quinta-feira, 22 de junho de 2017

Ministro das Cidades vai liberar R$ 50 milhões para Blumenau

O ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), vai anunciar a liberação de R$ 50 milhões para Blumenau em sua passagem pela cidade nesta quinta-feira. A informação foi confirmada pelo prefeito Napoleão Bernardes (PSDB). Os recursos vêm do programa Avançar Cidades, recém-lançado pelo governo federal e que prevê investimentos em obras de saneamento e mobilidade urbana.
Os projetos contemplados no município ainda serão definidos. A ideia é aproveitar a presença do ministro para entender quais deles são elegíveis. É provável que boa parte dos recursos vá para intervenções mapeadas pela Política Municipal de Mobilidade, um pacotão de obras anunciado no fim de março pela prefeitura que engloba pavimentação de ruas, ciclovias e pontes, entre outros pontos.
O Avançar Cidades tem quatro anos de carência e taxa de juros de 6% ao ano. Uma das novidades é que o programa destina parte do valor liberado, de 15%, para desapropriações, um dos principais obstáculos para tirar obras do papel no país. As linhas de crédito oferecidas normalmente não contemplam dinheiro para esta finalidade.
Na visita a Blumenau nesta quinta, Araújo também participará, às 10h30min, da inauguração de um residencial do Minha Casa, Minha Vida no bairro Tribess. Depois, será recebido por uma comitiva de prefeitos das regiões de Blumenau, Rio do Sul, Itajaí e Jaraguá do Sul. Neste encontro, o ministro deve apresentar mais detalhes do Avançar Cidades.