sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Policia Civil prende mulher apontada como liderança do crime organizado em SC

Polícia Civil anunciou nesta quinta-feira a prisão de uma mulher de 27 anos apontada como sendo uma das lideranças do crime organizado em Santa Catarina.
A ação é da Divisão Especializada de Combate ao Narcotráfico (Denarc) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) de SC.

A presa, conforme policiais civis, seria mulher de Nelson de Lima, o Setenta, um dos fundadores da facção criminosa Primeiro Grupo Catarinense (PGC).

Ela foi localizada após um mês de investigações em Penápolis, interior de São Paulo, onde estaria escondida, por policiais civis da Deic de SC em conjunto com policiais civis de SP.
Apenas as iniciais dela foram divulgadas, P.C.B., de 27 anos. Segundo a Deic, a mulher seria responsável direta pelo repasse de informações entre a alta cúpula criminosa e os demais associados da organização, além de estar envolvida com o tráfico de drogas.
O delegado da Denarc, João Adolpho Fleury Castilho, afirmou que a mulher seria o elo entre a facção catarinense e uma facção criminosa de outro estado de São Paulo - Primeiro Comando da Capital (PCC).

Avaí e Criciúma ficam no zero a zero

Avaí e Criciúma se enfrentaram na Ressacada na partida que fechou os compromissos da segunda rodada do Catarinense. E em jogo cheio de chances e polêmicas, o placar acabou não se alterando: 0 a 0, o segundo do Catarinense. A equipe Azzurra protestou quanto a um gol anulado de Anderson Lopes, embora as câmeras mostrassem que ele estava impedido. Os tricolores, de pênaltis sobre Bruno Lopes e Cleber Santana, além do cartão vermelho para Barreto.

Agora, o Avaí atua longe de seus domínios: visita o Atlético, em Ibirama. A partida ocorrerá no domingo (08), às 19h30. Já o Criciúma viaja para Chapecó, onde enfrentará a equipe da casa, a Chapecoense, no mesmo dia. Porém, a partida ocorre no horário das 17h.

Seja o protagonista da sua história‏

Um novo ano chegou e os dias estão passando muito rápido.
Se nos distrairmos, daqui a pouco será natal novamente e ficaremos nos perguntando o que fizemos durante o ano.
Para que isso não aconteça é importante termos consciência que cada um é responsável por si, ou seja, não adianta colocarmos a responsabilidade sobre o que dará certo ou não na nossa vida nas costas de outra pessoa.
Temos que ter em mente que somos a maior ameaça contra nós mesmos.
Passamos os dias buscando justificativas para adiar as mudanças que juramos fazer.
Mas, como eu acredito que a vida vale a pena e tenho certeza que você também acredita, não vamos nos sabotar.
Vamos focar no nosso principal objetivo e não vamos afastar nossos olhos da nossa meta durante esse ano.
Sabemos que cada pessoa, grupo, instituição ou empresa tem uma missão, ou um ideal, como queiram. E é em busca da realização desse sonho que temos que caminhar.
Talvez tenhamos que encontrar caminhos alternativos, buscar novos parceiros para essa jornada; o importante é nos fortalecermos para seguirmos em frente, sempre em busca do nosso objetivo.
Somente assim, conseguiremos construir a nossa história de vida.
E sabemos que para construir algo, nada melhor do que planejar.
Por isso mesmo eu te pergunto: qual o seu projeto de vida para 2015? Ainda não pensou? Se agiliza que ainda dá tempo.
Aliás, sempre é tempo para tudo que nos tornará pessoas melhores, mais humanas e felizes.
Tenha um projeto de vida. Não passe pela vida caminhando. Viva!
Seja o protagonista da sua história, não deixe para outros o papel principal.
A história é sua e depende de você o enredo que ela terá.
Somos nós que fazemos a nossa história.
Ser protagonista da sua vida é tomar a rédea das situações, por mais difíceis que elas sejam. Não devemos delegar a outros as nossas metas, os nossos sonhos.
Muitas vezes precisaremos mudar o foco, e isso é bom. Teremos a oportunidade de conhecer outras pessoas, viver outras experiências, poderemos até descobrir que não é o outro que me atrapalha, mas sou eu que estou com a visão distorcida, ou, insistindo no caminho errado.
Na vida, ou nos apaixonamos por uma causa, ou nada acontece.
Temos que aprender a valorizar nossas qualidades, sem nos afastar dos nossos valores.
Temos que acreditar que fazemos parte de algo grandioso. Que não estamos aqui apenas de passagem, mas sim, para aprender todos os dias e nos tornarmos seres humanos melhores.
Temos que colocar em prática o que aprendemos e não deixar apenas na teoria os ensinamentos que acumulamos ao longo da vida.
Em 2015 vamos deixar nossa marca na vida das pessoas, assim como o jardineiro deixa sua marca no jardim.
Afinal, como já dizia Vinicius de Moraes: “É melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe”.
Ser feliz é fundamental!
Giovani Felix
Educador Salesiano, Bombeiro Comunitário e Vereador de Itajaí (PT)

Ex-funcionária denunciou esquema de corrupção na Arxo

Polícia Federal conta com a colaboração de uma nova testemunha na nona fase da Operação Lava Jato, batizada de 'My Way'. O jornal  O Estado de S. Paulo  apurou que uma ex-dirigente da área financeira da Arxo, fornecedora de equipamentos para a Petrobras, contou aos investigadores que a empresa também fez parte do esquema de corrupção.

De acordo com as investigações, a empresa pagaria propina em negócios com a BR Distribuidora em troca de informações privilegiadas e contratos. Com sede em Piçarras (SC), a Arxo foi alvo de buscas nesta quinta-feira.

O nome da colaboradora não foi divulgado. As informações dela complementaram investigações da PF e foram um dos motivos da nova etapa. A Lava Jato suspeita que o esquema tenha continuado, apesar do escândalo que já dura quase um ano na estatal petrolífera.

A Arxo divulgou nota hoje, na qual informa que está colaborando com as investigações. Veja a íntegra:

"A ARXO informa que o setor administrativo da empresa está com atividades suspensas, no momento, para que nossos profissionais possam prestar informações solicitadas pela Receita e Polícia Federal. A intenção da empresa é contribuir com o trabalho das autoridades, ajudando-os com todo e qualquer esclarecimento necessário. A produção fabril opera sem alterações."

Câmara vota alteração de lei que define valor das passagens de ônibus em Itajaí

A Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou em primeira discussão, na sessão desta quinta-feira (5), o Projeto de Emenda a Lei Orgânica Municipal 1/2013, de autoria do vereador Thiago Morastoni (PT). O projeto dá ao Poder Executivo Municipal a decisão final sobre a correção, reajuste e revisão dos valores das tarifas do transporte coletivo.
Atualmente é a Prefeitura que define o valor e a Câmara pode aprová-lo ou não.
O vereador Thiago Morastoni (PT) defendeu seu projeto com a alegação de que definir o valor das passagens é uma atribuição exclusiva do Executivo, prevista na Constituição, e que o papel da Câmara é fiscalizar as atividades.
Já a vereadora Anna Carolina Martins (PRB) defendeu que a alteração dos valores continue passando pela Câmara. Segundo ela, esta é uma oportunidade que o Legislativo tem de receber informações sobre a situação do transporte coletivo na cidade e discutir amplamente o assunto.
O Projeto de Emenda à LOM foi aprovado com 14 votos favoráveis, quatro contrários e uma abstenção. A segunda votação está prevista para a 5ª Sessão Ordinária deste ano.

O que fizemos da água?

Paiva Netto
                  
Volto a falar-lhes do gravíssimo problema da falta d’água, que persiste em invocar nossa meticulosa atenção, seguida de atitudes acertadas.

Na série de palestras que proferi no início dos anos 1990, a respeito do Apocalipse de Jesus, a fim de torná-lo mais acessível aos simples de coração, trouxe, por exemplo, ao debate a questão da possível guerra pela água em várias regiões do planeta, já àquela altura noticiada pela imprensa.

Com tristeza e preocupação, vivenciamos nos dias atuais, até mesmo em metrópoles brasileiras, o trágico fantasma da carência de água.
Além dos fatores climáticos, que, desde a Revolução Industrial, mais fortemente influenciamos de forma condenável, o que temos feito com esse precioso líquido, fator básico da vida?

É fácil observar no mundo o ato criminoso do desperdício. Às crianças, aos jovens e aos adultos, insisto neste ensinamento: a migalha de hoje é a farta refeição de amanhã. E, por extensão, a gota d’água de hoje é o abundante manancial do amanhã. E, nestes tempos, de agora mesmo. Ajudemos a evitar o pior.

Em “Apocalipse sem medo” (2000), ressaltei que, apesar dos esforços ecológicos de muita gente boa, o ser humano ainda vive a poluir tudo, como na advertência do Profeta Isaías, 24:5: “Na verdade, a Terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a Aliança Eterna”.

A água tornou-se pouca em diversos pontos do orbe, mas continua sendo maltratada. E o líquido potável corresponde a menos de 3% do que existe no planeta. O restante é principalmente água salgada, em torno de 97%. Como é que as coisas ficam? (...) Preservá-la não se resume a medidas de governos. Exige decisivos cuidados que precisamos nós, cidadãos, ter também com ela. É necessário que deixemos de ser meros observadores e passemos a atuar como ativos participantes. Afinal de contas, está em jogo a nossa própria existência. Exato: nossa própria vida! E a correção disso demanda Justiça e Boa Vontade, vistos como antídoto contra a ganância, que, de tão cega, não percebe estar cavando a sepultura inclusive para si mesma.

AQUECIMENTO GLOBAL

No dia 16/1, a Agência Brasil divulgou que 2014 foi o ano mais quente desde o início dos registros de temperatura, em 1880. A informação é da Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos. O órgão norte-americano acrescenta que “o aumento da temperatura se espalhou por todo o mundo. As regiões onde foram registrados recordes de calor estão no extremo Leste da Rússia, a Oeste do Alasca, no interior da América do Sul, na maior parte do continente europeu, no Norte da África e também nas regiões costeiras do Leste e do Oeste da Austrália”.

A cada pesquisa nova apresentada, a Ciência se convence de que a atuação humana tem apressado o aquecimento global. E as consequências estão aí, à vista de todos. A complexidade dos desafios se intensifica, incluída a que afeta diretamente a economia das nações.

O Apóstolo Paulo, há dois milênios, em sua Epístola aos Gálatas, 6:7, deu uma lição que poderia repetir hoje literalmente: “Ninguém se iluda, porque Deus não se deixa escarnecer. Aquilo que o homem semear, terá de colher”.

Ouçamos o alertamento bíblico. O Pai Celestial certamente aguarda de nós bom senso e muito trabalho em prol do bem-estar da Humanidade. Peçamos a Ele proteção para as providências terrenas; chuva para os lugares secos; um clima mais equilibrado para a saúde das pessoas. E não desprezemos o poder da oração e da vigilância coletivas.

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.

Rapaz morre após perder controle de veículo e cair em rio em Itajaí

Um jovem de 19 anos morreu após perder o controle de seu veículo e cair no rio Itajaí-Mirim nesta quinta-feira à noite em Itajaí. O Corpo de Bombeiros informou que acidente ocorreu em uma curva na ponte velha do bairro Promorar. Jorge Luciano de Melo Filho, que fazia aniversário no dia do acidente, foi retirado sem vida do automóvel.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi a primeira a chegar no local da ocorrência, às 21h10. Conforme o relato, o jovem dirigia um automóvel C4 hatch, com placas deBombinhas, que ficou totalmente submerso. Uma testemunha disse aos policiais que o veículo seguia do bairro Promorar sentido Avenida Contorno Sul, quando teria caído no rio em alta velocidade.
Um dos policiais que atendeu a ocorrência tentou entrar no rio para fazer o resgate da vítima, mas não conseguiu chegar ao carro devido a forte correnteza. Os Bombeiros, Polícia Militar e Codetran chegaram cerca de meia hora depois do acidente. O carro estava com as rodas para cima e só foi encontrado porque os faróis estavam acesos. De acordo com os socorristas, a vítima pode ter ficado presa com o cinto de segurança.
O resgate terminou por volta das 23h30 quando o pai e a irmã de Melo chegaram. O veículo que o rapaz dirigia pertencia ao pai dele. O Instituto Médico Legal e o Instituto Geral de Perícias também estiveram no local.

Napoleão Bernardes troca cinco secretários

O prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) definiu ontem a nomeação de cinco novos secretários: o suplente de deputado estadual Ronaldo Roni Wan-Dall (PP) para a Administração, o engenheiro Juliano Gonçalves (PV) para o Planejamento, o ex-vereador Marcelo Schrubbe (PSB) para a Defesa do Cidadão, o advogado Erivaldo Vadinho Caetano Júnior (PSDB) para o Seterb e o administrador Jean Havenstein (PSDB) para o Gabinete. 

A mudança sinaliza uma fase de transição do governo. Por um lado, figuras históricas do PSDB perdem influência no colegiado, com o prefeito assumindo maior protagonismo da própria gestão. Por outro, o leque de partidos que integram o governo se amplia consideravelmente. Das três legendas que ocupavam o paço desde o princípio do mandato (PSDB, DEM e PMDB) passa-se a seis (devido à ascensão de PP, PV e PSB), com a perspectiva de que mais três se somem futuramente (PR, PPS e Solidariedade). A articulação prenuncia o desenho de uma ampla coligação para a disputa da reeleição e neutraliza em parte a negativa do PSD, que no meio da semana rejeitou o convite para ingresso na administração.