quinta-feira, 21 de julho de 2016

Nelson Mandela

Paiva Netto

Nossa homenagem ao ilustre advogado e extraordinário líder político Nelson Rolihlahla Mandela, que retornou em 5 de dezembro de 2013 à Pátria Espiritual. 

Primeiro presidente negro da África do Sul, governando-a de 1994 a 1999, destemidamente lutou contra o apartheid, desumano regime de segregação racial que, por tanto tempo, infelicitou o extremo sul do continente africano. 

Em 18 de julho de 2016, Mandela completaria 98 anos. Foi um ser humano digno de admiração. Prêmio Nobel da Paz em 1993, ele foi condecorado no Brasil, para honra nossa, em 1997, com a Comenda da Ordem do Mérito da Fraternidade Ecumênica, láurea concedida pelo  ParlaMundi da LBV, em Brasília/DF.

Hoje, Madiba, como era afetuosamente chamado, segue o seu ativismo pela causa da liberdade, agora, na condição de Espírito Eterno.

Lembro-me de reportagem de uma equipe do SBT que acompanhou uma aula no Conjunto Educacional Boa Vontade, em São Paulo/SP, sobre a importância de Mandela para a democracia e a Paz. 

O respeito às diversas culturas e a vivência fraterna e ecumênica que diariamente despertamos nas crianças ficam demonstrados neste depoimento da aluna Lara Vitória, então com 8 anos: “Nós aprendemos desde pequeninos na escola que somos todos iguais e não importa se somos negros, brancos, de outras religiões. O que importa é o Amor que temos uns pelos outros”

Pedagogia pela Paz
“A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz.” É um trecho do Artigo XXVI da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completará, em 10 de dezembro, 68 anos.

Irmanada a esse preceito, em 22 de novembro de 2013, na Lincoln Avenue School, em Orange/ Nova Jersey, ocorreu bela cerimônia de conclusão do programa Estudantes de Boa Vontade pela Paz, desenvolvido pela LBV dos Estados Unidos nos colégios norte-americanos, por meio da Educação com Espiritualidade Ecumênica.

De forma dinâmica e entusiasmada, quase mil alunos participaram da solenidade. A iniciativa visa incentivar a liderança solidária entre os educandos e favorecer um ambiente escolar livre de violência.

Ao longo de dois meses, em parceria, educadores da LBV e professores do local orientaram crianças e adolescentes sobre o tema “conscientizar, compartilhar e ajudar”. Os alunos decidiram, então, pôr em prática um pouco do aprendizado. Promoveram na comunidade, com o apoio de voluntários da LBV, uma campanha de alimentos para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social do Condado de Essex/NJ. Trata-se de exemplar atitude que proporcionou alegria aos atendidos no dia 28/11, feriado de Ação de Graças naquele país.

O embasamento desse esforço dos educadores vem das etapas do MAPREI (Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva) — a metodologia de aplicação da Pedagogia do Afeto (para crianças de até 10 anos) e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico (a partir de 11 anos), que trabalhamos nas escolas da LBV no Brasil.

Nos Estados Unidos, como em muitos outros países, o problema da violência nas escolas é preocupante. E, segundo me informa o representante da LBV na ONU, Danilo Parmegiani, nossa Pedagogia, com a sua Cultura de Paz, tem obtido relevantes resultados em terras norte-americanas, pois todos percebem os benefícios de conciliar o currículo formal com a experiência da Boa Vontade em ação.

A notícia nos mostra o alcance da Espiritualidade Ecumênica entre os estudantes. Em É Urgente Reeducar!, ressalto que ela é o berço dos mais generosos valores que nascem da Alma, a morada das emoções e do raciocínio iluminado pela intuição, a ambiência que abrange tudo o que transcende ao campo vulgar da matéria e provém da sensibilidade humana sublimada, a exemplo da Verdade, da Misericórdia, da Moral, da Ética, da Honestidade, do Amor Fraterno.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Tribunal de Justiça derruba liminar que proibia alvarás para prédio da Porsche em Itajaí

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) acatou um pedido da Procuradoria Municipal de Itajaí e derrubou a liminar que proibia a prefeitura de autorizar as obras do empreendimento Porsche Design Towers, parceria da Porsche Design com a construtora Carelli. O recurso se baseou no fato de a decisão em primeira instância ter suspendido o artigo 80 do Plano Diretor de Itajaí, que trata do aproveitamento de 75% dos terrenos que estão acima da cota 20 (20 metros de altura), e aos demais aplica as regras de Zona Urbana.

Na época, o parecer da juíza Manoelle Brasil Soldati, da Vara da Fazenda Pública de Itajaí, afirmou que há uma "possível ilegalidade" nesse quesito.

A procuradoria do município questiona o fato de o artigo ter sido suspenso sem que a prefeitura fosse ouvida a respeito — o que seria possível em casos de interesse público, regra que, no entendimento do Tribunal, não se aplica à situação de Itajaí. Para o desembargador Eduardo Mattos Gallo Júnior, relator do caso, a suspensão do artigo 80 é o que contraria o interesse da comunidade porque impede "empreendimentos que, além de aumentarem a arrecadação da Fazenda Pública, geram enorme número de empregos para a população daquela região, em tempos onde a situação financeira do país encontra-se em grandes dificuldades".

O projeto é o único da Porsche na América Latina e prevê a construção de quatro torres, com 740 apartamentos, "em meio a Mata Atlântica". A construtora afirma que ocupará 9,5% da área total do terreno, e que mais de 250 mil metros quadrados seriam preservados. Pré-lançado em fevereiro em uma grande festa em São Paulo, prestigiada por potenciais clientes, entre eles muitas celebridades, o Porsche Design Towers tem sido duramente combatido pelos ambientalistas.

O recurso do município ainda terá que passar pelo julgamento de mérito, assim como a ação civil pública em questão, que foi proposta pelo Ministério Público de Santa Catarina. 

O Ministério Público de Santa Catarina, que é o autor da ação, ainda pode recorrer da decisão.

Homem morreu ao bater em muro de contenção na BR-470

Um motorista de 62 anos morreu na manhã desta quarta-feira no Km 27 da BR-470, em Gaspar. Segundo informações de testemunhas, o homem teria perdido o controle do veículo por volta das 8h e batido em um muro de contenção da rodovia. O Corolla tinha placas de Gaspar. 

O Corpo de Bombeiros de Gaspar esteve no local, mas o socorro não foi possível. A suspeita é de que ele tenha sofrido um mal súbito ou dormido antes da colisão. O Instituto Geral de Perícias esteve no local e o corpo do motorista foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O corpo de Francisco Carlos Spengler foi identificado pela família e liberado ainda pela manhã.

Segundo o IML de Blumenau, a morte foi causada por politraumatismo. O motorista é a 41ª vítima fatal da BR-470 em 2016.