sexta-feira, 15 de junho de 2012

LBV, Rio-92 e os desafios da Rio+20

Paiva Netto

Há 20 anos, na Conferência de Cúpula das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92, a Legião da Boa Vontade (LBV) trazia a sua proposta de erguimento de um orbe sustentável do ponto de vista ecológico e ético: educar, reeducar, instruir e espiritualizar no caminho da Paz. Isso faz sobreviver as criaturas, as nações, a Natureza, o planeta.

Não podemos progredir destruindo o mundo, a nossa casa coletiva, por efeito de ignorância. Não há vida longa em um desenvolvimento que aniquila o próprio hábitat e seus moradores. É um contrassenso marcado pela falta de informação não apenas intelectual, mas também, e principalmente, moral e espiritual.

Na conferência histórica, inspiradora imagem rodou o mundo: um grupo com algumas das crianças atendidas pela Legião da Boa Vontade na capital fluminense envolvia em um esperançoso abraço a Árvore da Vida, símbolo da Rio-92. Transcorridas duas décadas, muitos daqueles pequeninos, impulsionados pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico da LBV — e deixando germinar em seus corações a semente daquele memorável encontro — tornaram-se adultos com decidida consciência socioambiental. É um exemplo singelo, em meio às discussões tão complexas pelo orbe afora. As crianças bem formadas nas questões do meio ambiente serão os futuros governantes, empresários, economistas, médicos, operários, cientistas, cidadãos, enfim, a alavancar o desenvolvimento sustentável nas mais distintas áreas, porquanto, acima de tudo, serão éticos, solidários, fraternos.

Ainda na Rio-92, a Legião da Boa Vontade lançou a Campanha Gente também é bicho. Preserve a criança brasileira. O oceanógrafo e explorador francês Jacques Cousteau (1910-1997), recebido com reverência pelos participantes da Cúpula de 1992, ao tomar conhecimento da iniciativa da LBV, externou seu apoio: "Se não cuidarmos das crianças, de nada adianta discutirmos o problema ecológico".

Ressaltou igualmente o secretário-geral da Rio-92, Maurice Strong: "Concordo com esta campanha da LBV. Espero que as mais importantes decisões tomadas aqui possam ter maior apoio, novas energias, produtividades para fazer com que as crianças do Brasil e de todo o mundo tenham novas oportunidades".

Nossa saudação e votos de elevado êxito à anfitriã da desafiante Rio+20, a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, bem como aos distintos chefes de Estado e suas comitivas, além dos representantes da sociedade civil, que comparecem ao encontro de 13 a 22 deste mês, no Rio de Janeiro/RJ.

Decididos, atendamos à convocação do evento, cônscios da necessidade urgente de deixar de lado o que seja apenas teoria e unir esforços, fazer parcerias, corrigir os nossos equívocos. Afinal de contas, estamos na Terra. É a nossa morada única! O que exige que nos tornemos verdadeiramente cidadãos ecumênicos, isto é, planetários, globalizados no Bem. Sem isso, as globalizações podem configurar grande perigo.



SENTINELA DOS PAMPAS

Há doze anos, solicitei ao radialista Humberto Cassuriaga que apresentasse, na AM 1300, de Porto Alegre/RS (emissora da Super Rede Boa Vontade de Rádio), um programa dedicado aos valores das tradições gaúchas. Surgia então o "Sentinela dos Pampas".

Neste domingo, 17/6, um churrasco, com música ao vivo, celebra mais um aniversário do programa. A festividade tem início às 11h30 no Galpão Boa Vontade, localizado na Av. São Paulo, 722, esquina com a Av. São Pedro, no bairro São Geraldo. Para outras informações, ligue: (51) 3325-7000.

O "Sentinela dos Pampas" vai ao ar todos os domingos, das 6 às 7 da manhã. Prestigie.


_______________________
* José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central.

Em Ilhota, suspeito de matar namorada de 14 anos a facadas está foragido

A Polícia Civil continua nesta sexta-feira as buscas pelo jovem de 23 anos, suspeito de matar a namorada de 14 anos com três facadas na noite de quinta-feira, em Ilhota. A adolescente estava grávida de cinco meses.

Segundo a Polícia Militar (PM), ela morava na cidade com a mãe, mas era natural de Guarapuava. O suspeito, de acordo com os policiais, é de Pinhão (PR). Logo após crime, por volta das 21h, ele fugiu para o mato e não foi mais localizado.

O corpo da adolescente está sendo velado nesta manhã de sexta-feira na comunidade de Pocinho, na zona rural de Ilhota.

Polícia Civil prende quadrilha suspeita de assalto a loja de celulares em Blumenau

A Divisão de Furtos e Roubos da Central da Polícia Civil de Blumenau prendeu na noite de quinta-feira uma quadrilha suspeita de roubar uma loja de celulares na noite de quarta-feira na Rua XV de Novembro, no Centro. A prisão ocorreu 24 horas depois do assalto.

Os quatro homens roubaram 114 aparelhos eletrônicos e aproximadamente R$ 3 mil em dinheiro, por volta das 19h de quarta. Eles teriam rendido os funcionários e levado os produtos. Responsável pela investigação, delegado Ronnie Esteves afirma que dos quatro envolvidos, dois deles praticaram o roubo, enquanto dois ficaram no apoio para a fuga e local para esconderijo depois do assalto.

As prisões ocorreram em Itapema, no Litoral, e na Rua Araranguá, no Distrito do Garcia, em Blumenau. Os dois jovens de 20 anos, que fizeram o assalto, estava em Blumenau, enquanto os mentores foram presos no Litoral.

— Começamos a investigação identificando que um deles tinha alugado um hotel em Itapema para usar de esconderijo para o grupo. A partir disso, chegamos até eles_ conta o delegado.

Os jovens de 20 anos e os homens de 25 e 29 anos foram levados à Central de Polícia e aguardam serem levados para o Presídio Regional de Blumenau nesta manhã de sexta-feira. O nome deles será confirmado pelo delegado até o fim da manhã. Em depoimento, os jovens de 20 anos teriam confirmado a participação, enquanto os outros dois negaram inicialmente, mas depois disseram que só falarão em juízo.

Dos eletrônicos roubados, 94 deles foram recuperados. O dinheiro não foi encontrado, segundo o delegado. Os quatro irão responder pelo crime de roubo.