quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Aids — o vírus do preconceito agride mais que a doença

Paiva Netto


O organismo humano é a mais extraordinária máquina do mundo. Mesmo assim, falha. Contudo, com Amor, até os remédios passam a ter melhor resultado.

Nossos Irmãos que padecem com o vírus HIV e os que sofrem de outros males físicos, mentais ou espirituais precisam, em primeiro lugar, de Amor Fraterno, aliado ao socorro médico devido. Se a pessoa se sentir humanamente amparada, criará uma espécie de resistência interior muito forte, que a auxiliará na recuperação ou na paciência diante da dor. Costumo afirmar que o vírus do preconceito agride mais que a doença.

Aos que sofrem o abandono a que foram relegados por antigos correligionários, por amigos de discussão intelectual e até mesmo pelos seus entes mais queridos, o conforto destas palavras de dom Paulo Evaristo Arns, cardeal-arcebispo Emérito de São Paulo, na sua tocante obra Da Esperança à Utopia — Testemunho de uma Vida: “A graça de Deus não esquece ninguém nem se regula por crachás. Basta lembrar o segundo capítulo do livro Gênesis para sentir como o sopro de Deus infunde vida ao ser humano e lhe dá como companheira a Esperança por toda a vida. (...) Afinal, o mundo é de Deus, e Deus está presente no coração de cada pessoa, por menos que esta O sinta ou O exprima de viva voz. (...) A utopia é a união de todas as esperanças para a realização do sonho comum. Se realizarmos este sonho, teremos construído uma nova realidade”.

Longe do Amor Fraterno, ou Respeito, se assim quiserem apelidá-lo, o ser humano jamais saberá viver em Sociedade Solidária Altruística Ecumênica, porque a sua existência ficará resumida a um terrível “universo”, o mesquinho “universo” do egoísmo. Por esse motivo, escreveu o pensador e sociólogo francês Augusto Comte (1798-1857): “Viver para os outros é não somente a lei do dever, mas também da felicidade”. Trata-se de uma lição que ninguém deve esquecer em circunstância alguma.

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.

Ação popular contra lei dos supersalários em Navegantes

A 2ª Vara Cível de Navegantes recebeu uma ação popular contra uma lei complementar municipal de 2011 que autoriza servidores efetivos em cargos de confiança a incorporarem a diferença salarial quando perderem a comissão. De acordo com o vereador Fredolino Bento, autor da ação, a legislação teria causado um corre-corre por efetivações.
No último concurso público da prefeitura, que teve o resultado divulgado esta semana, pelo menos 13 funcionários do alto escalão do governo municipal se inscreveram para cargos como monitor de creche e auxiliar de serviços gerais, que tem previsão salarial de pouco mais de R$ 800 – quase 10 vezes menos do que os vencimentos de um secretário, por exemplo.
Na prática, a legislação permite que, caso assuma uma vaga como essa no futuro, o servidor que hoje está comissionado no primeiro escalão e optou por contribuir com a previdência do município sobre o total de ganhos poderá, em até cinco anos, voltar a ter o salário de comissão. Mesmo escalado em um trabalho completamente diferente.
Legislação para aumento de salários e aposentadorias não é exclusividade de Navegantes e já foi aplicada em outras cidades pelo Estado – algo que a longo prazo pode comprometer o orçamento das prefeituras com os supersalários dos servidores (mesmo que eles contribuam com a previdência sobre todos os benefícios salariais).
Além dos comissionados, em Navegantes a legislação também permite que vereadores e o prefeito façam uso do mesmo benefício.
Em nota, a procuradoria jurídica e o setor de previdência da prefeitura informaram que o objetivo da legislação é “reconhecer e assegurar uma vantagem aos servidores que assumem responsabilidades em funções de direção, chefia, assessoramento por longos períodos para que, ao retornarem aos cargos de origem, possam receber uma vantagem decorrente dos serviços prestados na função pública”.
Ainda, que a legislação teria sido acompanhada de estudo de impacto.
A ação popular, protocolada na sexta-feira, está nas mãos do juiz Murilo Leirião Consalter e tem pedido de liminar. Até a tarde de ontem, o magistrado não havia avaliado o caso.

Marido de gerente de banco de Rio dos Cedros é sequestrado

Cinco homens fortemente armados e encapuzados invadiram a casa da gerente do Banco do Brasil de Rio dos Cedros nesta terça-feira de madrugada. A ação começou em Rodeio, cidade onde a família mora. Dois bandidos acompanharam a mulher até a agência bancária de Rio dos Cedros enquanto os outros três ficaram circulando na cidade com o marido como refém no C3 da família. O combinado era que o homem só seria libertado quando a esposa pegasse o dinheiro da agência e os encontrasse em local marcado às 10h.

Quando chegou ao banco a gerente telefonou para um funcionário do banco que acionou a Diretoria Estadual de Investigação Criminal (Deic). Ao perceber a movimentação dos agentes, os bandidos fugiram com o refém. As polícias Militar e Civil de toda a região foram acionadas e uma força-tarefa foi montada em frente à agência bancária no Centro de Rio dos Cedros. 

A gerente que está grávida passou mal, foi levada ao hospital de Timbó e liberada em seguida. Por volta das 13h30min, o homem foi libertado na BR-116, em Mandirituba, no Paraná. Assim que foi solto ele ligou para a mulher. 

Trinta policiais militares e civis de Pomerode, Timbó, Rio do Campo, São Bento do Sul e Joinville participaram da ação. Logo após a ligação do refém localizado na região metropolitana de Curitiba, a Polícia Militar do Estado do Paraná foi acionada. 

Liderar é criar luz

"Grandes líderes sabem lidar com momentos ásperos e ainda manter a suavidade ao agir." Marcio Kühne
 
SÓ LIDERA quem tem coragem para enfrentar conflitos e desafios. Pessoas que pensam, questionam, que têm coragem de correr riscos calculados, que continuam estudando, continuam aprendendo, continuam se comunicando com franqueza, mas sem grosseria. Pessoas que têm diplomacia para não gerar conflitos desnecessários e coragem de enfrentar os conflitos inevitáveis. Mas liderar não é criar medo, para que outros sigam você. É criar luz, para que outros vejam o caminho. Em qualquer situação, o medo estará presente na cabeça de uma pessoa inteligente, pouco importando a idade, o sexo ou a nacionalidade. Ele precisa mesmo estar lá, porque para cada ideia que funciona, há centenas de possibilidades que não funcionam.
O medo, portanto, é somente um sinal de preparação da nossa mente. Mas, assim como qualquer emoção, o medo é altamente contagioso. Por isso, o líder deve ter cuidado redobrado para não passar medo para sua equipe. Também é, por isso, que pseudo-líderes usam o medo como arma para manipular populações e eleitores, em todos os países.
Mas o verdadeiro líder não é um multiplicador do medo. O líder é aquele que usa os medos e receios como balizas internas, para não fazer bobagens ou cometer erros desnecessários, mas que instila em sua equipe a força e a convicção da vitória, do crescimento e que reforça as raízes que unem seu grupo.
 
O chefe consegue obediência pela autoridade; o líder pela admiração. O verdadeiro líder sabe que sua trajetória será mais rápida se seus liderados também forem líderes.

Marcio Kühne - Palestrante