sexta-feira, 29 de junho de 2012

Transpetro realiza palestra para operadores em Camboriú

Representantes da Petrobrás Transporte S.A. (Transpetro) estiveram na manhã desta sexta-feira (29), na Secretaria de Obras realizando palestra para operadores de tratores e maquinas agrícolas. Servidores das Secretarias de Obras e Agricultura foram orientados em como agir sobre as faixas de dutos e os possíveis impactos causados por eventuais vazamentos, que podem acontecer desde a extração até a distribuição do petróleo.

O procedimento da Petrobrás é treinar e passar informações aos operadores sobre as instalações implantadas nos municípios. “Nossa missão é atuar de forma segura, rentável e integrada, com responsabilidade social e ambiental, no transporte e armazenamento de petróleo, derivados, gás, petroquímicos e renováveis. Estamos mostrando os mapas e orientando para que todos os riscos possam ser evitados”, afirmou o Supervisor de Faixas de Dutos de Santa Catarina, Henrique Xavier de Paula.

“Nas localidades existem várias informações sobre a extrema importância quanto à proibição de intervenções no solo ou qualquer outro tipo de utilização da área, como construções, sejam permanentes ou provisórias, visando à integridade dos dutos e a segurança de todos os que estão envolvidos direta e indiretamente sobre eles”, garante Henrique.

“Caso aconteça um rompimento de duto, a comunidade precisaria ser isolada do local, o combustível da região seria cortado, por isso todo o cuidado e prevenção são fundamentais”, disse o Secretário de Obras, Arnoldo Júnior Bastos.

Suspeito de matar ex-sogra em Navegantes se apresenta à polícia

O jovem de 21 anos, suspeito de ter assassinado a ex-sogra de 38 anos, se apresentou à polícia na tarde desta quinta-feira, em Navegantes. O rapaz chegou acompanhado do advogado e se negou a prestar esclarecimentos, afirmando só falar em juízo. Como possui endereço fixo e carteira de trabalho assinada, o jovem acabou sendo liberado.

O crime ocorreu na noite de terça-feira na casa da vítima, localizada no bairro Porto das Balsas. A cozinheira foi asfixiada e morta por golpes de faca. O corpo foi enrolado em um edredom e escondido embaixo da cama.

Em depoimento na quarta-feira, a mãe do suspeito contou que o filho chegou em casa, na terça-feira à noite, com um corte na mão. Vizinhos e amigos contaram que a vítima era contra o namoro da filha, de 14 anos, com o jovem suspeito.

Rio+20 — o trabalho continua


Paiva Netto




Numa de suas declarações na Rio+20, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, alertou: “A Natureza não negocia com os seres humanos”. Incontestável!

Prossigamos na construção da consciência planetária de sustentabilidade espiritual e de um crescimento econômico compartilhado por todos. Para isso, qualquer iniciativa deve revestir-se do espírito de solidariedade humana. Insisto nesse ponto porque é a mais eficiente das estratégias. 

Ainda que o documento final da Rio+20, encerrada na sexta-feira, 22/6, não seja o esperado, é possível reconhecer que mais um importante passo foi dado. Debates, esforços e providências continuam. E que ganhe o meio ambiente, pois sua preservação é indicativo de nossa sobrevivência.

Parabéns ao Brasil e à ONU pelo grandioso evento!


 
CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO

De 27 a 29 de junho, ocorre em São Paulo/SP o 11o Congresso Internacional de Educação da LBV. Neste ano, o tema central é “Avaliação: uma visão além do intelecto”.

A solenidade de abertura teve a palavra do dr. João Grandino Rodas, reitor da Universidade de São Paulo (USP). Para outras informações, acesse o site www.boavontade.com/congressodeeducacao/.


 
José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.