quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Prefeitura de Itajaí vai recolher celulares funcionais

O prefeito Jandir Bellini (PP) decidiu recolher os celulares funcionais dos secretários e servidores comissionados em Itajaí. A medida faz parte dos cortes previstos para adequar as contas do município à queda na arrecadação.
O prazo para devolver os aparelhos é até o fim do mês. A partir daí, os servidores do primeiro escalão passam a usar o celular pessoal e o telefone fixo da prefeitura.
Ao todo, 145 celulares estão na lista da devolução. Juntos, eles custam hoje aos cofres públicos R$ 7 mil por mês. O valor é pouco, mas a medida teria caráter “pedagógico”: mostrar que “a torneira fechou”.
A decisão do prefeito tem gerado discussão na prefeitura. Não se sabe ainda, por exemplo, como ficarão os secretários de pastas que atendem emergências. É o caso da Defesa Civil e da Secretaria de Obras.
O problema é que os servidores não têm obrigação de informarem à população seu número de telefone pessoal. O atendimento, portanto, deve se restringir ao horário de funcionamento da prefeitura. E quem não quiser pagar ligações do próprio bolso terá que se adaptar.
Ontem uma nova reunião ocorreu para discutir outras pendências dos cortes da prefeitura. Há duas linhas de discussão – uma que defende a exoneração de 30% dos comissionados, e outra que propõe a redução nos salários dos cargos de confiança, também em 30%.