deve acompanhar a vida escolar dela e participar das reuniões e eventos pedagógicos, isso também é fazer política.
Temos uma imensa dificuldade de conviver com o diferente. E uma dificuldade maior ainda de participar de algo que não nos traga retorno imediato. Você pode se perguntar por que razão deve assistir as sessões da Câmara de Vereadores, se os vereadores foram eleitos e recebem para representar o povo nas sessões. Essa é uma pergunta frequente que me fazem. E eu sempre respondo: você deve participar para fiscalizar o seu vereador. É isso mesmo. Você deve ir lá para que ele saiba que você está acompanhando o trabalho dele. E você poderá comprovar se o compromisso assumido com você na campanha está sendo cumprido. Nada mais justo. O vereador é seu representante e você deve cobrar dele essa representação.
Infelizmente, a maioria das pessoas acredita que não faz parte do problema e querem que apenas os governantes resolvam tudo. Se o povo soubesse, realmente, a força que tem, com certeza cobraria muito mais os direitos que possui e que não são respeitados.
Na vida, temos que aprender a conviver com o outro mesmo que não concordemos com a postura dele, e na política não é diferente.
Quem acredita que viver em sociedade é um mar de rosas está totalmente fora da realidade. E na política, assim como na sociedade, não há constante harmonia. Há interesses diversos e temos que aprender a conviver com isso. Isso não significa, entretanto, abrir mão dos ideais. Viver em sociedade é saber respeitar os limites do outro, é aprender a respeitar o diferente, e isso não é fácil. Mas, precisamos entender que não existe política do eu sozinho, ou seja, a política assim como a vida, envolve vários atores, uns são protagonistas, outros coadjuvantes. Mas, o que importa é exercer bem o seu papel, com dignidade e ética.
Política é o lugar do conflito, mas também do diálogo. E por isso mesmo, os jovens precisam entender que antes de arrumar o país, precisam arrumar o quarto. E nós, adultos, antes de querer colocar tudo abaixo devemos ser pessoas que transformam o mundo. Para exercer bem o meu papel, eu preciso pertencer a cidade para me comprometer com ela. E isso serve para o empresário, o pai de família e o aluno. Para que eu seja bom no que faço eu preciso encontrar um significado para fazer.
E não é só a família ou a escola que ensinam; a política, ensina também.
Para vivermos bem e lutarmos por uma sociedade mais justa e igualitária, precisamos descobrir quem somos e quem é o outro, sem esquecer de exercer a cidadania diariamente, afinal, como já disse o filósofo Edmund Burke: “ Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada”.

Giovani Felix 
Educador Salesiano, Bombeiro Comunitário e Vereador de Itajaí (PT)

Boas festas






































Osvaldo Gern - Vereador em Itajaí

Mulher dá a luz dentro de veículo na BR-470, em Navegantes

Polícia Rodoviária Federal (PRF) auxiliou um parto na BR-470, em Navegantes, na noite desta segunda-feira. Por volta de 21h, um carro parou na BR enquanto a equipe da PRF fazia procedimentos de fiscalização. Do interior do veículo saíram duas pessoas pedindo auxílio a uma mulher que estava dentro do automóvel em trabalho de parto.

Neste momento o agente Soares foi até o carro e, ao chegar próximo da grávida, percebeu que a bolsa dela já tinha estourado. O policial rodoviário então auxiliou no parto e acionou o socorro médico para atender a mulher e a criança. O bebê, um menino, receberá o nome de Davi, que tem origem hebraica e significa "aquele que é amado".

Boas festas





























Douglas Cristino - Vereador em Itajaí



O Mundo Espiritual não é abstração

Paiva Netto

Ao falar em Vida Extrafísica, refiro-me à existência vigente após o fenômeno chamado morte. O Mundo Espiritual, gosto de reiterar, não é algo abstrato, indefinido. Ele realmente existe, pleno de vibração e trabalho. Não o vemos ainda, por uma questão de frequência, obstáculo a ser desvendado pela atividade científica e suplantado pela evolução dos sentidos físicos, que se abrirão para novos céus e novos mundos. Disse Jesus, o Cristo Ecumênico, quer dizer, universal: “(...) Meu Pai não cessa de trabalhar, e Eu com Ele. (...) Não se turbe o vosso coração; crede em Deus, crede também em mim. Na Casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, Eu o teria dito a vós. Vou preparar-vos lugar. E, se Eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais comigo” (Evangelho, segundo João, 5:17 e 14:1 a 3).

Estabelecem-se, de forma clara, na palavra do Divino Pedagogo, a existência e a atuação ativa, militante, do Mundo Espiritual sobre o material, por meio, por exemplo, dos Anjos Guardiães. Desse modo, é necessário que todos estejamos conscientes desse intercâmbio e saibamos lidar com essa realidade ainda invisível.

Rui Barbosa (1849-1923), notável jurisconsulto brasileiro, jornalista, escritor, embaixador, diplomata (denominado a “Águia de Haia”), parlamentar, ministro da Fazenda, estadista, captou este sublime propósito: “A morte não extingue, transforma; não aniquila, renova; não divorcia, aproxima”.

O Profeta Muhammad (560-632) — “Que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele!” — registra no Alcorão Sagrado: “Cada [um] tem protetores. Escoltam-no em turnos sucessivos, por ordem de Deus”.

O ensejo recorda-me o pronunciamento de Sua Santidade, o papa João Paulo II (1920-2005), em 2 de novembro de 1983 — que citei na revista “Boa Vontade”, edição 223, na minha página: “Não há morte em nenhum ponto do Universo”, — ao dirigir-se aos fiéis reunidos na Basílica de São Pedro, em Roma: “O diálogo com os mortos não deve ser interrompido, pois na verdade a vida não está limitada pelos horizontes do mundo (...)”. 

Daí a precisão de meditarmos sobre esse ponto. É compreensível que sintamos falta dos que partiram. Todavia, não nos devemos exceder em lágrimas, porque a nossa aceitável dor pode perturbar-lhes, no Plano Espiritual, a adaptação à nova conjuntura.

E prossigo no mesmo documento: (...) Doutora em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas pela Universidade de São Paulo — USP, a professora Jane Bichmacher de Glasman explica que “no pensamento judaico, vida e morte formam um todo, sendo aspectos diferentes da mesma realidade, complementares uma da outra”.

Vemos, portanto, que sem o Mundo Espiritual, a jornada humana não teria sentido.

DRA. MARLENE NOBRE
Recebi, com satisfação, o mais novo livro da médica ginecologista e escritora Marlene Nobre: “Chico Xavier — meus pedaços do espelho”. O lançamento ocorreu em 21 de novembro, na capital paulista. A dra. Marlene, aliás uma ardorosa defensora da vida, desde o útero materno, é viúva do ilustre advogado, jornalista e político brasileiro Freitas Nobre (1921-1990).

A obra retrata a gratidão da autora ao extraordinário trabalho do saudoso médium de Uberaba/MG. Sua proximidade dele por mais de 40 anos faz de seu testemunho um importante registro histórico.

Agradeço-lhe a generosa dedicatória: Ao querido amigo, Paiva Netto, ‘Chico Xavier: meus pedaços do espelho’, o livro que prometi a Chico Xavier. Com meu abraço de admiração e carinho, Marlene Nobre”.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Carreta tomba na BR-470 em Gaspar

Um caminhão com placas de Leoberto Leal carregado de cebolas tombou na manhã desta terça-feira no quilômetro 32 da BR-470, em Gaspar. 

Marco Antônio Ribeiro, que conduzia o caminhão, seguia em direção ao litoral e teria perdido o controle do veículo e atravessado a pista, tombando no acostamento da via de sentido contrário. 

Os sacos de 20 quilos de cebolas ficaram espalhados pelo acostamento e acabaram atraindo a atenção de algumas pessoas. O motorista teve ferimentos em um braço, foi socorrido e encaminhado ao hospital de Gaspar. A empresa responsável pela carga já teria providenciado outra veículo para buscar o produto.

Em Barra Velha, Polícia Militar encontra cerca de 600 quilos de pasta base de cocaína boiando no mar

A Polícia Militar de Barra Velha apreendeu aproximadamente 600 quilos de pasta base de cocaína na tarde desta segunda-feira. Esta foi uma das maiores apreensões desse tipo de droga feita pela PM na cidade.

A droga estava armazenada em cerca de 30 sacolas de vinil, com 20 a 30 tabletes de pasta base cada uma. 

As sacolas foram vistas por moradores, que acionaram a polícia.  A Polícia Militar Ambiental de Joinville e o helicóptero Águia ajudaram a retirar o material do mar. A operação, que aconteceu por terra e mar e também contou com a ajuda dos bombeiros, começou pouco depois do meio-dia e durou até as 18 horas.

A polícia acredita que as sacolas devem ter se desprendido de alguma embarcação que passava pelo local. Ainda não há informações sobre a origem da droga e quem a transportava.