quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Conselho Nacional de Transição líbio afirma que Kadafi está morto

O ex-ditador da Líbia, Muamar Kadafi, foi morto pelas forças do novo regime em um ataque contra o último bolsão de resistência em sua cidade natal, Sirte, informou o Conselho Nacional de Transição (CNT).

— Nós anunciamos ao mundo que Kadafi foi morto pelas mãos da revolução — declarou o porta-voz do CNT, Abdel Hafez Ghoga.

— É um momento histórico. É o fim da tirania e da ditadura. Kadafi encontrou seu destino — completou Ghoga.

Um vídeo que circula entre os combatentes do CNT em Sirte mostra imagens feitas com um telefone celular do que aparenta ser o corpo de Kadafi ensanguentado. Nas imagens granuladas, vários ativistas do CNT gritam de maneira caótica ao redor de uma pessoa de uniforme cáqui com sangue no rosto e pescoço.

O corpo é levado pelos combatentes e colocado em uma caminhonete.

Uma fotografia feita a partir de uma imagem pausada de um celular mostra Kadafi muito ensanguentado, mas ainda não está claro se ele estava vivo ou morto no momento da foto. Na imagem, o ex-ditador está com sangue no rosto e nas roupas.

Ainda não se tem notícias do que foi feito com o corpo. Algumas versões afirmam que foi levado para um local secreto na cidade de Misurata.

Abubakr Yunès Jaber, ministro da Defesa do regime deposto de Muamar Kadafi, também foi morto em Sirte, indicou um médico. Uma fonte de alto escalão do CNT informou também que a cidade de Sirte, último bastião da resistência das forças leais a Kadafi, foi "totalmente libertada" nesta quinta-feira.

Polícia apreende droga que seria enviada ao Presídio de Itajaí

A Polícia Civil apreendeu no início da manhã desta quarta-feira, por volta das 7h, cinco quilos de maconha em uma residência no Bairro São Vicente, em Itajaí. De acordo com o delegado da Divisão das Investigações Criminais (DIC), Osnei Valdir de Oliveira, parte da droga seria enviada a um presídio da cidade.

Um casal que morava na residência foi preso e um adolescente que também estava no local foi apreendido e encaminhado ao Ministério Público. Segundo o delegado, as investigações realizadas apontam que o casal teria parentesco com um detento do Presídio de Itajaí, no Bairro Nossa Senhora das Graças, e seria responsável pelo recebimento e armazenamento da droga.

Falso médico é preso em Navegantes

Um homem de 46 anos foi preso nesta terça-feira em Navegantes, por suposto exercício ilegal de medicina. Ele trabalhava como recepcionista numa clínica médica do Centro da cidade e, na ausência dos médicos, atendia os pacientes. A prisão ocorreu na data em que se comemora o Dia do Médico.

A Polícia Civil havia recebido denúncias sobre o caso e, na terça-feira, dois agentes foram ao local se passando por clientes. Um deles pediu um exame admissional e foi atendido pelo falso médico, que o entregou um atestado e cobrou R$ 20 pela consulta.

O suspeito foi preso em flagrante. Levado para a Delegacia, ele foi liberado para responder a um Termo Circunstanciado, procedimento usado em casos de crimes com menor potencial ofensivo.

Na clínica foram apreendidos blocos de receitas de hospitais, guias de procedimentos médicos e solicitações de exames. Segundo a polícia, os médicos da clínica não sabiam que o funcionário estava atendendo os pacientes.

Falsa lista de beneficiados pelo FGTS circula em Itajaí

Um e-mail contendo um falsa lista de beneficiados pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em Itajaí circulou na internet nesta semana. A lista, vinda de um e-mail fake da Defesa Civil, apresentava uma relação de ruas e bairros que teriam direito ao FGTS. O documento causou alvoroço entre moradores da cidade e transtorno na superintendência da Caixa, em Blumenau.

A superintendência da Caixa esclarece que os técnicos da agência ainda trabalham na análise das ruas atingidas pela enchente em Itajaí no começo do mês de setembro. O documento ainda não foi concluído. A previsão é divulgar a lista oficial ainda nesta semana.

O início do cadastro dos moradores que têm direito ao saque parcial do FGTS em Itajaí deve começar dia 24 de outubro. Dia 24 também é a previsão para começar o atendimento em Blumenau e em Rio do Sul. A lista de ruas atingidas pela enchente em Blumenau deve ser divulgada até o final de semana.