quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Dupla em motocicleta executa homem no Monte Alegre

Um homem foi executado na noite dessa quarta-feira (28), no Bairro Monte Alegre. Um outro também foi alvejado e está internado no Hospital Municipal Ruth Cardoso.

O crime ocorreu por volta das 21h15, na Rua Monte Branco. Dois homens em uma motocicleta passaram pelas vítimas e efetuaram vários disparos. Seis deles atingiram Paulinho Pytlak, 35 anos, e Renato Lima de Almeida Lara, 29, foi atingido no abdômen.

As duas vítimas foram encaminhadas pelo Samu ao hospital. Renato continua internado e seu estado de saúde é considerado estável. Enquanto Paulinho, não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 3h.

De acordo com informações da polícia, em 2010, Paulinho já havia sido vítima de tentativa de homicídio, ele foi baleado no rosto. Ambos já tiveram passagem pela polícia

Doe sangue

Paiva Netto



Desde tempos imemoriais, o sangue apresenta várias simbologias. Entre elas, a da honra, da luta e principalmente da vida. Instituído pelo decreto presidencial no 53.988, de 30 de junho de 1964, 25 de novembro passou a ser o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A partir de 2003, temos a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorada sempre no fim do mesmo mês.

Apesar de todos os esforços de conscientização da importância de ser doador, o brasileiro, que é solidário, ainda não fez desse gesto um hábito.

Hoje, com a internet, pode-se tirar qualquer dúvida que possa inibir o cidadão. Oriente-se quanto aos benefícios e restrições. Você pode acessar, por exemplo, uma das páginas do Ministério da Saúde nas redes sociais, www.facebook.com/DoeSangueMS, e o portal www.boavontade.com.

Segundo o coordenador-geral de sangue e hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez, “a data é importante para que as pessoas sejam doadoras também durante o período das férias. Precisamos manter o estoque dos bancos de sangue nos hemocentros”.

Dedico aos que se juntarão a esse time da solidariedade o que escrevi em “Reflexões e Pensamentos — Dialética da Boa Vontade” (1987): Assim como o sangue, circulando pelo corpo, oxigeniza e alimenta as células humanas, o Amor, percorrendo os mais recônditos pontos de nosso Espírito, fertiliza-o e o torna pleno de vida. (...) Ao final de tudo, ele — que se expressa das mais surpreendentes formas na grande tarefa de conduzir os homens à sobrevivência — vencerá! Continuamos acreditando na vitória final do ser humano e de seu Espírito Eterno, a obra máxima do Criador.



PROGRAMA SORRISO FELIZ

A Legião da Boa Vontade de Portugal tem agora uma terceira Unidade Móvel de Saúde Oral, do seu programa Sorriso Feliz, na cidade do Porto. Nesse empreendimento, contou com a parceria das empresas Siemens e Galp Energia e das Fundações Manuel António da Mota e Axa Corações em Acção.

A dra. Joana Garoupa, diretora de Comunicação da Siemens, comentou: “Tivemos conhecimento da LBV, deste projeto em particular, que associa a educação com a parte da solidariedade, o que para nós é extremamente importante na nossa estratégia de sustentabilidade. Achamos que era o casamento perfeito. Estamos muito orgulhosos de contribuir para este projeto tão meritório”.

O programa, realizado também em Lisboa e Coimbra, desenvolve campanhas de informação, prevenção e tratamento de saúde, especialmente a bucal, voltadas para as comunidades carenciadas. Para outras informações, acesse: www.lbv.pt.


José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com


Marcílio e JEC empatam sem gols no primeiro jogo da final da Copa Santa Catarina

Na noite desta quarta-feira (28), Marcílio Dias e Joinville ficaram no 0 a 0 no estádio Hercílio Luz, pela primeira partida da decisão da Copa Santa Catarina.

Com o resultado, todas as definições vão para o segundo jogo da decisão. Quem vencer leva o caneco. Empate leva o jogo para a prorrogação, onde o Joinville tem vantagem de empate.

A partida foi fraca, com dois tempos distintos. No primeiro, o Joinville pressionou mais, mas acabou deixando o Marcílio crescer.

No segundo, quem começou com tudo foi a equipe da casa, mas permitiu que o JEC dominasse em seguida e depois cadenciasse o empate.

O segundo confronto da decisão será realizado no próximo domingo, às 18h, na Arena Joinville. O campeão da Copa SC levará a vaga na Copa do Brasil.

O Marcílio já anunciou falta de interesse na competição e continua tentando pegar a vaga na Série D, que ainda não está definida se vai para a Copinha ou para o estadual.

Operação da Polícia Civil no Médio Vale prende sete pessoas e apreende 2,5 quilos de cocaína

Uma operação da Polícia Civil prendeu 10 pessoas e apreendeu 2,5 quilos de cocaína na manhã desta quinta-feira em Indaial e Apiúna, no Médio Vale do Itajaí. A ação contou com o apoio das delegacias de Rio do Sul, Indaial, Blumenau e Joinville. Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em três residências.

No Bairro Carijós, em Indaial, os agentes encontraram 2,5 quilos de cocaína. Ainda na mesma cidade, foram presas três mulheres, de 23, 26 e 43 anos, e dois homens, de 44 e 46 anos. Todos eles irão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e formação de quadrilha.

Segundo a Polícia Civil, as investigações começaram em Rio do Sul, onde a quadrilha revenderia a maior parte dos produtos. Em Apiúna, os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão. Na cidade, foi preso um casal, que guardava uma pequena quantidade cocaína pronta para a venda.

Dentre os detidos, segundo a polícia, estavam o líder da quadrilha, a responsável por guardar e esconder droga em casa e um moça que faria o transporte e entrega dos entorpecentes.