terça-feira, 17 de março de 2015

Nova Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí deve começar a ser construída em dois meses

O governador Raimundo Colombo, esteve em Itajaí nesta segunda-feira (16), e garantiu que a construção da Nova Bacia de Evolução do Complexo Portuário de Itajaí é uma obra necessária e urgente. Por isso, o governador assinou os documentos que garantem o começo da primeira etapa da construção, que tem um investimento de quase R$ 104 milhões, verba que é do Governo do Estado. “Entendemos que essa obra precisa ser feita o quanto antes para garantir que os Portos de Itajaí e Navegantes possam receber navios maiores e com isso, continuem competitivos no mercado nacional. Hoje contamos com cinco portos em Santa Catarina e o Complexo Portuário de Itajaí é visto como muito importante, afinal cerca de 70 % das nossas importações ou exportações em Santa Catarina passam pelos terminais de Itajaí e Navegantes”, explica.
Com essa primeira etapa das obras, o Complexo Portuário de Itajaí poderá receber navios com até 335 metros, hoje entram nos terminais embarcações com no máximo 306 metros. A segunda etapa das obras, que ainda não tem prazo para iniciar, vai aumentar o calado para receber navios ainda maiores, com até 366 metros.
O presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado de Santa Catarina (Sindaesc), Marcello Petrelli, explica que existe a necessidade de imediatamente possibilitar a entrada de navios maiores, porque muitos armadores já estão incluindo esse tipo de navio em suas operações. “Quando um armador tem um navio maior e nosso complexo não pode receber, nossos portos não perdem apenas um navio, perdem a chance de receber todos os navios que fariam aquela linha. Por isso, se não houver mudança, vamos perder competitividade. Além disso, toda a cadeia de comércio exterior e logística que fica aqui na região, vai migrar para outros estados, causando desempregos aqui”, afirma Petrelli.