sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Prefeitura de Balneário Camboriú suspende três licitações investigadas pela Operação Trato Feito

A prefeitura de Balneário Camboriú suspendeu três licitações investigadas pela Operação Trato Feito, conforme nota oficial divulgada na noite desta quinta-feira. O principal cancelamento envolve a concorrência pública para a construção do Elevado da Quarta Avenida. Também foram suspensas duas tomadas de preço, uma para fiscalização da obra do Elevado e outra para a infraestrutura elétrica da Passarela da Barra.

A prefeitura também informa que ainda avalia outros processos licitatórios e que novas suspensões ou revogações podem acontecer nos próximos dias. Esta é a segunda medida administrativa tomada pelo governo municipal depois que a Operação Trato Feito foi deflagrada. Na quarta-feira o prefeito Piriquito anunciou a substituição de dois secretários em razão dos afastamentos e prisões feitas pelo Gaeco.
O procurador geral de Balneário, Marcelo Freitas, comentou que deverá solicitar mais informações sobre o processo do Ministério Público no fim da próxima semana. O pedido seria para embasar possíveis sindicâncias no município.

Telefónica compra a GVT

O grupo francês Vivendi anunciou nesta sexta-feira que o conselho da empresa autorizou a venda da filial brasileira GVT para a espanhola Telefónica. A Vivendi havia anunciado no fim de agosto o início de negociações exclusivas com a Telefónica, descartando uma oferta da Telecom Itália.

"Ao seguir a opinião favorável das instâncias representativas dos funcionários, o conselho de administração da Vivendi autorizou a assinatura com a Telefónica do acordo definitivo relativo à aquisição da GVT, sua filial brasileira com participação de 100%", afirma um comunicado do grupo.

O acordo definitivo foi assinado na quinta-feira, segundo a empresa francesa. A Telefónica pagará 4,66 bilhões de euros em dinheiro. "A Vivendi receberá 7,4% do capital da Telefónica Brasil, que tinha valor na Bolsa de 2,02 bilhões de euros em 18 de setembro, e 5,7% do capital da Telecom Italia, cujo valor na Bolsa era de 1,01 bilhão de euros em 18 de setembro", destaca o comunicado.


A operação deve ser concluída durante o primeiro semestre de 2015. Com a compra, a Telefónica pretende unir a provedora brasileira à sua Vivo, líder nacional da telefonia móvel.