sábado, 12 de outubro de 2013

Vereador questiona Prefeitura sobre implantação de ciclovias em Itajaí

Foi apresentado na Câmara de Vereadores de Itajaí nesta semana um requerimento ao prefeito Jandir Bellini solicitando uma série de informações sobre a faltam de locais adequados para o tráfego de bicicletas na cidade. Quem elaborou o documento foi o vereador Thiago Morastoni, que defendeu a necessidade de uma mobilidade urbana mais sustentável.
De acordo com ele, o governo federal tem programas que auxiliam nas verbas para a implantação de ciclovias nas cidades. No documento, Thiago pediu informações como quantos quilômetros de ciclovias foram implantados em Itajaí nos últimos quatro anos, quais os projetos existentes, os que estão sendo implantados, previsão de conclusão das obras e também se existe algum projeto do município junto com o governo federal a fim de obter verbas para implantar ciclovias em Itajaí.
O vereador destaca que o Ministério das Cidades tem o Programa Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta, conhecido por Bicicleta Brasil, que incentiva o uso de bicicletas integrado com transportes coletivos. “Uma de suas principais ações é estimular, através de financiamento, os governos municipais a implementarem sistemas cicloviários e precisamos cobrar dos governantes itajaienses a elaboração de projetos”, afirma.
Pela Lei 12.587, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, todos os municípios com mais de 20 mil habitantes poderão elaborar Planos de Mobilidade Urbana, até 2015. Como a bicicleta é uma forma sustentável de transporte, o Ministério das Cidades indica ainda que, além de buscar os recursos federais, os governos municipais façam uma sondagem junto a órgãos paraestatais e empresas privadas, no intuito de firmar parcerias.