segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Papa Bento XVI anuncia que renunciará em 28 de fevereiro


papa Bento XVI  anunciou nesta segunda-feira que renunciará ao pontificado em 28 de fevereiro. Pronunciado em latim, o discurso foi proferido durante um consistório do Vaticano.

— Sinto o peso desta missão, e saio pelo bem da Igreja — afirmou o pontífice em declaração publicada no jornal italiano Corriere della Sera.

Bento XVI explicou que não tem mais forças para dirigir a Igreja Católica por causa da idade, 85 anos:

— Depois de ter examinado ante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério petrino.  
O Papa destacou que "no mundo de hoje, sujeito a rápidas transformações e sacudido por questões de grande relevo para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor tanto do corpo como do espírito".

Em um livro de entrevistas publicado em 2010, o Papa já havia falado da possibilidade de renunciar caso não tivesse condições de continuar suas atividades.

Para expressar a surpresa ante o anúncio da renúncia, o decano dos cardeais, monsenhor Angelo Sodano, falou de um "trono em um céu sereno".

— O Papa anunciou que renunciará a seu ministério às 20h (16h no horário de Brasília) de 28 de fevereiro. Começará assim um período de 'sede vacante' — afirmou o padre Federico Lombardi, em um anúncio praticamente sem precedentes na Igreja Católica.

Em Milão, o primeiro-ministro italiano Mario Monti demonstrou surpresa:

— Estou muito comovido com esta notícia inesperada.

O único precedente da renúncia de um Papa remonta ao ano de 1294, quando Celestino V abdicou antes de ser consagrado. Antes de ser designado Papa, ele havia vivido como um ermitão e não se sentia preparado para assumir o comando da Igreja.

Quem é Bento XVI
Joseph Alois Ratzinger, o papa Bento XVI, tomou posse no dia 19 de abril de 2005. 

O pontífice nasceu no dia 16 de abril de 1927, em Marktl am Inn, uma pequena vila na Baviera, às margens do rio Inn, na Alemanha. Foi eleito para suceder ao papa João Paulo II como o 265° papa. 

O último Papa com este nome foi Bento XV, que esteve no cargo de 1914 a 1922. Era ele quem estava à frente da Igreja Católica durante a Primeira Guerra Mundial.

Carro da Polícia Militar é alvo de tiros e pedradas

Um carro da Polícia Militar foi alvo de tiros e pedradas quando fazia a escolta de um ônibus, no Jardim Progresso, em Criciúma (205 km de Florianópolis), por volta das 21h de domingo.

Segundo a PM, os tiros e pedradas atingiram o vidro traseiro do carro e nenhum militar ficou ferido. A polícia fez buscas na região, mas nenhum suspeito foi preso. 

Por volta das 5h, um carro foi incendiado no bairro Monte Verde, em Florianópolis. Segundo a PM, não houve feridos nem suspeitos presos.

Com estes casos, subiu para 87 o número de ataques em 27 cidades do Estado desde 30 de janeiro.

Capitania vai apurar causas do incêndio em lancha em Porto Belo

A Capitania dos Portos abriu um inquérito para apurar as causas do incêndio que afundou uma lancha na manhã deste domingo em Porto Belo. A investigação tem prazo de 90 dias, mas o comandante da Capitania, Anselmo Sampaio, adianta que provavelmente o fogo começou na casa de máquinas da embarcação.



De acordo com os bombeiros, a lancha estava a cerca de 300 metros da costa quando o fogo começou. A embarcação de 40 pés, mais de 12 metros de comprimento, foi arrastada para longe de outros barcos e acabou afundando a cerca de 50 metros da praia, conforme a Marinha.

O local, perto do Caixa D'Aço, foi sinalizado para evitar acidentes. Nos próximos dias, o dono do barco que afundou deve providenciar a retirada dos destroços. Apenas o marinheiro estava a bordo quando o fogo começou e não se feriu.