quinta-feira, 18 de junho de 2015

Começaram as obras de duplicação da rodovia Antônio Heil


Próximo de completar um ano da assinatura da ordem de serviço, o governo do Estado deu início à terraplanagem para a duplicação da rodovia Antônio Heil, que liga Itajaí a Brusque. A obra está em execução entre os Km 6 e 10 e no Km 17 e é possível encontrar máquinas e equipes trabalhando desde o começo da semana na estrada.


O engenheiro civil do consórcio formado pelas empresas Compasa e Triunfo, responsáveis pelo projeto, Gonzalo Alvarez de Toledo, informa que há profissionais fazendo supressão da vegetação no local, sob o monitoramento de um engenheiro ambiental. Os funcionários também instalam cercas para delimitar a faixa de domínio estadual e privado. A construção do viaduto nas proximidades da Epagri também está em andamento, exigindo intervenção no morro, retirada de parte da vegetação e terraplanagem.
— Nestes trechos a obra segue em ritmo acelerado. A comunidade da região tem colaborado com os procedimentos e compreendido as movimentações de máquinas e funcionários — garante.
A obra, que é financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), vai custar R$ 131 milhões. As indenizações dos terrenos desapropriados, que serão pagas pelo governo do Estado, em contrapartida, ainda estão em fase de levantamento pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra).
Ainda conforme o Deinfra, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ainda não autorizou a execução da obra no trevo com a BR-101. O projeto teria sido enviado há cerca de um mês e o departamento aguarda o posicionamento da agência.


O projeto prevê a duplicação da Antônio Heil nos dois sentidos, com até 11, 5 metros de largura em cada lado, e alargamentos nas interseções.
No entroncamento com a BR-101, será feito um trevo completo, com a construção de duas pontes e dois viadutos.
Um terceiro viaduto será erguido no acesso para a Petrobras (Km 1,85). Nesse trecho haverá faixa de retorno exclusiva para o Bairro Itaipava. Próximo da comunidade Arraial dos Cunha, km 10, será implantado um retorno em nível.