quarta-feira, 23 de maio de 2012

Rodas Espirituais e Culturais

Ministério Público pede suspensão de propagandas da prefeitura de Blumenau

O Ministério Público Estadual (MPSC) ingressou com uma ação civil pública e um pedido de liminar na Vara da Fazenda Pública de Blumenau pedindo a suspensão das propagandas governamentais da prefeitura. A medida inclui publicidade de filmes, matérias, panfletos e revistas com a logomarca "Bnu 2050" e o uso do slogan "Trabalhando sério pra gente se orgulhar".

Segundo o promotor de Moralidade Pública, Gustavo Mereles Ruiz Diaz o material está sendo usado como promoção pessoal do prefeito João Paulo Kleinübing e do PSD, seu partido político. O promotor requer ainda que seja obedecido o art. 1º da Lei Ordinária Municipal 4.694/98, que determina que seja usado apenas a bandeira do Município em todos os materiais de publicidade divulgados pela prefeitura.

Na ação, o promotor relata que algumas peças publicitárias fazem alusão de que a cidade só começou a melhorar depois que Kleinübing assumiu e que o atual prefeito termina o segundo mandato dia 31 de dezembro, porém trabalha na pré-candidatura do deputado estadual Jean Kuhlmann. O processo foi protocolado na segunda-feira e até o fim da tarde desta terça-feira não havia chegado na Vara da Fazenda para apreciação. O secretário de Comunicação Social, André Silveira, afirmou que a prefeitura só vai se manifestar depois de ser citada pela Justiça.

Inteligência espiritual

Paiva Netto

Meditando sobre a responsabilidade de pais e educadores na sólida formação humana, ética e principalmente espiritual dos infantes, recordei-me do que, em 1981, disse ao jornalista italiano Paulo Parisi, há décadas radicado no Brasil. Defendi a basilar necessidade de unir ao raciocínio intelec¬tual a sabedoria que se origina no coração das criaturas. Sim, porque também existe a inteligência do sentimento, da emoção e, mais que isso, a espiritual, provinda do Mundo ainda invisível aos nossos olhos materiais, por questões de frequência, entre outras. Ninguém morre. Continuamos vivos pela Eternidade.


EDUCAÇÃO COM ESPIRITUALIDADE ECUMÊNICA

No “Manifesto da Boa Vontade” (1991), escrevi que, intuitivamente, com acerto, assevera o próprio povo, seguido por eminentes pensadores: “Enquanto há vida, há esperança”. O caminho mais acertado permanece na área da Educação com Espiritualidade Ecumênica, um passo à frente no Terceiro Milênio, que se aproxima.

Contudo, a insensibilidade de muitos foi a motivação deste expressivo repto do notável Martin Luther King Jr. (1929-1968): “Ao longo do caminho da História, uma das maiores tragédias do homem tem sido o seu limitado interesse pelo próximo, seja este tribo, raça, classe ou nação”.

Por isso há que se orientar os esforços mundiais, aplicando-os na tarefa de resgate da parcela desfavorecida do planeta, colocando, assim, os valores da sociedade na devida ordem e fazendo a marcha do desenvolvimento econômico dirigir-se em prol da criatura humana, porquanto o ser vivente é a geratriz do progresso, a despeito das máquinas. Do contrário, os governos poderão não estar governando para seus povos.

O velho Gandhi afirmava que “uma civilização é julgada pelo tratamento que dispensa às minorias”. E aí, na indiferença de muitos para com os demais, reside a sua fraqueza, se nada fizerem para mudar o rumo dos fatos, para o que é necessário igualmente que parem de culpar a Deus e os Seus preceitos pelos tropeços que dão. Atualíssima, portanto, esta advertência de antigo aforismo do escritor latino Publilius Syrus (85 a.C.-43 a.C.): “Tolo é aquele que afunda seus navios duas vezes e continua acusando o mar de culpado”.



ATENÇÃO MERECIDA ÀS CRIANÇAS

Para que isso não venha a ocorrer com os nossos pequeninos que se preparam para a vida, com honra inaugurei, em São Paulo/SP, em 25 de janeiro de 1986, data natalícia da colossal cidade sul-americana, a Supercreche Jesus, que integra um grande Instituto, hoje responsável pela educação diária de 1.400 crianças, jovens e adultos.

Reflitamos acerca deste ensinamento do Profeta Muhammad (570-632) — “Que a paz e a bênção de Deus estejam sobre ele!”— no Corão Sagrado: “As crianças são os ornamentos da vida neste mundo”.

Delas, Jesus, no Evangelho segundo Mateus, 19:14, declara: “Deixai vir a mim os pequeninos, não os impeçais, porque deles é o Reino dos Céus”. E Salomão, em Provérbios, 22:6, aconselha: “Educa a criança no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele”.

Ao anunciar, ainda durante a inauguração da Supercreche Jesus, o advento do Instituto de Educação da LBV, que surgiria em 25 de janeiro de 1993, também na capital bandeirante, assim resumi sua filosofia de trabalho: Aqui se estuda. Formam-se Cérebro e Coração.



COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL

Dezoito de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Uma batalha para a qual a sociedade deve permanecer em constante vigília. Proteger a infância e a juventude consiste em providência para todas as horas.

Tenhamos em nossa agenda o Disque Direitos Humanos, o Disque 100. A ligação é gratuita.



José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Prefeitura de Camboriú abre vagas na área da educação

A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, comunica que será realizada nesta quinta-feira (24), às 9h, a 1ª Chamada Pública para Admissão em Caráter Temporário (ACT) de professores de diversas áreas e monitor.

Para concorrer a vaga, o candidato deve ter licenciatura plena no campo de atuação. Na área de educação especial o profissional deve ter, além da licenciatura em letras e/ou magistério, uma especialização em LIBRAS. Para o cargo de monitor é exigido o magistério completo.

Os interessados devem comparecer na sede da Secretaria da Educação, localizada na Rua Goiânia, nº 104, bairro Centro, no dia e horário marcado, munidos da Carteira de Identidade e comprovação de habilitação para a vaga que deseja trabalhar. Se houver mais de um candidato para o mesmo cargo, a escolha será feita através de uma Prova de Títulos.

O edital completo está disponível no Portal da Educação, através do endereço www.educacao.cidadedecamboriu.sc.gov.br.

Avaí vence o São Caetano e passa a semana na liderança

Com gol de pênalti de Cleber Santana, o Avaí conquistou sua primeira vitória na Série B ao vencer o São Caetano por 1 a 0 na Ressacada, na noite desta terça-feira.

Com o resultado, o Avaí assumiu a liderança provisória com quatro pontos em dois jogos, mantendo a invencibilidade na competição.

Por outro lado, o São Caetano segue sem pontuar com sua segunda derrota em dois jogos.

O Avaí volta a campo já na próxima terça-feira, quando vai a Goianinha (RN), para enfrentar o América de Natal. A partida será realizada às 19h30.

No mesmo horário, o São Caetano enfrenta o Bragantino, no Anacleto Campanella.



Falsa grávida de Taubaté pagará indenização a mulher de Blumenau

Conhecida por inventar uma gravidez de quadrigêmeos, a pedagoga Maria Verônica Aparecida Santos, de Taubaté (SP), pagará R$ 4 mil de indenização por ter apresentado à imprensa como se fossem suas as imagens de um ultrassom encontrado na internet.

As imagens eram do filho da administradora de empresas Ana Paula Mückenberger Alves, 29 anos, de Blumenau, no Vale do Itajaí, que entrou com uma ação na Justiça em março pedindo pagamento por danos morais. A audiência de conciliação ocorreu na noite desta segunda-feira, em Blumenau.


O caso

Maria Verônica ficou famosa na mídia ao afirmar que estava grávida de quadrigêmeos. A farsa foi revelada no dia 20 de janeiro deste ano, quando ela disse ao marido que usava uma barriga de silicone recheada de tecido para fingir a gravidez.

Naquele dia, Verônica passou mal, mas negou-se a ir ao hospital. Ela só contou que não estava grávida após ser pressionada pelo marido.

A pedagoga teria dito que forjou a gravidez para reaproximar-se da família, que não concordaria com o casamento dela. Segundo o advogado de Verônica, Enilson Castro, que assumiu o caso, ela evitava que o marido a tocasse devido às "estrias".

Troca de tiros deixa policial militar de Indaial ferido

Uma troca de tiros entre a Polícia Militar (PM) e um grupo de homens que estava em um carro deixou um policial ferido na noite desta terça-feira. Ele foi atingido de raspão em uma das mãos.

De acordo com a PM, eles foram acionados depois de uma briga em um bar no Bairro Warnow. Os envolvidos na briga fugiram do local em um carro vermelho.

Foram montadas barreiras e, quando os homens viram o bloqueio, começaram a atirar. Os policiais revidaram. O motorista do carro, que não teve o nome divulgado, foi atingido na perna e acabou preso.

Os demais conseguiram fugir. O carro foi encontrado nesta quarta-feira, abandonado em uma rua da cidade.

Acidente deixa três feridos em Guaramirim

Três pessoas ficaram feridas na SC-413, em Guaramirim, por volta das 19 horas desta terça-feira, numa colisão entre uma Fiorino e um C3.

Uma passageira de 35 anos foi levada com dores pelo corpo para o Hospital Padre Mathias Stein, em Guaramirim e o motorista de 49 foi levado ao Hospital São José, em Jaraguá do Sul, com dores no peito.

O caso mais grave era da motorista de Fiorino, Rosali Klitzke Gaulke, 48 anos. Ela foi levada com suspeita de hemorragia interna e fratura na bacia e na perna esquerda ao Hospital São José, mas está fora de perigo.