quarta-feira, 22 de julho de 2015

Presidente da Câmara quer reduzir número de vereadores em Itajaí

O presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Luiz Carlos Pissetti ( DEM), deu início a conversas com parlamentares e partidos políticos para propor a redução no número de vereadores em Itajaí.
A ideia é apresentar um projeto de mudança na lei orgânica que altere de 21 para 15 a quantidade de cadeiras no Legislativo, e o motivo é simples: os argumentos apresentados para aumentar as vagas, em 2011, não se comprovaram na prática.
Na época, desconsiderando a opinião pública contrária, os vereadores aprovaram por maioria o aumento alegando que não haveria mais custos e o Legislativo teria maior representatividade.
O que ocorreu foi um acréscimo de despesa de mais de R$ 2 milhões, considerando apenas salários de vereadores e seus assessores diretos, e repetição nas proposições e moções.
Pissetti foi um dos únicos três vereadores que, em 2011, votaram contra o aumento. Diz que o principal problema, hoje, é a falta de agilidade nos trabalhos da Câmara. As sessões estão tão conturbadas com 21 vereadores, que a Mesa Diretora instituiu alterações como o envio direto de indicações à prefeitura, sem passar pela aprovação da casa.
Ainda que extraoficialmente, parte dos vereadores ( em especial os que já estavam na Câmara antes do aumento, e votaram a favor) se mostra favorável à redução.
O maior desafio de Pissetti para colocar a ideia em prática serão os partidos.
Em 2013 uma comissão chegou a ser formada para avaliar qual seria o número ideal de vereadores, mas as discussões acabaram morrendo na praia – aparentemente, por pressões partidárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário