quarta-feira, 22 de julho de 2015

Presidente da Câmara quer reduzir número de vereadores em Itajaí

O presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Luiz Carlos Pissetti ( DEM), deu início a conversas com parlamentares e partidos políticos para propor a redução no número de vereadores em Itajaí.
A ideia é apresentar um projeto de mudança na lei orgânica que altere de 21 para 15 a quantidade de cadeiras no Legislativo, e o motivo é simples: os argumentos apresentados para aumentar as vagas, em 2011, não se comprovaram na prática.
Na época, desconsiderando a opinião pública contrária, os vereadores aprovaram por maioria o aumento alegando que não haveria mais custos e o Legislativo teria maior representatividade.
O que ocorreu foi um acréscimo de despesa de mais de R$ 2 milhões, considerando apenas salários de vereadores e seus assessores diretos, e repetição nas proposições e moções.
Pissetti foi um dos únicos três vereadores que, em 2011, votaram contra o aumento. Diz que o principal problema, hoje, é a falta de agilidade nos trabalhos da Câmara. As sessões estão tão conturbadas com 21 vereadores, que a Mesa Diretora instituiu alterações como o envio direto de indicações à prefeitura, sem passar pela aprovação da casa.
Ainda que extraoficialmente, parte dos vereadores ( em especial os que já estavam na Câmara antes do aumento, e votaram a favor) se mostra favorável à redução.
O maior desafio de Pissetti para colocar a ideia em prática serão os partidos.
Em 2013 uma comissão chegou a ser formada para avaliar qual seria o número ideal de vereadores, mas as discussões acabaram morrendo na praia – aparentemente, por pressões partidárias.

Reflexão para uma vida melhor

Está difícil? Os problemas parecem muitos? Vamos lembrar deste conforto ensinado pelo presidente-pregador da Religião de Deus. Que tal mudar a sua vida para melhor a partir de agora?!

Caminhão tomba e motorista fica ferido na Serra da Santa em Pouso Redondo

Um caminhão frigorífico tombou na descida da Serra da Santa, no Km 192 da BR-470 em Pouso Redondo. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Pouso Redondo o acidente ocorreu por volta das 16h40min desta terça-feira. 

O motorista de 61 anos, que não teve a identidade revelada, foi encaminhado ao hospital de Pouso Redondo, mas precisou ser transferido para o Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul. Segundo os bombeiros, o motorista, que estava sozinho no momento do acidente, teria perdido o controle na curva e por isso tombou.

TJ nega segundo pedido de liberdade a vereador Zé da Codetran

O vereador de Itajaí José Alvercino Ferreira, Zé da Codetran (PP), teve um segundo pedido de liberdade negado no fim de semana pelo juízo de plantão do Tribunal de Justiça, em Florianópolis. O advogado de Zé, Luiz Antônio Alves, informa que a segunda liminar de habeas corpus foi feita por um advogado da capital, que também atua na defesa do parlamentar.

Conforme Alves, a defesa teve acesso ao processo sigiloso decorrente da Operação Parada Obrigatória I e II no fim da semana passada.

— Não existem requisitos que justifiquem a prisão preventiva dele (Zé). As provas são frágeis — alega, sem entrar em detalhes.

De acordo com o advogado, ainda faltam ser apreciados os méritos dos dois habeas corpus pelo TJ. O que não há prazo para ocorrer.

Zé está preso no Presídio da Canhanduba, em Itajaí, desde 14 de julho.