domingo, 8 de maio de 2011

Tônus divino da maternidade

Inicio estas linhas pedindo a Maria Santíssima, a Divina Mãe de Jesus, o Cristo Ecumênico, que leve aos corações humanos o sublime conforto do seu espírito materno. É o acolhimento universal que faz brilhar o elevado conceito de família que nos deve reger. E que ampare os povos da Terra, guiando-os na direção da Paz.

Dia das Mães! Quero saudá-las e assim homenagear as mulheres, porque quem forma a pátria são elas. Algumas, que me dão a honra de sua leitura, podem argumentar: “Mas eu não sou mãe”. Não é?! Ora, toda mulher traz dentro de si o tônus divino da maternidade. Quantas não possuem filhos e, no entanto, suas Almas são preenchidas pelo amor de dedicar-se ao próximo ou mesmo a uma Obra como a Legião da Boa Vontade? O que é a LBV senão uma grande mãe?

MÃE, FAMÍLIA E NAÇÕES
Nenhuma instituição estável se sustenta e cresce sem mulheres estáveis, decididas, porque aprenderam a sublimar os seus mais íntimos sofrimentos, transformando-os em significativas realizações em prol da Humanidade, segundo o exemplo de Maria Santíssima.

Aqueles que querem desvalorizar o sentido da família não sabem o que estão fazendo. O clã primitivo foi o primeiro núcleo familiar. Dele se formaram as comunidades e surgiu a sociedade. Como querer o fortalecimento das nações se não respeitarmos as famílias?

ANSIEDADE INFANTIL (FINAL)
Na semana passada, publiquei trechos de uma entrevista do psiquiatra Fábio Barbirato, chefe do setor de Neuropsiquiatria Infantojuvenil da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Ele falava ao programa “Educação em Debate”, da Super Rede Boa Vontade de Rádio, sobre a ansiedade infantil. Prosseguindo com o tema, passo agora a palavra ao dr. Abram Topczewski, neurologista da infância e da juventude do Hospital Albert Einstein, de São Paulo:

TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR
Indagado se a má qualidade do sono e os problemas com alimentação geram, nos pequeninos, ansiedade, o dr. Abram explicou: “Muitas vezes essas crianças têm o sono agitado, com pesadelos. Mas não somente o sono é prejudicado. Existem crianças que, quando estão ansiosas, a primeira coisa que fazem é comer de maneira compulsiva. Por outro lado, você também pode ter o que é diametralmente oposto: indivíduos ansiosos que ficam inapetentes, param de comer. Para cada pessoa, você tem realmente um quadro clínico de características diferentes”.

ADULTOS ANTES DA HORA
Na opinião do dr. Topczewski, “a avidez pelas coisas é tão grande, que você acaba colocando as crianças no mesmo esquema. Hoje, uma criança sai de manhã para a escola, depois vai correndo para casa para almoçar e ainda tem atividade esportiva, curso de inglês... Quando se vê, chega em casa às seis, sete horas da noite. Daí, só dá tempo de jantar e dormir. Isso ocorre porque ela esteve ocupada com afazeres durante todo o dia, e aquele momento de não fazer absolutamente nada, de ficar apenas brincando, ela não tem mais. Por quê? Porque estamos tornando a criança adulta antes da hora; e isso, sem dúvida, leva a uma ansiedade muito grande”.

Grato, doutores Fábio e Abram, pelos valiosos esclarecimentos.

Muito saudável também é a vivência de uma Espiritualidade Ecumênica. A prece e a meditação em família podem, e muito, auxiliar no equilíbrio das energias de nossas crianças.

“ABOMINAÇÃO DA DESOLAÇÃO NO LUGAR SANTO”
O leitor Nildo Evaldo da Silva, de Porto Alegre/RS, escreve-me: “Quero parabenizá-lo pelo importante e solidário artigo com o título ‘Abominação da desolação no lugar santo’, publicado em ‘A Tribuna Regional’. Minha família e eu, sensibilizados, nos solidarizamos, acompanhando suas palavras, com as 12 crianças e seus familiares vitimados na triste tragédia de Realengo, Rio de Janeiro/RJ, no dia 7/4. O respeito e o carinho à sagrada pessoa humana e seu Espírito eterno ficaram marcantes nesse artigo. E realmente, como o senhor destacou, esse triste episódio (...) ‘vai convidar-nos, sempre, a uma significativa viagem a certa região sagrada, inóspita para alguns de nós: O íntimo do Ser (...)’, ou seja, o coração. ‘É urgente reeducar!’, sua tese proferida há tanto tempo e sobre a qual muitos começam a refletir, é de suma importância para a Humanidade andar mais depressa e agir com acerto, evitando assim ser vítima da própria ignorância espiritual e do desamor. Muito obrigado pelos excelentes ensinamentos e sua nobre atenção e presença enriquecedora em nossas vidas”.

Grato, Nildo. Cabe a cada cidadão repudiar e neutralizar, também por meio da prece e da providência inteligente, a solerte ação da violência no nosso cotidiano. Comente também:


José de Paiva Netto, escritor, jornalista e radialista. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV).