segunda-feira, 4 de julho de 2016

PF cumpre mandados da 31ª fase da Operação Lava Jato em SP, RJ e Distrito Federal

Policiais federais cumprem mandados referentes à 31ª fase da Operação Lava Jato em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal desde a manhã desta segunda-feira (4). Ao todo, foram expedidos 35 ordens judiciais, sendo quatro de prisão temporária, uma de prisão preventiva, 23 de busca e apreensão, além de sete conduções coercitivas, que é quando a pessoa é levada para prestar depoimento.
A ação foi batizada pela PF de "Abismo" e investiga crimes como organização criminosa, cartel, fraudes licitatórias, corrupção e lavagem de dinheiro oriundo de contratos da Petrobras, em especial do contrato celebrado pelo Consórcio Novo Cenpes para a construção do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), no Rio de Janeiro.
O esquema no Cenpes envolve R$ 39 milhões em pagamentos de propina para empresa participante do certame, diretoria de Serviços da Petrobras e também para o PT, segundo as investigações.
Paulo Adalberto Alves Ferreira, ex-tesoureiro do PT, é alvo do mandado de prisão preventiva, mas ele já estava preso em São Paulo, desde o dia 24 de junho, quando foi alvo da Operação Custo Brasil, um desdobramento da Lava Jato. A PF também cumpriu um mandado de busca e apreensão de bens de Ferreira, em Brasília.
O ex-tesoureiro é suspeito de ter iniciado as tratativas e recebido valores ilícitos oriundos da Consist, pivô do esquema descoberto na Custo Brasil que teria desviado R$ 100 milhões do crédito consignado de funcionários públicos.
Ferreira é marido da ex-ministra do Desenvolvimento Social no governo Dilma, Tereza Campelo e próximo ao ex-ministro José Dirceu, já condenado na Lava Jato.
Edson Freire Coutinho, executivo da Schahin Engenharia, foi preso temporariamente no Rio de Janeiro, segundo a PF. Os outros presos são: Erastor Messias da Silva Jr e Genesio Schiavinatto Jr, ambos considerados foragidos, e Roberto Ribeiro Capobianco.

Diretor da Penitenciária de Blumenau é preso por dirigir embriagado, ameaçar mulher e atirar em via pública

O diretor da Penitenciária Industrial de Blumenau e ex-interventor do Presídio Regional de Blumenau, Marco Antônio Caldeira, foi preso na noite deste sábado em Gaspar. A abordagem ocorreu por volta das 19h50min, no km 40 da BR-470. Ele foi autuado em flagrante por supostamente dirigir embriagado, disparar com arma de fogo em via pública e por ameaçar a sua companheira de morte.

Segundo relato da mulher do diretor ao boletim de ocorrência, eles haviam saído de uma festa e, durante o trajeto de volta, quando ela conduzia o veículo, Caldeira teria sacado sua arma dizendo que iria atirar. Ela então teria parado o carro e ameaçado ir embora, mas Caldeira teria assumido o volante e chamado a esposa de volta ao carro. Os dois teriam seguido em alta velocidade e o agente prisional teria chegado a disparar com sua arma de dentro do veículo.
Segundo as informações do Boletim de Ocorrência, em determinado momento eles teriam parado o carro e Caldeira teria ameaçado matar a mulher e cometer suicídio. Ainda segundo o boletim, a esposa teria conseguido tirar a arma da mão do agente prisional em um momento de distração e foi embora com a ajuda de um veículo que parou para oferecer ajuda ao ver a movimentação. O agente ainda chegou a ir atrás do veículo, mas no trajeto foi abordado por uma viatura da PM e encaminhado à Central de Polícia.
Segundo o delegado regional da Polícia Civil de Blumenau, Rodrigo Marchetti, por volta do meio-dia deste domingo Marco Antônio Caldeira foi transferido da Central de Polícia para o Presídio Regional de Blumenau, onde aguardaria por uma decisão da Comarca de Gaspar. O caso foi comunicado ao juiz de plantão. Por volta das 17h, ele foi liberado após pagamento de fiança.