As secretarias de Segurança de Itajaí, Balneário Camboriú e Navegantes decidiram unir esforços pela regionalização dos programas de segurança pública, e um dos principais pilares será um treinamento conjunto para as guardas municipais de Itajaí e Navegantes, que estão em fase de formatação, e para novas turmas da guarda armada de Balneário.
A medida foi discutida nesta quinta-feira durante reunião do grupo de gestão integrada, em que foi apresentado o Plano Municipal de Segurança Pública. A expectativa é de que os trâmites para efetivação da guarda em Itajaí ocorram a partir de julho.
O secretário de Segurança de Itajaí, Francisco José da Silva, viu com empolgação a possibilidade de uma formação conjunta. Anunciou ao vice-governador Eduardo Pinho Moreira, que passou rapidamente pelo encontro, que o modelo será inédito no Estado.
A formação regionalizada integra a proposta de reativar o Consórcio Metropolitano de Segurança Pública. A ideia foi proposta em 2013 e teve reconhecimento do governo federal, mas não vingou. Reeditado, o consórcio será útil na captação de recursos para serem usados na prevenção.