segunda-feira, 30 de março de 2015

Os perigos ocultos da internet

Utilização da internet e de jogos eletrônicos em excesso e sem supervisão são prejudiciais para as crianças

São novos tempos. Antigamente, quando os pais queriam que os filhos se comportassem, eles faziam promessas de passeios e de doces. Hoje, é muito comum oferecerem logo um celular ou tablet para que fiquem calmos durante um jantar fora, por exemplo. Para muitos especialistas, essa medida é prejudicial à criança, já que, ficando muito conectada, pode perder a habilidade de relacionar-se com os outros.

O Portal Boa Vontade (www.boavontade.com) conversou com o psicólogo Cristiano Nabuco de Abreu, coordenador do Grupo de Dependências Tecnológicas do Programa Integrado dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).Ele é pioneiro nos estudos do tema no Brasil efala que “quanto mais precocemente os pais entregam a tecnologia para os filhos, mais eles fazem com que os filhos se exponham menos ao contato com outras crianças”.

A utilização excessiva de novas plataformas de comunicação e entretenimento, assim como é ainda com a televisão, embora atualmente em escala menor, pode resultar no isolamento social e em outros problemas, como complicações à saúde física e mental, obesidade, colesterol alto e hipertensão, sedentarismo, dificuldade para ler e fazer cálculos, e distúrbios do sono. A admiração despertada por modernas ferramentas em adultos tende a ser muito maior nas crianças. O especialista alerta que essa situação deve ser levada em consideração pelos responsáveis. “Cada vez mais, elas preferem a vida virtual, ou seja, a vida na internet é muito mais satisfatória e aprazível do que a que teriam na realidade”, destaca na matéria.

Jogos, músicas, filmes, blogs e redes sociais são as páginas mais visitadas por esse público. Os adultos, na tentativa de distrair a garotada, até utilizam esses recursos como uma espécie de babá, um grande equívoco na visão do psicólogo. “Os pais preferem que eles estejam conectados a estar nas ruas”, afirma. Os pais pensam que dessa maneira os filhos estão mais seguros. O entrevistado contesta: “Mentira. Ao contrário, ele [filho] está muito mais exposto”.

Para enriquecer ainda mais a análise, o Portal Boa Vontade também conversou com o psicólogo e diretor de prevenção da Safernet no Brasil, Rodrigo Nejm. Ele apontou que a exposição excessiva dos filhos na web é algo que os pais devem estar atentos, pois muitos dos jovens acabam divulgando selfies(autorretratos) que podem ter conotação sexual: “Se o próprio adolescente divulga na rede esse tipo de imagem, certamente isso atrairá a atenção de pessoas que não são amigas dele. Um criminoso sexual ou um agressor sexual que está em busca de vítimas e de alguém mais vulnerável se aproximará desse adolescente”.

Uma recente pesquisa divulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) constata isso. Segundo Maud de Boer-Buquicchio, relatora especial do organismo sobre a venda de crianças, prostituição infantil e pornografia infantil, “as novas tecnologias estão facilitando a prática de crimes de exploração sexual e novas formas de comportamento explorador”.

A medida a ser tomada pelos pais deve ser é a “supervisão”. O dr. Cristiano chama à seguinte reflexão: “Da mesma maneira que o meu filho não vai dormir na casa de alguém sem que eu saiba quem é essa pessoa, quem são os pais, ele não deveria estar se conectando no mundo de uma maneira irrestrita”.


A reportagem completa, com outras importantes informações, está disponível na página: www.boavontade.com/saude/os-perigos-ocultos-da-internet.

PM desarticula quadrilha que praticava assaltos no Litoral Norte

Uma operação da Polícia Militar desarticulou uma quadrilha responsável por assaltos em comércios de cidades do Litoral Norte no início da tarde deste domingo.  Três jovens foram presos em flagrante e um adolescente de 16 anos foi apreendido. O grupo foi encontrado em uma casa no bairro São Judas, em Balneário Camboriú

Um policial militar, que estava de folga, recebeu a informação de que o grupo estava escondido no local e repassou a denúncia para o setor de inteligência do 12 º Batalhão da PM. Um colega foi até o endereço para averiguar e, ao chegar no local, verificou que a mesma casa havia sido alvo de outra operação há três semanas, quando a PM prendeu suspeitos de assaltar um posto de combustíveis em Balneário Camboriú.

No local foram apreendidas duas motos com registro de furto, um Renault Logan que a quadrilha utilizava para fazer os roubos, pouco mais de R$ 1 mil em espécie, um notebook, dez celulares, joias e uma pequena porção de maconha. Também foi encontrado um caderno onde o grupo planejava os assaltos, inclusive, com desenhos dos alvos.

Na delegacia, o grupo foi reconhecido por quatro vítimas de roubo, duas de Itajaí, uma de Itapema e outra de Balneário Camboriú.

Jovem morre em acidente de trânsito em Lages

O menor de idade Guilherme de Lima Freitas perdeu o controle do Fiat Pálio enquanto dirigia pelo bairro Caroba, em Lages, por volta das 4 horas da madrugada deste domingo.
Ao fazer uma curva, o jovem invadiu a pista contrária, subiu a calçada e acabou colidindo a lateral do veículo em um poste da rede elétrica na rua Luís Floriani Júnior.
Segundo informações do SAMU, a vítima sofreu uma fratura no pescoço e foi a óbito no local do acidente. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

Jovem morre depois de confusão em casa noturna em Florianópolis

Um desentendimento dentro da casa noturna Fields, no Centro deFlorianópolis, provocou uma morte na madrugada deste sábado. De acordo com informações da Polícia MilitarLeonardo dos Passos Pereira, 21 anos, e Diogo Cuiabano de Medeiros, 26 anos, se esbarraram na saída do banheiro por volta das 4h40min, quando Pereira quebrou um copo de vidro e atingiu a garganta de Medeiros, que perdeu muito sangue e morreu no local, antes da chegada da ambulância do Samu.

Segundo a assessoria de imprensa da casa, essa é a primeira vez que uma ocorrência desse tipo ocorre no local. As informações são de que o agressor estava na Fields pela primeira vez e a vítima era frequentadora assídua, tendo ido 13 vezes.

Ainda conforme a assessoria, Medeiros recebeu o primeiro atendimento médico do socorrista da casa, que é bombeiro militar, até a chegada do Samu. Os seguranças da casa detiveram Pereira, que foi encaminhado para a 5ª Delegacia de Polícia da Capital, no bairro Trindade, e confessou a autoria do crime, de acordo com a Delegacia de Homicídios.

A investigação do crime ficará com o delegado Ênio de Oliveira Matos, da Delegacia de Homicídios. O ponto de partida serão os laudos cadavérico e do local do assassinato, ambos feitos pelo Instituo Geral de Perícias (IGP).