segunda-feira, 30 de novembro de 2009


Tabagismo na idade escolar


Paiva Netto

Dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 90% dos fumantes tiveram o primeiro contato com o tabaco em idade escolar, na faixa etária entre 5 e 19 anos. O programa “Educação em Debate”, da Super Rede Boa Vontade de Rádio, abordou esse grave tema, procurando demonstrar a enorme responsabilidade dos educadores, bem como da família, na busca de mecanismos que previnam a aproximação com o fumo, porta de entrada para drogas mais pesadas.
Em entrevista concedida à pedagoga Suelí Periotto, a dra. Mônica Andreis, mestre em psicologia clínica pela USP, vice-diretora da Aliança de Controle do Tabagismo (ACT), destacou o papel da escola na prevenção desse vício: “É a oportunidade que o educando tem de aprender um pouco mais sobre o tabagismo e, com isso, ter mais consciência da importância de não começar a fumar. A escola pode contribuir bastante não só enfocando a questão da saúde, mas ir além, com a discussão sobre por que as pessoas fumam, o papel da propaganda, o quanto isso afeta não só a saúde, mas o meio ambiente em que se vive. Os estabelecimentos de ensino podem abordar o assunto sob diferentes ângulos. O acúmulo de bitucas, por exemplo, é uma das coisas que mais poluem as praias brasileiras, que matam animais marinhos, porque se engasgam com aquilo; muitas florestas acabam sendo devastadas para a produção de cigarro, pois se usa lenha, se usa papel. E essas informações são muito importantes. Os alunos podem levar esse conhecimento para casa e partilhar com seus pais, familiares ou a própria comunidade. A escola pode organizar uma feira de ciências, e esse pode ser um tópico a ser discutido; apresentar um filme, chamar a família para participar e depois fazer um debate. Temos várias maneiras de explorar o assunto, e os educadores têm um papel fundamental na prevenção do tabagismo”.

Morte evitável

Em suas considerações finais, a psicóloga Mônica Andreis enfatizou que “o fumo passivo é considerado pela Organização Mundial da Saúde a primeira causa de mortes potencialmente evitável. É uma dimensão muito grande. Na verdade, como a gente tinha antes toda uma avaliação cultural de que o tabagismo não era um problema tão grave assim, as pessoas negligenciavam um pouco isso. Hoje temos informações e a clareza do malefício do tabaco para a saúde. É importante também que a escola possa valorizar isso e, de fato, implantar atividades para auxiliar os jovens no conhecimento e na prevenção”.
Grato, dra. Mônica. Nas escolas da LBV e nos seus programas socioeducacionais, o assunto é tratado com a seriedade devida. É o nosso contributo a fim de alertar principalmente as futuras gerações quanto ao efeito destruidor do tabagismo.
José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
mailto:paivanetto@uol.com.brhttp://www.boavontade.com/

Temporal causa prejuízos no Extremo-Oeste de Santa Catarina

Um temporal na manhã desta segunda-feira causou prejuízos em pelo menos duas cidades no Extremo-Oeste de Santa Catarina. Em Itapiranga, a chuva intensa começou por volta das 6h15min e durou cerca de meia hora.
Segundo os bombeiros, houve destelhamentos em escolas e casas. O Bairro das Flores foi o mais atingido. O número de edificações atingidas ainda não foi levantado. Também houve registro de queda de árvores.
A SC-472 chegou a ser bloqueada, mas já foi liberada. A energia na cidade já teria sido restabelecida, após a queda do serviço.
Em São Miguel do Oeste, houve destelhamento parcial de cerca de 20 casas, de acordo com os bombeiros. Os bairros Estrela e São Sebastião foram os mais atingidos. Uma criança teve escoriações leves quando foi atingida na cabeça pelo portão de uma escola, que fechou com a força do vento, no bairro Salete. Segundo a Central de Meteorologia da RBS, o vento na cidade alcançou 72 km/h.
Em Chapecó também houve ventania. Os ventos atingiram 92 km/h na cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, a única ocorrência atendida foi a queda de uma árvore sobre a BR-282, na Linha Colônia Bacia. O trânsito no local está parcialmente interrompido, fluindo em meia pista.