quarta-feira, 15 de julho de 2015

Explosão deixa dois homens com queimaduras graves em Lontras

Dois homens tiveram queimaduras graves no corpo inteiro após uma explosão em uma empresa às margens da BR-470, em Lontras, no Alto Vale do Itajaí. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Ibirama, que atendeu a ocorrência, a explosão aconteceu por volta das 22h40min, horas depois de um incêndio que aconteceu dentro de um silo onde era guardado uma espécie de pó de madeira (chamado também de serragem).
Conforme explicaram os bombeiros que participaram da ação, para conter o fogo dentro do silo, o lugar foi fechado e com a falta de ar no local o fogo apagou, mas os gases da queima do material ficaram presos. Quando os funcionários abriram o silo novamente para carregar um caminhão, a entrada de ar causou uma explosão.
Dois funcionários que estavam no local foram atingidos. Orlando Nerriss, de 48 anos, teve cerca de 75% do corpo queimado e foi encaminhado com ferimentos graves, mas consciente, ao Hospital Waldomiro Colautti, em Ibirama. Bruno Pereira, de 19 anos, teve quase 100% do corpo queimado e foi encaminhado inconsciente e em estado grave ao Hospital Regional de Rio do Sul.
Os bombeiros precisaram de cerca de mais de cinco horas de trabalho e 30 mil litros de água para conter o fogo na serragem. Foram usadas duas ambulâncias e um caminhão de combate à incêndio, além do apoio de unidades do Samu de Rio do Sul.

Investigação em órgãos de trânsito leva vereador Zé da Codetran à prisão

Uma operação do Ministério Público desencadeada nesta terça-feira em Itajaí prendeu um vereador (diretor da Codetran até 2013) fez buscas e apreensões na Câmara de Vereadores, na prefeitura e em empresas, e deixou uma série de dúvidas no ar sobre o foco das investigações. Batizada de Parada Obrigatória I e II _ na verdade, são duas operações diferentes em uma _, a ação foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) nesta terça-feira em ItajaíBrusquePenha, Lages e Florianópolis. Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de prisão, dois deles em Itajaí. Nenhum nome foi divulgado pela força-tarefa.

O único preso preventivamente _ as demais detenções são temporárias _ é o vereador de Itajaí José Alvercino Ferreira, o Zé da Codetran (PP). Ele deu entrada no Presídio da Canhanduba ao meio-dia. Outros dois mandados foram cumpridos em Brusque e Lages. Um agente público de Florianópolis foi afastado do cargo.

As duas operações se referem a crimes relacionados a órgãos de trânsito (em Itajaí, a Codetran) e depósitos de veículos em outras cidades. Estão em análise diversas questões administrativas ligadas à Codetran. Um exemplo citado de suposta irregularidade é a liberação de veículos apreendidos do pátio sem o devido processo legal.

Em entrevista coletiva à tarde, o coordenador do Gaeco, promotor Jean Forest, apenas informou o cumprimento de todos os mandados expedidos pela 1ª Vara Criminal de Itajaí. Além das prisões, quatro pessoas foram conduzidas a prestar depoimento e os investigadores executaram 17 mandados de busca e apreensão e recolheram 45 veículos e R$ 95 mil em dinheiro. Um imóvel comercial também foi retido.

Conforme o promotor Ary Capella Neto, 12 pessoas e sete empresas são os alvos da Parada Obrigatória 1, que apura crimes de falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e advocacia administrativa _ utilização indevida de um cargo público e suas funções.

A Parada Obrigatória 2, um desdobramento da primeira, apura crimes de peculato, formação de quadrilha e advocacia administrativa no setor de transporte das cidades envolvidas. De acordo com Forest, 11 empresários, um agente público e quatro empresas estão sendo investigados. Conforme o promotor, nas sedes do Legislativo e da prefeitura a força-tarefa procurou documentos de licitações ligadas à Codetran.