terça-feira, 4 de agosto de 2015

Samae é multado em R$ 50 mil por poluição no ribeirão Garcia em Blumenau

Samae em Blumenau foi multado em R$ 50 mil pela Fundação do Meio Ambiente (Faema) pela poluição causada no ribeirão Garcia no começo de julho. O caso aconteceu entre os dias 7 e 8, quando uma falha nos equipamentos da ETA 3 fez com que a água do ribeirão fosse contaminada por produtos químicos usados na limpeza da estação.
Segundo o diretor de Recursos Naturais da Faema, Rogério Luiz Müller, além da multa o Samae terá de repor cerca de 30 mil espécies de peixes que morreram devido à contaminação e construir uma barreira de contenção para evitar futuros vazamentos da estação no ribeirão. A multa foi emitida quinta-feira e o Samae tem 30 dias para se pronunciar a respeito.
De acordo com nota enviada pela autarquia, o Samae assume o problema e diz que a contaminação aconteceu devido ao sucateamento dos equipamentos da estação, que não recebe investimentos na estrutura física e tecnológica desde 1996. A autarquia afirma também que lamenta o ocorrido e que já está fazendo as adequações para que o caso não se repita.