domingo, 27 de setembro de 2009

11 municípios atingidos por vendaval em SC

A Defesa Civil de Santa Catarina informou na tarde de hoje que subiu para 11 o número de municípios nas regiões da Grande Florianópolis e Sul afetados pelo vendaval e granizo registrados no estado na madrugada de sábado para domingo. Antônio Carlos, um dos municípios mais atingidos, já enviou o decreto de situação de emergência.
Os municípios afetados são: Antônio Carlos, Araranguá, Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Biguaçú, Governador Celso Ramos, Içara, Passo de Torres, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Sombrio.
Ainda não há informações sobre o total de casas atingidas, mas levantamentos preliminares já fazem a contagem em algumas cidades. O prefeito de Antônio Carlos, Geraldo Pauli, afirmou que 650 residências foram afetadas, deixando 3 mil pessoas desalojadas na área rural do município. O vendaval em Araranguá destelhou cerca de 40 casas, segundo o coordenador regional de Defesa Civil, Djalma Niles. Em Içara, cerca de 40% das casas nos Distritos do Rincão e Barra Velha foram destelhadas, segundo a prefeitura.
Os ventos que assolaram os municípios durante a madrugada chegaram a 102 quilômetros por hora em Uribici e a 96 quilômetros por hora em Laguna, segundo informou a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural e o Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina.

Acidente com caminhão com bobinas de papel fere oito pessoas em Ponte Alta

Um acidente envolvendo três carros, uma carreta e um caminhão carregado de bobinas de papel deixou oito pessoas feridas na BR-470 em Ponte Alta, na Serra, na manhã deste domingo. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do caminhão com as bobinas teria tentado fazer um retorno no km 198 da rodovia quando o veículo foi atingido na parte traseira por uma carreta. Por conta da batida, toda a carga de bobinas de papel ficou espalhada sobre a pista. A PRF informou que chovia muito no momento do acidente. Além dos dois caminhões, outros três carros de passeio se envolveram na colisão. Segundo a PRF, oito pessoas ficaram feridas. Todas foram encaminhadas para o hospital em Otacílio Costa. O caso mais grave é de uma criança de quatro anos, que estava em um dos carros.