quinta-feira, 1 de março de 2012

Aviões de grande porte não poderão operar no Aeroporto de Chapecó

O aeroporto de Chapecó teve suas operações restritas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) nesta quinta-feira. De acordo com o órgão, em inspeção realizada no dia 6 de fevereiro deste ano, foi constatada degradação do piso da pista do aeródromo, que está inadequado para o tráfego de aviões de grande porte (acima de 100 passageiros).


O aeroporto ainda não foi notificado pela agência e os voos continuavam a operar normalmente.

Avião cai em Luis Alves

A aeronave Piper Pawnee 235 caiu enquanto o piloto, Edson Lisboa, 47 anos, fazia uma curva para retornar à lavoura de banana. A aeronave não teria alcançado a velocidade ideal. A queda foi na manhã desta quarta-feira em Luis Alves, no Vale do Itajaí.

Para tentar retomar o curso, Lisboa despejou o agrotóxico que o avião continha, mas ainda assim, não conseguiu. Ele fez um pouso de emergência na mata fechada, caindo entra as árvores.

O piloto sofreu apenas escoriações. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele saiu andando da aeronave. Lisboa recebeu atendimento médico no hospital da cidade e foi liberado durante a tarde.

Assaltantes explodem caixa eletrônico de Antônio Carlos

Uma quadrilha atuou na madrugada desta quinta-feira, em Antônio Carlos, na Grande Florianópolis. Por volta de 1h50min, eles explodiram um caixa eletrônico do Banco do Brasil, no Centro da cidade. A ação durou menos de 10 minutos. Ninguém foi preso até o momento.

De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, moradores próximos à agência relataram que pelo menos oito homens teriam participado do ataque. Apesar disso, as imagens do interior da agência foram analisadas pela Polícia Civil e apenas três foram vistos dentro da agência.

Todos eles estavam usando balaclavas pretas. Um dos carros usados para chegar ao local e para a fuga seria uma camionete Hilux prata e outro veículo não identificado.

Os assaltantes, que estavam fortemente armados, teriam atacado apenas um dos quatro caixas eletrônicos, mas como era o emissor de folhas de cheque, nenhum valor teria sido levado. No entanto, o terminal aceitava depósitos, e a hipótese de haver dinheiro no interior ainda não está descartada.

Avaí e Chapecoense empatam sem gols

Avaí e Chapecoense empataram na Ressacada em 0 a 0, na noite desta quarta-feira (29), na partida de abertura do returno do Campeonato Catarinense. As duas equipes, que somaram 15 pontos nas seis primeiras rodadas, não vencem desde então.

Com o resultado, o Avaí chegou a 16 pontos na classificação geral, três pontos atrás da Chapecoense, ambos permanecendo entre os quatro primeiros.

A crise do Avaí permanece. O ataque não marca desde o dia 9 de fevereiro, na sexta rodada do turno, na goleada de 5 a 2 diante do Marcílio Dias. A sequência de três derrotas foi interrompida, mas manteve o jejum de quatro jogos sem vencer.

A Chapecoense segue parecida, com o quarto empate seguido e o quinto confronto sem vitória. Esse foi o primeiro 0 a 0 do campeonato e a primeira partida que o Verdão não balança as redes adversárias.

Na próxima rodada, o Avaí vai ao Sul do Estado encarar o Criciúma, no Heriberto Hulse, domingo, às 16h. No mesmo horário, a Chapecoense reencontra sua torcida diante do Brusque, voltando a jogar na Arena Condá depois de duas semanas e três jogos seguidos fora de casa.

Tigre goleia o Atlético-IB

O Tigre venceu o Atlético-IB, na noite dessa quarta-feira (29), no Heriberto Hulse, na rodada de abertura do returno do Campeonato Catarinense. A vitória por 3 a 0 deixa o Criciúma em boa condição. A equipe ainda tem mais quatro jogos para fazer no Majestoso. Já o time de Ibirama vai precisar melhorar para conseguir chegar entre os quatro na semifinais.

O primeiro gol da partida foi marcado pelo zagueiro Anderson Conceição, de cabeça, aos dois minutos do segundo tempo. Com seis minutos, Lucca fez o segundo, tocando a bola por cima do goleiro.

No final do jogo, Lucca mandou a bomba e o goleiro Giovani aceitou.

Na próxima rodada, o Criciúma enfrenta o Avaí, às 16h, no Estádio Heriberto Hülse. Já o Atlético de Ibirama enfrenta o Figueirense, no Orlando Scarpelli.

Em Itajaí, Executivo presta contas em audiência pública na Câmara

Foi realizada na tarde desta quarta-feira, 29, na Câmara de Vereadores de Itajaí (CVI) a audiência pública para demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais da Prefeitura de Itajaí, referentes ao terceiro quadrimestre de 2011.

A audiência foi comandada pelo presidente da Comissão de Fiscalização da CVI, vereador Renato Ribas Pereira (PSD), e contou também com a presença dos vereadores Marcelo Werner (PC do B) e Douglas Cristino (PSD), respectivamente vice-presidente e relator da comissão.

As contas do Executivo foram apresentadas pelos servidores da Prefeitura, Everaldo Izau Desidério e Jane Furtado. Entre os destaques estão as metas cumpridas pelo Município nos investimentos em Saúde e Educação. Para a área da Educação – Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino - a Prefeitura investiu 26.05% de seus recursos ante os 25% mínimos exigidos pela Constituição Federal, totalizando R$ 93.892.968.68.

Já na Saúde, área para qual o mínimo legal é de 15% dos recursos municipais, foram destinados 17,94%, totalizando investimento de R$ 64.680.804,51. Outro destaque é o Limite de Endividamento do Município, que de acordo com a Resolução 40/2001 do Senado Federal pode chegar a 1,20% da Receita Corrente Líquida e a de Itajaí está em apenas 0,03%.

Os vereadores presentes destacaram o esforço do Executivo em manter a saúde financeira da cidade.

Durante a audiência, o coordenador de Controle Interno da Câmara, Orli Calbuch, apresentou as contas da CVI referentes ao mesmo período. Entre os destaques da Casa estão os gastos com a folha de pagamento que podem chegar a 70% da receita, mas que em 2011 ficaram na casa dos 53%, mostrando que a CVI está bem abaixo do máximo permitido.

As audiências públicas para prestação de contas atendem a Lei de Reponsabilidade Fiscal, que estabelece normas de finanças públicas com amparo na Constituição. Os relatórios com as metas fiscais do Executivo e da Câmara foram publicados no Jornal do Município – edição 1064 de 30/01/2012 – e podem ser acessados por meio do site da Prefeitura – www.itajai.sc.gov.br – link Jornais.

Ponte de Gaspar ficará em meia pista até junho

Motoristas de Gaspar e região, que utilizam a Ponte Hercílio Deeke, não terão outra alternativa senão se acostumar com a interdição de uma das pistas da estrutura. A interrupção, que ocorreu no início da tarde desta quarta-feira, é necessária para dar continuidade à reforma da parte superior. O local deverá ser totalmente liberado somente em junho.

Para controlar a passagem dos veículos, foram instalados dois semáforos nas cabeceiras da ponte.

Nos próximos 10 dias, operários da empresa Arcos Engenharia, de Londrina (PR), irão trabalhar na montagem da estrutura de apoio que será chumbada à ponte para que os profissionais possam trabalhar com segurança.


Na sequência, o serviço ficará concentrado na parte superior da ponte, onde serão refeitos e alargados os passeios e as pistas. Além disso, as cabeceiras serão reconstruídas, haverá novo guarda-corpo, melhoria na iluminação e pintura.


Figueirense goleia o Marcílio Dias

O Figueirense começou o returno do Campeonato Catarinense da mesma forma que terminou o turno: goleando. Nesta quarta-feira (29), a vítima foi o Marcílio Dias, que levou 4 a 0, no Estádio Dr. Hercílio Luz.

Com o resultado, o campeão do primeiro turno larga na liderança do returno e subiu a média que era três gols por jogo na temporada. Agora, a média está em 3,1 gols por partida.

O técnico Branco poupou cinco titulares, mas o ataque alvinegro continuou eficiente. Botti, logo aos três minutos, abriu o placar para o Figueirense. Aos 34, Anelka marcou contra o segundo do Figueira.

Na etapa final, aos dois minutos, Aloísio fez o terceiro em cobrança de pênalti. Para fechar a conta, aos 30, o lateral-esquerdo Guilherme Santos fez 4 a 0.

No próximo sábado, às 18h30, o Figueirense recebe o Atlético de Ibirama, no Orlando Scarpelli. Domingo, no mesmo horário, o Marcílio Dias encara o Joinville, fora de casa, na Arena.







Metropolitano vence o Brusque fora de casa

O Metropolitano venceu na noite desta quarta-feira (29) o Brusque pelo placar de 2 a 1, no Estádio Augusto Bauer. A vitória foi coroada com mais uma grande atuação do artilheiro Rafael Costa, que anotou os dois gols do Metropolitano, se isolando na artilharia da competição com 10 gols, contra oito gols de Lima, do Joinville.

Além da vitória e da importância para o histórico do confronto, a partida teve sensação de revanche, pois o Metropolitano havia sido derrotado pelo Brusque por 1 a 0 na partida do turno, em Blumenau.

Com o resultado o Metropolitano chegou à sexta vitória no Campeonato Catarinense contra o Brusque, igualando a disputa direta entre as equipes. No confronto direto, Metropolitano e Brusque já disputaram ao total 16 jogos na primeira divisão do Campeonato Catarinense, com seis vitórias para cada equipe e quatro empates.

No próximo final de semana o Metropolitano enfrenta o Camboriú no Estádio do Sesi, em Blumenau. Já o Brusque encara a Chapecoense na Arena Condá, em Chapecó.