terça-feira, 22 de agosto de 2017

Combater drogas e alcoolismo

Paiva Netto

É desde cedo que se aprende como é ingrato o destino que as drogas e o álcool apresentam às criaturas. As lamentáveis consequências saltam aos olhos de todos. Basta ver quantas vítimas no trânsito, a infelicidade no seio das famílias, os altíssimos custos que acarretam ao sistema de saúde. Apenas para citar o álcool, segundo o Ministério da Saúde, estima-se um número de dependentes entre 10% e 15% da população mundial.

As iniciativas que têm por finalidade tratar humanamente dos que caíram nessas armadilhas do vício ou cuidar da prevenção contra esses males merecem todo o apoio e incentivo. Combater o que faz mal às pessoas é também legítima caridade.

 

Lei seca mais rígida

É providencial a nova Lei Seca no Brasil que entrou em vigência em 2012. Segundo a assessoria de comunicação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), são regras mais severas com o propósito de reduzir as mortes e os acidentes de trânsito provocados pelo consumo de álcool.

Em 13 de outubro de 2016, o Portal Brasil publicou novas regras para o cumprimento da Lei Seca. De acordo com o site, desde 1o de novembro, o condutor pego pela Operação Lei Seca dirigindo alcoolizado ou que se recusa a fazer o teste do bafômetro passou a pagar uma multa superior ao valor de R$ 1.915 cobrado anteriormente. “Devido a mudanças na legislação de trânsito, o valor subirá para R$ 2.934,70, e o motorista ainda terá a carteira de habilitação suspensa pelo prazo de 12 meses”.

Do respeito a essa Lei dependem vidas humanas. Quanto sofrimento poderá ser evitado!

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

BR-470 fecha para detonação de rochas nesta terça-feira

O trecho entre os Km 41 e 42 da BR-470 deve fechar para detonação de rochas nesta terça-feira em Gaspar.

Segundo o consórcio responsável pelas obras de duplicação do Lote 2 da rodovia, a ação — que se concentra entre a empresa de extração de areia Schramm e o restaurante La Terra — ocorre a partir do meio-dia, horário em que o tráfego de veículos costuma ser menor. 

Com isso, as duas pistas devem ser interditadas por cerca de duas horas, para que os funcionários façam a limpeza da pista. Equipes do Consórcio Ivaí-Setep estarão no local para garantir a segurança aos usuários e moradores das comunidades próximas. 

Ladrão finge se passar por morador para evitar prisão

Um homem de 34 anos foi preso na madrugada desta segunda-feira em Itajaí após uma tentativa de furto a uma residência localizada na Rua Pedro Cristina de Miranda, bairro São Vicente.

Segundo a Polícia Militar, vizinhos denunciaram que o homem teria pulado o portão e arrombado uma porta da casa. Chegando ao local, os policiais encontraram uma bicicleta parada em frente à residência.

Em seguida, o homem apareceu no portão e se identificou como morador da casa, dizendo que estava apenas levando o lixo para a rua. Vizinhos que acompanhavam a ação afirmaram que ele já tinha tentado furtar a casa em outra ocasião e que a residência seria de um idoso que tem problemas de saúde e, por isso, o imóvel estaria desocupado no momento da tentativa de furto.

Além da porta arrombada, dentro da casa, foi encontrada uma TV de 32 polegadas em cima do sofá, enrolada em um cobertor. O homem chegou a resistir à voz de prisão e ameaçou os policiais, mas foi detido em flagrante e encaminhado à Central de Polícia. 

Segundo a PM, o homem teria outras sete passagens por extorsão, ameaça, violência doméstica, lesão corporal e tentativa de furto.