sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Rio Itajaí-Mirim atingiu o canal extravasor em Brusque

Às 22h50min desta sexta-feira o Rio Itajaí-Mirim atingiu a marca de cinco metros segundo a equipe da Defesa Civil de Brusque, em Santa Catarina. Com este volume, o rio já ultrapassa o leito e cobre alguns pontos da Avenida Beira Rio, que serve de canal extravasor. Com a saída do rio do leito, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade interrompeu o tráfego na avenida.

A marca é um demonstrativo do recebimento das águas dos curso d'água de Vidal Ramos e Botuverá e tendem a subir durante a madrugada deste sábado, superando a marca de 6 metros.  

A prefeitura alerta para que moradores ou trabalhadores de áreas que historicamente apresentam registros de alagamentos, tomem precauções para evitar prejuízos materiais, erguendo móveis ou utensílios e mantenham as pessoas ao seu redor em segurança. 

Os telefones de plantão da Defesa Civil são 199 e 193 ou, ainda, 190, para a Polícia Militar, em caso de suspeita de crimes. Moradores que tenham interesse em lonas para proteção de áreas também podem tentar o contato com a sede da Defesa Civil pelo (47) 3396 7413.

Polícia prende estudante de medicina e promotor de eventos por tráfico de drogas

A Divisão de Investigação Criminal (DIC) cumpriu o mandado de prisão preventiva em desfavor de Guilherme Schmidt Damo, 24 anos, e Paulo Victor Faust, 27 anos, na manhã desta sexta-feira (20), em Balneário Camboriú e Jaraguá do Sul, respectivamente. Damo, que é estudante de medicina, e Faust, que é promotor de eventos, foram indiciados pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.  

Guilherme Schmidt Damo
Guilherme Schmidt Damo
No dia 8 de março deste ano, a DIC de Balneário Camboriú prendeu em flagrante, por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas, Alcindino Pereira Filho, vulgo “Fofo”, a esposa Maria Aparecida Silva de Ataide,  29 anos, e o vizinho Marcos Aurelio Barbosa Matos, 39 anos. Os policiais que apuravam o envolvimento de “Fofo” com assaltos, verificaram que a principal atividade criminosa dele era o tráfico de vários tipos de drogas como ecstasy, cocaína, LSD e maconha. Ele abastecia toda a região do Vale do Itajaí, mantendo um disque-drogas.  

Após a prisão do trio, as investigações tiveram continuidade, culminando com a identificação de outros envolvidos. O estudante de medicina Guilherme Schmidt Damo adquiria drogas de “Fofo” e comercializava em casas noturnas da região, enquanto Paulo Victor Faust era o responsável pelo fornecimento de drogas para “Fofo”, realizando a comercialização de grandes quantidades de ecstasy e LSD.  

Diante dos indícios, o Delegado da DIC Osnei Oliveira, representou pela prisão preventiva de Faust e Damo. Entretanto, na última sexta-feira (13), Faust já havia sido preso em flagrante pelos policiais da DIC de Jaraguá do Sul, quando realizava a entrega de 600 comprimidos de ecstasy nesta cidade.  

Paulo Victor Faust
Paulo Victor Faust
Na última quarta-feira (18), foi cumprido mandado de busca e apreensão em um apartamento mantido por Faust na cidade de Brusque para o armazenamento de drogas; contudo, devido à prisão dele na última sexta-feira, comparsas de Faust estiveram no local e retiraram os entorpecentes.  

Na manhã de hoje após campanas de monitoramento, damo foi preso pelos policiais da DIC de Balneário Camboriú no momento em que saía de sua residência, localizada no bairro centro, município de Balneário Camboriú. Em sequência à prisão, foi dado cumprimento ao mandado de busca e apreensão no local.  

Após procedimentos cartorários na sede da DIC de Balneário Camboriú, Damo foi encaminhado ao Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, no bairro Canhanduba, em Itajaí. Faust continua preso no Presídio de Jaraguá do Sul.


Rio do Sul já tem 130 pessoas em abrigos

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Rio do Sul, 130 pessoas foram retiradas de casa na tarde desta sexta-feira por causa da enchente do Rio Itajaí-Açu. 

Segundo a prefeitura, são 103 desabrigados no Bairro Bela Aliança que foram encaminhados para abrigo na Igreja São Sebastião. Outras 27 pessoas foram retiradas das casa no Bairro Santa Rita e abrigados na Igreja Santa Rita de Cássia. 

A Defesa Civil da cidade já começa a planejar a retirada de moradores do Loteamento Luiz Bianchhetti, que deve ser a próxima área atingida pelas águas. Além da Defesa Civil, as secretarias de Obras e Assistência Social trabalham para deslocar pessoas atingidas para locais seguros. 

Na última medição divulgada em Rio do Sul, às 18h, o nível do Itajaí-Açu era de 6,23 metros. A cidade está em estado de atenção. 

Portos de Itajaí e Navegantes estão fechados

Os portos de Itajaí e Navegantes estão fechados para embarque e atracação desde as 14h30min desta sexta-feira. O volume excessivo de chuva — números ultrapassam o previsto para todo o mês de setembro — fez com que as equipes tomassem uma decisão preventiva para evitar acidentes.
De acordo com o gerente dos portos, Daniel Poffo, uma equipe está 24h avaliando a possibilidade de uma reabertura. O fechamento ocorreu para prevenir que, por causa do aumento da correnteza do mar com a chuva, a amarração dos navios fosse comprometida.

Sexta-feira terá chuva forte em SC

A sexta-feira amanheceu com céu encoberto, chuva e trovoadas em todas as regiões de Santa Catarina. Ao longo do dia, a intensidade da chuva pode variar de moderada a forte, devido a um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil. Segundo a Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento do clima, deve chover entre 30 e 40 milímetros nesta sexta em todas as regiões. 

De sexta a domingo, são esperados de 100 a 200 milímetros no Norte, no Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis, e de 200 a 300 milímetros no Sul, na Serra e no Oeste. Por causa dos riscos de alagamento e deslizamento de terra, a Defesa Civil fará plantão especial.

De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, no final da tarde a chuva deve se concentrar principalmente na Serra, Grande Florianópolis e Sul do Estado. Apesar da frente fria, as temperaturas não caem tanto. A mínima prevista para o Estado é de 8°C para o Litoral Sul e máxima de 23°C para o Extremo Oeste.