
Joca Signorini explica que os cinco dias de velejada foram desgastantes, já que o regime de ventos, apesar de levar o barco mais rápido ao destino, brinca em mudar de direção a todo momento.
"Os últimos dias foram agitados para toda tripulação. Nós estamos em uma região com variação de ventos, que brigam um com outro (Sudoeste x Norte), por isso há troca de vela constante. Estamos felizes em manter a liderança e vamos tentar segurar essa vantagem ao máximo", relata Joca Signorini.
Atrás do Telefónica na segunda perna da Volvo Ocean Race estão Abu Dhabi, Sanya, Puma, Camper e Groupama. "A nossa estratégia foi correta e precisamos manter o foco até a chegada no próximo alvo", reforça Joca Signorini.
O trecho até os Emirados Árabes tem 5.430 milhas náuticas (10.060 quilômetros) e terá uma parada de segurança no Oceano Índico (costa da Somália) para evitar as famosas ações de navios piratas. A pontuação será diferenciada das outras etapas e o vencedor até a zona protegida receberá 80% dos pontos.

Classificação da VOR:
1° - Telefónica - 37 pontos
2° - Camper - 34 pontos
3° - Groupama - 24 pontos
4° - Abu Dhabi - 9 pontos
5° - Puma - 9 pontos
6° - Sanya - 4 pontos
Regata chega em abril em Itajaí - A parada brasileira, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, está prevista para abril de 2012. O trecho entre Auckland (Nova Zelândia) e a cidade catarinense é um dos pontos mais sensíveis e estratégicos da Volvo Ocean Race. As equipes velejarão 6.705 milhas náuticas (12.424 quilômetros) - o maior trecho da competição - pelos temidos mares do sul e tendo de contornar o Cabo Horn, considerado um dos locais mais perigosos para navegação do planeta.
A vila da regata de Itajaí será aberta no dia 4 de abril de 2012, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata do Porto, no dia seguinte, e largam para os Estados Unidos no dia 22 de abril.
Mais informações: www.volvooceanraceitajai.com