quinta-feira, 30 de junho de 2011

20 km de fila por causa de acidentes na BR-101

Motoristas que passam pela BR-101, sentido Sul, no início da noite desta quinta-feira, enfrentam uma fila de 20 quilômetros, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal.

O congestionamento é decorrente de quatro acidentes que aconteceram entre o km 115 e o km 117, em Itajaí. A fila se estende até Balneário Piçarras.

Cigarro cai em cobertor e deixa homem com 90% do corpo queimado em Navegantes

Um homem de 66 anos foi levado em estado grave ao Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, depois de sofrer sérias queimaduras em quase todo o corpo. Segundo informações dos bombeiros, a vítima é cadeirante e para se proteger do frio estava com um cobertor por cima das pernas. Em um momento de descuido, o cigarro que ele fumava caiu no cobertor, fazendo com que o fogo se alastrasse rapidamente. O homem, que estava sozinho em casa, teve 90% do corpo queimado.

A vítima foi salva pelos vizinhos, que apagaram o fogo. Ele foi colocado na varanda de casa até a chegada do Corpo de Bombeiros. O acidente ocorreu na Rua Rio do Sul, Bairro Gravatá, em Navegantes.

Quadrilha é presa por falsificação de calçados em Santa Catarina e Rio Grande do Sul

O proprietário de uma fábrica de calçados de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, foi preso em flagrante na manhã desta quinta-feira por falsificação de tênis de marcas conhecidas, como Nike, Adidas e Puma. Em Santa Catarina, outros cinco mandados de prisão foram cumpridos, também nesta manhã.

A operação é resultado de investigação iniciada após uma série de apreensões de calçados falsificados no Vale do Sinos (RS) e em Sombrio, no Sul de SC, onde o caso começou a ser investigado. Os tênis eram vendidos em São Paulo e Minas Gerais. Também foram apreendidos materiais e máquinas utilizadas na fabricação.

Os envolvidos podem responder por formação de quadrilha e falsificação. Um profissional da delegacia fazendária acompanha a operação para verificar a possibilidade também de delito fiscal

Chega a Florianópolis modelo de ônibus para novo projeto de transporte coletivo

Já chegou a Florianópolis um modelo de ônibus do projeto Via Rápida, que a prefeitura de Florianópolis pretende implantar no transporte coletivo da cidade. A proposta segue as características do sistema BRT (Bus Rapid Transit, transporte rápido de ônibus) usado em Curitiba.

Os BRTs têm como função fazer viagens em menos tempo e desafogar o fluxo de veículos. O ônibus e o projeto estudado pela prefeitura serão apresentados oficialmente às autoridades e à população na manhã desta quinta-feira pelo vice-prefeito, João Batista Nunes.

Segundo Nunes, que também é secretário de Transportes, a iniciativa pretende criar eixos que integrem o Centro com UFSC, Sul da Ilha e Continente. Essas novas linhas devem se alinhar com as já existentes na cidade.

Após a apresentação desta quinta-feira, o vice-prefeito pretende concluir o projeto-base nos próximos seis meses. Depois disso, deve começar a operar.

Parece que foi ontem...


Estou comemorando 55 anos de trabalho na LBV. Amanhecia 29 de junho de 1956 – Dia de São Pedro e São Paulo. Nasci no Rio de Janeiro. Com 15 anos, num gesto intuitivo, liguei o rádio. Estava no ar a Tamoio. Vivíamos os festejos juninos. Surpreso, ouvi os acordes de “Noite Feliz!” em tempo ainda distante do Natal. E logo vibrou a palavra de Alziro Zarur (1914-1979). Esse fato mudou a minha vida, tal qual a de tantos outros que aguardavam algo que lhes falasse o que precisavam ouvir a respeito de Quem, no dizer de João Batista, nem somos merecedores “de limpar-Lhe o pó das sandálias”: Jesus! Zarur entoava o “Glória a Deus nas Alturas, Paz na Terra aos homens de Boa Vontade!” (Evangelho segundo Lucas, 2:14.) Naquela hora, como que um raio desceu sobre mim, mas não me fulminou. Pelo contrário: percebi que não sou apenas um produto da carne, posto que certa mentalidade por aí faz alguns pensarem que este mundo seja um açougue. Tenho espírito. Não em resultado de combinações químicas cerebrais, porquanto a inteligência situa-se além do corpo, como que havendo uma mente psíquica fora do cérebro somático. (...) A partir daquele momento, o que foi despertado em mim não poderia surgir de um pedaço de matéria que um dia se transformará na rebelião famélica dos vermes. Ah! Somos alguma coisa bem superior, que sintoniza as estrelas! É essencial ter, portanto, em nós um diapasão que ressoe na grandeza de sua melodia. (...) No mesmo instante, virei-me para minha saudosa mãe, Idalina de Paiva (1913-1994) e, decidido, sentenciei: “É com esse que eu vou!”.

Aprendi nestes anos de vida legionária que ninguém faz nada sozinho. No meu 55º aniversário de trabalho nesta Obra – que luta ininterruptamente por um Brasil melhor e uma Humanidade mais feliz – compartilho também essa marca com todos os que, com suas preces e apoio às nossas iniciativas, formam a grande família da Boa Vontade de Deus.

SAUDAÇÃO DE SUCESSO
O Brasil ganha mais um destacado espaço nas Nações Unidas. O brasileiro José Graziano da Silva foi eleito o novo diretor-geral da agência da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO). A ele, nossos votos de pleno êxito nessa importante empreitada.

CONGRESSO DE EDUCAÇÃO
Com o tema “Ensino de qualidade: um olhar além do intelecto”, o Instituto de Educação da LBV, na capital paulista, sediará, a partir desta quarta-feira (29/6) até 1º de julho, sexta, o 10º Congresso Internacional de Educação da LBV.

O encontro apresentará palestras e oficinas pedagógicas direcionadas à formação continuada de profissionais do ensino, com enfoque na qualidade de aprendizado, aliada à Espiritualidade Ecumênica, na construção de uma Cultura de Paz.

Educadores renomados já confirmaram presença. Entre eles: dr. Içami Tiba, psiquiatra; Maria Luiza Martins Aléssio, diretora de Fortalecimento Institucional e Gestão Educacional, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação — DFIGE/SEB; Vasco Pedro Moretto, Mestre em Didática das Ciências pela Universidade Laval, Québec, Canadá; Silvana Pepe, Pedagoga na área de Orientação Educacional e Administração Escolar, especialista em Educação; Jairo de Paula, Professor, Escritor e Conferencista Internacional; Maria Suelí Periotto, Supervisora da Linha Pedagógica da LBV; Sueli Ramalho Segala, ministra aulas de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) no Sindicato dos Professores de São Paulo, SINPRO-SP; e Neide de Aquino Noffs, Diretora da Faculdade de Educação da PUC-SP. Para se inscrever, acesse: www.boavontade.com/congressodeeducacao ou, ainda, pelos tels. (11) 3225-4590 e 3361-6078.

SOLIDARIEDADE
No domingo, 26/6, retornou ao Mundo Espiritual o ilustre dr. Paulo Renato Souza. Em 1996, ano em que o governo brasileiro proclamou como o da Educação, tive o prazer de recebê-lo no conjunto educacional da LBV, em São Paulo/SP. Ele estava à frente do Ministério da Educação e do Desporto.
Ao seu Espírito eterno, pois ninguém morre, a nossa saudação de Paz. Nossa solidariedade a seus familiares e amigos.

_____________________
*José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central.

Outra morte na BR-470

Régis Eduardo Gomes, 26 anos, morreu na manhã desta quarta-feira, depois de se envolver em um acidente no Km 37 da BR-470, no trevo de acesso a Gaspar. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um Monza e uma motocicleta, ambos com placas de Blumenau, se envolveram numa batida de lado.

O rapaz foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros de Gaspar e levado para o Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante o deslocamento. Ele sofreu um politraumatismo. Está foi a 23ª morte registrada no mês de junho. Este ano, já foram 71 vítimas.

Seguem os trabalhos de drenagem e pavimentação de ruas do Portal I

Os moradores da Rua Ademar Barbi, no Loteamento Portal I em Espinheiros, já estão livres de lama e poeira. A Secretaria de Obras já concluiu a pavimentação em lajota do local, assim como a drenagem da rua.

Os trabalhos seguem na Rua Antônio Notari onde já foi concluída a drenagem e a rua está recebendo pavimentação. Ainda no Portal I, a Rua Carlos Luiz Stringari está recebendo a tubulação de drenagem, para logo em seguida ganhar lajota. No total serão 12.329 m² de pavimentação nas três ruas, que somada com a drenagem totaliza um investimento de R$ 1.011.257,25. A previsão é concluir os trabalhos até o final do mês de julho.

Parque Náutico Odílio Garcia está pronto para receber o Festival Náutico de Itajaí

A Secretaria de Obras concluiu a revitalização do Parque Náutico Odílio Garcia. O local recebe neste fim de semana (02 e 03) o Festival Náutico de Itajaí, que encerra a programação dos 151 anos de Itajaí.

O parque naútico recebeu durante o mês de junho um mutirão de limpeza e lavação. A operação envolveu 04 caminhões hidrojatos e 10 homens. O local também ganhou nova pintura nos corrimãos e no portal, recuperação da iluminação e da calçada. Neste ano, o parque ainda receberá academia ao ar livre.

Polícia mobiliza equipe para conter princípio de rebelião de presos em Florianópolis

Poucos minutos antes da meia-noite desta quarta-feira, 42 policiais que até então estavam no estádio Orlando Scarpelli foram encaminhados ao Presídio Masculino de Florianópolis, no Complexo Prisional do bairro Agronômica, para controlar um princípio de rebelião. Dois presos teriam serrado a grade da cela onde estavam e tentaram fugir, mas foram flagrados.

Agentes penitenciários deram tiros na direção dos presidiários. Eles não foram atingidos, mas desistiram da fuga. Ao escutar os disparos, detentos da Casa Velha (parte mais antiga da Penitenciária) e do próprio presídio começaram fazer barulho, em protesto, batendo nas portas.

A confusão foi contida por volta da 1h e, de acordo com a direção, ninguém escapou, conforme a contagem feita logo após o episódio. Outros sinais de tentativa de saída não foram identificados.

A identidade dos presos que tentaram fugir não foi revelada. Eles foram transferidos para outro cubículo. Cerca de 20 agentes penitenciários cuidavam do presídio, da penitenciária, do Centro de Triagem e do Centro de Observação e Triagem quando a confusão começou. Quase todo o efetivo acabou se envolvendo com a tentativa de fuga, ao ouvir os tiros disparados pela guarda.

Em Blumenau, jovem é morto a tiros em ponto de ônibus

Um jovem de 24 anos foi assassinado na noite desta quarta feira, em Blumenau. Conforme a Polícia Militar, Maicon Henzen estava em um ponto de ônibus na Rua Franz Mueller, no Bairro Velha Grande, por volta das 20h, quando foi abordado por dois homens. Eles teriam disparado oito vezes contra o jovem.

A namorada dele escapou. Os dois suspeitos de terem efetuado os tiros fugiram a pé. A PM fez rondas pela região,mas ninguém foi detido. De acordo com o delegado da Divisão de Homicídios da Central de Polícia, Bruno Effori, a vítima já cumpriu pena por tráfico de drogas e já havia prestado queixa por tentativa de homicídio semana passada, quando levou quatro tiros.

Conforme Effori, o mesmo inquérito que apurava a tentativa de homicídio vai investigar agora as causas da morte. Inicialmente, os motivos do homicídio seriam dívidas. Este foi o 18º homicídio do ano em Blumenau.