domingo, 9 de dezembro de 2012

Itajaí vai sediar a chegada da Regata Jacques Vabre

A organização da Regata Jacques Vabre, que cruza o Oceano Atlântico a partir da cidade de Le Havre, na França, anunciou na tarde deste sábado que Itajaí vai sediar a chegada da competição em 2013. A divulgação ocorreu no Salão Náutico de Paris, que reúne empresas ligadas ao mercado náutico de lazer e competição de todo o mundo.

A presença do prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, e do prefeito de Le Havre, Edouard Philippe, selou a parceria entre as duas cidades para a realização do evento, reconhecido como uma prova clássica no mundo da vela e que reúne alguns dos melhores velejadores da Europa.

A expectativa é que mais de 40 barcos participem da disputa, que inicia em 3 de outubro e deve chegar a Itajaí 20 dias depois.

Os competidores se dividem em três categorias, com barcos de 40, 50 e 60 pés. Segundo a gerência esportiva da prova, há ainda a possibilidade de criação de mais uma categoria, ainda não definida. Para sediar a Jacques Vabre, Itajaí terá que apresentar 400 mil euros em royalties. Outros 2 milhões de euros serão pagos pela cidade de Le Havre e pela empresa Jacques Vabre, que patrocina o evento.

Segundo o prefeito Jandir Bellini, o recurso deve vir da iniciativa privada e do governo do Estado — algo que já estaria acertado, de acordo com ele. Não há exigência em relação à estrutura, que, a exemplo da Volvo Ocean Race, que Itajaí recebeu em abril, será feita pela organização.

Consulado Itinerante

Paiva Netto

Em 29/11, em Newark/NJ, nos Estados Unidos, ocorreu o Consulado Itinerante, promovido pelo Consulado-Geral do Brasil em Nova York, em auxílio às comunidades brasileiras. Esse programa do Itamaraty foi um dos projetos vencedores do 3º. Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal (prêmio Hélio Beltrão), em 1998.

Entre os benefícios prestados, encontram-se o serviço militar e adiamento de incorporação, procuração, atestado de vida, passaporte, legalização de documentos, registro de casamento e de nascimento, atestado de residência, CPF e título de eleitor.

A Legião da Boa Vontade dos Estados Unidos, convidada para participar do evento, colaborou com aferimento de pressão; agendamento de consultas e exames gratuitos pelo Programa de Saúde da LBV, realizado em parceria com o Hospital Universitário de New Jersey; e inscrição para serviços comunitários e voluntariado nas atividades sociais de apoio a pessoas em situação de rua e às de baixa renda atendidas pela LBV.

Vera Reis, jornalista do “Brazilian Voice”, na ocasião, agradeceu: “Muito obrigada a vocês e parabéns pelo trabalho, que é maravilhoso e extremamente necessário para as pessoas que realmente precisam de ajuda. Sou muito fã da LBV”.

CAMPANHA DA LBV NO SITE DA UNAIDS
Uma das Campanhas de Valorização da Vida, da LBV, “Aids — O vírus do preconceito agride mais que a doença”, foi destaque no site da Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS no Brasil).

Falando ao portal Boa Vontade, o coordenador-geral do Programa, dr. Pedro Chequer, comentou: “Essa mensagem é extremamente positiva e mobilizadora. Parabenizamos a Legião da Boa Vontade, com a sua agenda humanista e de respeito aos direitos humanos. Nós apoiamos a iniciativa e gostaríamos inclusive de ter essa campanha em nosso site, a fim de distribuí-la em nossa rede social”.

Aqueles que desejarem compartilhar essa campanha podem acessá-la na página da Unaids.br ou da LBVBrasil no facebook. Ela marcou o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, comemorado no dia primeiro deste mês.

OSCAR NIEMEYER
Nossa saudação de Paz ao internacionalmente reconhecido arquiteto Oscar Niemeyer, que faleceu no Rio de Janeiro/RJ, na quarta-feira, 5/12. No próximo dia 15, completaria 105 anos. Por ser Espírito Eterno, ele segue agora sua jornada no Mundo Espiritual. Como dizia o jornalista e radialista Alziro Zarur (1914-1979): “Não há morte em nenhum ponto do Universo”.

Em dezembro de 1996, Niemeyer foi um dos homenageados com a Comenda da Ordem do Mérito da Fraternidade Ecumênica do ParlaMundi da LBV, na categoria Arte e Cultura. Ao agradecer a escolha, declarou: “Sinto-me feliz de estar entre gente tão boa e correta”. Sua produtiva existência está imortalizada em numerosas obras na arquitetura, na literatura, no design, na escultura... Destaque especial para os edifícios públicos que projetou para Brasília. Ele compõe ainda o Painel “A Evolução da Humanidade”, no Salão Nobre do Templo da LBV, na capital federal.

À sua esposa, Vera Lúcia G. Niemeyer, e demais familiares, a nossa solidariedade.

José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com